As empresas no contexto atual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

02 – INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL
03 - ESTRUTURA CONCEITUAL DA CONTABILIDADE
As empresas no contexto atual
Análise Contábil Processo de Tomada de Decisão
APRENDIZADO, CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Sistema de Informação Gerencial
Customer Relationship Management
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
Introdução à Finanças FINANÇAS:
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Contabilidade Sistemas de Informação
Reforço - Estrutura das Demonstrações Contábeis Módulo 6.1 Prof. Wilter Furtado (34) –
Custeio por atividades
Disciplina: Nome Professor: 24 – Ativos Intangíveis.
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
A Construção do Plano de Negócio
Prof. Dr. Osni Hoss Capital Intelectual soma do conhecimento de todos em uma empresa Mito As grandes empresas tornaram-se tão eficazes.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
FTAD – Contabilidade e Finanças
empresas baseadas no conhecimento
Modelo Rojo para Construção de Cenários
CONTABILIDADE GERENCIAL
Prof. Dr. Osni Hoss Agrupamentos Representam uma necessidade de se interpretar a interdependência dos ativos intangíveis.
NATUREZA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS
Modelo Hoss de avaliação de Ativos Intangíveis
Estrutura das Demonstrações Contábeis 2014
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Análise de Investimentos
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Contabilidade de Custos
Administração de Materiais e Patrimônio Aulas 1
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE Professora: Cristiane Fortes
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Demonstrações Contábeis
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Função da Administração:
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Contabilidade Geral Fundamentos Básicos
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Princípios Básicos de Finanças
Introdução à Contabilidade Capítulo 1
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
CONTABILIDADE GERENCIAL
TEORIA DA CONTABILIDADE
Prof. Dr. Osni Hoss Mensuração  Para mensurar ativos intangíveis é necessário identificar a agregação de valor e possíveis vantagens.
Disciplina xxxxxxxx Instituição xxxxxx Prof. xxxxxxxxxxxxx.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Disciplina: Controladoria
Faculdade Castro Alves
Análise das Demonstrações Contábeis
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Administração Financeira e Orçamentária I
Tecnologia da Informação
Administração e Análise de Custos Prof.Mônica 1 Administração e Análise de Custos.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Contabilidade de Custos x Financeira x Gerencial
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Contabilidade Gerencial
O Justo Valor Investigação & Desenvolvimento Vasco Salazar Soares Ana Amorim Jornadas de Contabilidade e Finanças “Contabilidade e Finanças no Sec. XXI”
Transcrição da apresentação:

As empresas no contexto atual Prof. Dr. Osni Hoss hoss@utfpr.edu.br Avaliação de empresas - valuation As empresas no contexto atual

As empresas no contexto atual O processo decisório é suportado por informações estratégicas, produzidas em um sistema de inteligência competitiva que atenda a necessidade de cada usuário, construindo assim ativos intangíveis e aumentando o valor das organizações. os ativos intangíveis são a fonte de vantagens sustentáveis. A agregação de valor pode e deve ser medida propiciando condições de negociação com financiadores, além de atrair recursos de investidores

As empresas no contexto atual intangível vem do latim tangere, ou tocar. Os bens intangíveis, portanto, são bens que não podem ser tocados porque não têm corpo. tem sua origem fundamental no conhecimento resultado das pessoas em uma organização que com seus esforços direcionados para dentro da empresa, criam uma estrutura interna de conhecimento.

Vantagens Competitivas O mundo em suas transformações trava uma batalha pela propriedade da informação mais do que qualquer outro recurso, pois se entende que esta seja matéria prima no processo decisório. A contabilidade não possui condições de gerenciar os ativos intangíveis, pois se baseia no princípio da transação, ou seja, contabiliza somente aquilo que tenha passado por uma transação, comprado vendido

Vantagens Competitivas Tão importantes para a era do conhecimento, os ativos intangíveis normalmente representam, em muitas situações, o maior valor das empresas, mas geralmente não são mensurados nas demonstrações contábeis das empresas por restrições legais e contábeis. Evolução histórica de ativos intangíveis:

Vantagens Competitivas mensuração de fatores que possam influenciar a valoração patrimonial que antes não eram abordados de forma plena pela contabilidade O conhecimento apresenta-se como uma das principais ferramentas competitiva nesta era em que vivemos, e o capital humano é onde se iniciam todas as inovações.

Conhecimento Terra, trabalho, capital

A Competitividade dos Intangíveis É necessário medir a criação de riquezas e assim avaliar as empresas para utilizar as informações sobre o valor. Subsidiar e tomar melhores decisões empresariais e se concentrar na construção de valor para o acionista. Devido ao aumento da importância dos acionistas na maioria dos países desenvolvidos, cresce a quantidade de administradores que se concentram na criação de valor para as empresas.

A Competitividade dos Intangíveis As empresas no contexto atual Os ativos intangíveis são fontes de vantagem competitiva sustentável para as empresas. A criação de uma metodologia de avaliação dos ativos intangíveis é de fundamental importância para apoiar os administradores em diversas questões tais como em decisões de investimentos, em negociação com financiadores (como com o BNDES na utilização como parâmetro de concessão de financiamentos) e na captação de capital junto a investidores (evidenciação da agregação de valor).