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TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

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Apresentação em tema: "TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS"— Transcrição da apresentação:

1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
CAP 1 - SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos:como incrementar talentos na empresa. 7ed. São Paulo: Manole,

2 AS ORGANIZAÇÕES PRECISAM:
ERA INDUSTRIAL O sucesso das organizações era baseado em seus recursos físicos e financeiros. ERA DO CONHECIMENTO A base da excelência organizacional é o elemento humano. FATORES A globalização O desenvolvimento tecnológico Mudança e transformação da sociedade AS ORGANIZAÇÕES PRECISAM: Reorientar seus rumos Mudar processos Modificar produtos e serviços Alterar estratégias Utilizar novas tecnologias Conhecer aspirações dos clientes compreender estratégias do concorrente ‘surfar’ com o mercado dinâmico QUEM FAZ ISSO: Quem avalia, pensa, interpreta, raciocina e age? Quem visualiza o mercado, atende o cliente e avalia a expectativa? Quem introduz inteligência, imaginação, criatividade e inovação? SÃO AS PESSOAS.

3 Agregar valores humanos, integrá-los e alinhá-los em suas atividades
SEGREDO: Agregar valores humanos, integrá-los e alinhá-los em suas atividades A Administração de Recursos Humanos (ARH) auxilia porque está atenta a três aspectos organizacionais: A estrutura organizacional escolhida A cultura organizacional dominante Estilo de gestão adotada

4 Nesse contexto...... A pessoa deixa de ser um problema para a organização, para se tornar a vantagem competitiva A pessoa deixa de ser um mero recurso organizacional para se tornar o parceiro principal O conhecimento passa a ser o mais importante recurso da organização riqueza intangível, invisível mas fundamental para o sucesso da organização Cresce a importância do capital intelectual como riqueza organizacional Forte migração do trabalho manual/braçal/físico para a atividade cerebral/intelectual Maior atenção para a formação e capacitação das pessoas

5 CAPITAL INTELECTUAL Significa inteligência competitiva e representa um ativo intangível que a contabilidade moderna tem dificuldade de manipular por meio de procedimentos tradicionais, pois reside na cabeça das pessoas. A competitividade e a sustentabilidade da organização dependem do conhecimento. O subsistema de desenvolvimento de recursos humanos constitui a fonte inesgotável desses valores e talentos capazes de formar a inteligência, o cérebro e o sistema nervoso central da organização moderna.

6 OS SUBSISTEMAS DA ARH SUBSISTEMA OBJETIVO ATIVIDADES ENVOLVIDAS
Provisão Quem irá trabalhar na organização Pesquisa de mercado em RH Recrutamento de pessoas Seleção de pessoas Aplicação O que as pessoas farão na organização Integração de pessoas Desenho de cargos Descrição e análise de cargos Avaliação do desempenho Manutenção Como manter as pessoas trabalhando na organização Remuneração e compensação Benefícios e serviços sociais Higiene e segurança do trabalho Relações sindicais Desenvolvimento Como preparar e desenvolver as pessoas Treinamento Desenvolvimento organizacional Monitoração Como saber o que são e o que fazem as pessoas Banco de dados/Sistema de informações Controles – Freqüência –Produtividade - Balanço Social

7 A ARH E SEUS SUBSISTEMAS
Administração de Recursos Humanos Processos de Provisão de Pessoas Processos De Aplicação de Pessoas de Manutenção de Desenvolvi-mento Monitoração Treinamento Desenvolvimento de Pessoas Desenvolvimento Organizacional

8 A ARH E SEUS SUBSISTEMAS
Diagnóstico e programação da preparação e reciclagem constante das pessoas para o desempenho dos cargos Treinamento PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Aprimoramento a médio e longo prazos das pessoas disponíveis, visando à contínua realização do potencial existente em posições mais elevadas na organização Desenvolvimento de RH Desenvolvimento organizacional Aplicação de estratégias de mudança visando à saúde e excelência organizacional

9 ORGANIZAÇÃO COMO UM CONJUNTO INTEGRADO DE COMPETÊNCIAS
As organizações devem ser entendidas como conjuntos integrados e articulados de competências sempre atualizadas e prontas para serem aplicadas a qualquer oportunidade que surja, antes que os concorrentes façam. Competência: é um conjunto de conhecimento, habilidade e atitude, ou ainda, é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação.

10 ORGANIZAÇÃO COMO UM CONJUNTO INTEGRADO DE COMPETÊNCIAS
Competências organizacionais Liderança e participação no mercado Vantagens competitivas Imagem e reputação Preferência dos clientes e consumidores Competências funcionais Competências em marketing Competências em finanças Competências em produção/operações Competências em RH Competências gerenciais Liderança e motivação Motivação e impulso Espírito empreendedor e inovador Visão sistêmica Proatividade e antevisão Competências individuais Conhecimento e aprendizagem Espírito de equipe Relacionamento interpessoal Flexibilidade Contribuir e agregar valor Vontade de crescer e desenvolver


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