Inara Lima. Etimológico:  Grego: Ana = em partes + Tomein = cortar  Latim: dis = em partes + secare = seccionar (cortar) Cortar separando em partes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TERMOS DE POSIÇÃO E DIREÇÃO
Advertisements

ANATOMIA Do grego: ANA (Partes) + TOMEIN (Cortar em,)
POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO Técnicas Básicas
SISTEMA ESQUELÉTICO.
Anatomia Planos e eixos de movimento Principais ossos é músculos
Prof ª Mônica Mamedes Universidade Gama e Souza
Ossos, Músculos e Articulações (Anatomia)
ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA
Anatomia: Dorso e Tórax
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS Noções basicas de anatomia
Anatomia: Membros Inferiores
ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
Introdução à Anatomia e Fisiologia Animal
Prof. MS. REGINALDA MACIEL
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
Sistema locomotor.
ESTUDO CINESIOLÓGICO DAS ARTICULAÇÕES
Profa Diana Babini Recife –
BASES ANATOMOFISIOLÓGICAS DO CORPO HUMANO I
Prof. Dr. Marcelo R. Guerino
ANATOMIA APLICADA À ED. FÍSICA E ESPORTES I
Prof. Dr. Marcelo R. Guerino
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
Ilíaco RTM.
ANATOMIA HUMANA Conceito:
O que é, e pra que estudar, ANATOMIA ?
CONSTITUIÇÃO DO CORPO: 6 níveis para compreensão Anatomia/Fisiologia
Prof. Dr. Fabrício Bacelar
Músculos do Quadril.
Fisiologia Humana Ciência que estuda o funcionamento orgânico metabólico dos seres vivos Início dos estudos com os chamados fisiologoi: Tales, Heráclito.
PROF. ESP. CÉSAR ADRIANO DIAS VECINA
SISTEMA ESQUELÉTICO Prof° Leandro Penitente. DIVISÃO DO CORPO HUMANO.
Fisiologia Articular:
REVISÃO PARA PROVA TEÓRICA 1. Conteúdo??? Sistemas: - esquelético; - muscular; - articular; - endócrino; - tegumentar.
Prof. Mestre Geraldo de Paula Valle Anatomia I. ANATOMIA Anatomia (Ana= Agir; Tomein = cortar) dissecação A anatomia é a ciência da estrutura e a forma.
E o que são as c cc cartilagens? Vamos então fazer uma pequena viagem pelos ossos do nosso corpo… tecido mais maleável que o tecido ósseo. …não havia ossos.
Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
Apresentação da Disciplina Aula 1
Natação - Crol Crol é a técnica de nado ventral, alternada e simétrica, no curso do qual as acções motoras realizadas pelos membros superiores e pelos.
Noções de Anatomia Lucilia Coimbra.
PROFESSORA : ANA CAROLINA
Anatomia Humana Curso : Educação Física Prof. Gilvan Viana
SISTEMA ÓSSEO Profa. Thâmara Alves.
RFM 0012 ANATOMIA HUMANA SISTÊMICA
Miologia Membro Inferior.
GINÁSTICA de SOLO.
Profa Hilana Rickli Fiuza Martins
ANATOMIA TOPOGRÁFICA APLICADA À FISIOTERAPIA
SISTEMA LOCOMOTOR Página 87.
ARTICULAÇÕES DO CRÂNIO
INTRODUÇÃO À ANATOMIA HUMANA Prof. Marco Aurélio S. Bonvino
O Corpo Humano Os Ossos.
Laboratório Morfofuncional – FEMA
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
MÚSCULOS DO MEMBRO SUPERIOR
Educação Física Prof.: Jânio César.
Sitema esquelético.
Ossos.
2ª SÉRIE CARMO 2004 Professora: Gisella Monerat
ANATOMIA HUMANA Prof. MS. REGINALDA MACIEL. Anatomia humana é um campo especial dentro da anatomia. Ele estuda grandes estruturas e sistemas do corpo.
O Corpo Humano Os Ossos.
ANATOMIA HUMANA TNR ESP. JOSUE LIMA. Anatomia ? Ana = em partesTomia = cortar No português= dissecação É a ciência que estuda a organização e estrutura.
ANATOMIA Técnico em enfermagem prof. Elineuza Alves Quina.
Transcrição da apresentação:

Inara Lima

Etimológico:  Grego: Ana = em partes + Tomein = cortar  Latim: dis = em partes + secare = seccionar (cortar) Cortar separando em partes No sentido amplo: É a Ciência que estuda a forma e a estrutura dos seres organizados. No sentido restrito: É a ciência que estuda a forma e a estrutura do corpo humano.

 A anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a forma e a constituição do corpo, pré-requisito indispensável para o estudo da fisiologia dos órgãos.

Segundo o Método de Observação:  Anatomia Microscópica (Histologia):  Citologia: estudo das células;  Histologia: estudo dos tecidos e como estes se organizam para a formação de órgãos;  Embriologia: estudo do crescimento e desenvolvimento do ser humano.

