Sustentabilidade Desde o seu surgimento os seres humanos provocam transformações e impactos nomeio natural. Porém até o século XVIII os impactos eram.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aquecimento global e o Efeito estufa
Advertisements

Palestrante: José Eustáquio Viola
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Aquecimento Global.
Dinâmica Climática.
O ar A Poluição do ar Os efeitos camada de ozônio Efeito estufa
EFEITO ESTUFA.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Ciclos Biogeoquímicos. Ciclo em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos. Principais.
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
POLUIÇÃO AMBIENTAL. O termo poluição refere-se à presença concentrada no ambiente de determinadas substâncias ou agentes físicos (poluentes) que afetam.
IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITO ESTUFA. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre.
6° ano - Geografia. Ilhas de Calor Colégio Senhora de Fátima.
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física UMIDADE RELATIVA.
CLIMA FRIO E AQUECIMENTO GLOBAL NOMES: Thiago Fujinaga e Victor Rafael.
REVISÃO PARA EXAME Claudio Paris – Magrão 24/11/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULOS 10 a 14 APOSTILAS 3 e 4.
 As “ilhas de calor” são uma anomalia do clima que ocorrem quando a temperatura em determinadas regiões dos centros urbanos fica muito maior do que a.
BASALTO: É uma rocha formada pelo resfriamento rápido da lava exposta ao vento e à chuva. É muito usada na pavimentação de pisos e revestimento de paredes.
Unidade de ensino “INTERFERÊNCIA DO HOMEM NO ECOSSISTEMA” O Homem, como ser vivo que é, faz parte da biosfera, interage com os outros seres vivos mantendo.
Problemas Ambientais Professor : Jeferson Barros Melo.
Professor: Hélcio Júnior Biólogo
A Água na Escola Portuguesa
Energias renováveis em Portugal
Trabalho de geografia Dos alunos Joao Henrique e Isadora do 6 ano D
Poluição no Ar e Poluição do Solo
POLUIÇãO DA ÁGUA.
FLORESTA, CICLO DO CARBONO E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
2.2.1 Lei de Avogadro, volume molar e massa volúmica
Professor: Guilherme Vieira
Estudante; Letícia Lina, Thaís Martins
Aquecimento Global.
Climatologia.
Ozônio.
Inovações científicas
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Fatores de influência climática
Hidrografia GG.06- p.36.
Problemas Ambientais Urbanos
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
Fatores e elementos climáticos
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
Ciências da Natureza e suas
NÃO QUEIME A VIDA Irene Alvina Não deixe de ligar o som
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Camada de Ozônio é responsável por filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol que atingem a Terra.
Grupo: Luisa, Mafe Bergamo,Mafe França Trabalho de Geografia – 2 ano Colegio Palavra Viva.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS São aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente.
Ar.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
ENERGIA ¹.
ATMOSFERAATMOSFERA A atmosfera, vital à vida terrestre, envolve a Terra em uma espessura de apenas 1% do raio do planeta. Prof. Elisangela.
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO.
A existência da atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos, ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera,
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima. Atmosfera A atmosfera, entre outras funções protege a superfície da Terra: A- Impactos de corpos celestes.
Transcrição da apresentação:

Sustentabilidade Desde o seu surgimento os seres