 Quanto a Região Estudada  Porção Axial: cabeça; tronco. Na cabeça, são estudados o crânio e a face. No tronco, são estudados o pescoço, o tórax e o abdome.  Porção Apendicular: membros superiores; membros inferiores. Nos membros superiores: cintura escapular ou ombro, braço, antebraço, mão; e nos membros inferiores: cintura pélvica ou quadril, coxa, perna e pé.

 Quanto ao Tipo de Sistema:  Sistema Esquelético (Osteologia)  Sistema Articular (Artrologia)  Sistema Muscular (Miologia)  Sistema Nervoso ( Neurologia)  Sistema Tegumentar (Dermatologia)  Sistema Circulatório (Angiologia)  Sistema Disgestório ou Digestivo (Gastroenterologia)  Sistema Respiratório (Pneumologia)  Sistema Urinário (Urologia)  Sistema Endócrino (Endocrinologia)  Sistema Reprodutor

 São as diferenças morfológicas, externas ou internas, entre os elementos que compõe um grupo, ou no mesmo indivíduo onde se comparam dois lados, que se apresentam sem prejuízo funcional para o indivíduo.

 Brevilíneo: é o indivíduo baixo e forte, com o tronco prevalecendo sobre os membros. É o tipo pícnico com seus contornos externos bem arredondados e grandes cavidades corporais.  Longilíneo: é o indivíduo alto e magro, com os membros prevalecendo sobre o tronco. É o tipo leptossômico.  Normilíneo: é o indivíduo atlético que mostra proporções intermediárias entre os dois tipos referidos. Apresenta o ângulo de encontro entre costelas e apêndice xifóide igual a 90º.

 Anomalias são variações morfológicas que determinam perturbações funcionais. Por exemplo, um indivíduo pode nascer com um dedo a menos na mão direita.  Monstruosidade é uma anomalia acentuada de modo a deformar profundamente a conformação corporal do indivíduo, sendo, em geral, incompatível com a vida: por exemplo, a agenesia (não formação) do encéfalo.

Face voltada para frente Olhar dirigido para o horizonte Membros superiores estendidos aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente Membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente

 O corpo está deitado com a face voltada para cima.

 O corpo está deitado com a face voltada para baixo.

 O corpo está deitado de lado.

 O corpo está deitado com a face voltada para cima, com flexão de 90° de quadril e joelho, expondo o períneo.

 O corpo está deitado com a face voltada para cima, com a cabeça sobre a maca inclinada para baixo cerca de 40°

 São estruturas do corpo humano que servem como base para estudo dos planos anatômicos. São referenciados: osso frontal, osso occipital, suturas sagital e coronal, ventre, dorso, coluna vertebral, apêndice caudal e superfície plantar.

 Eixo longitudinal, crânio-caudal ou céfalo-podálico:.  Eixo sagital ou antero- posterior:  Eixo transversal ou latero-lateral:

 São planos imaginários que tangenciam ou seccionam a superfície corporal do indivíduo. Têm o objetivo de separar o corpo em partes para facilitar o estudo e nomear as estruturas anatômicas com relação espacial.

 Corte sagital mediano,  Corte transversal,  Corte coronal,

 Anterior: Significa “próximo da frente” do corpo.  Posterior: Significa “próximo ao dorso” do corpo

 Superior: Significa “próximo a cabeça”. Cranial e cefálico são adjetivos correspondentes.  Inferior: Significa “em direção ao pé” ou parte mais baixa do corpo

 Medial: Significa “em direção ao plano mediano” do corpo;  Lateral: Significa “mais distante do plano mediano” do corpo.

 Mediano: Estrutura situada exatamente sobre o eixo sagital mediano.  Médio: Estrutura ou órgão interposto entre outro superior e inferior ou entre anterior e posterior.

 Proximal: significa “mais próximo ao tronco”.  Distal: significa “mais distante do tronco”.  Superficial: significa “mais próximo da” ou “na superfície”.  Profundo: significa “mais distante da superfície”.  Interno: significa “em direção ou no interior de um órgão ou cavidade”.  Externo: significa “em direção” ou “no exterior de um órgão ou cavidade”.  Ipsilateral: significa “no mesmo lado do corpo”.  Contralateral: significa “no lado oposto do corpo”.

 Flexão: Curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo.  Extensão: Endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes do corpo.

 Adução: Movimento na direção do plano mediano em um plano coronal.  Abdução: Afastar-se do plano mediano no plano coronal.  Rotação Medial: Traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano.  Rotação Lateral: Leva a face anterior para longe do plano mediano.

 Supinação: Termo usado habitualmente para antebraço e mão; corresponde ao movimento em que a palma da mão volta-se anteriormente, enquanto seu dorso aparece posteriormente;  Pronação: Termo usado habitualmente para antebraço e mão; corresponde ao movimento em que a palma da mão volta-se posteriormente, enquanto seu dorso aparece anteriormente;

 Eversão: Termo que indica o movimento que faz a planta do pé para longe do plano mediano,  Inversão: Termo que indica o movimento que faz a planta do pé para longe do plano mediano.

Dorsi-flexão (flexão dorsal): Movimento de flexão na articulação do tornozelo, como acontece quando se caminha morro acima ou se levantam os dedos do solo. Planti-flexão (flexão plantar): Dobra o pé ou dedos em direção à face plantar, quando se fica em pé na ponta dos dedos.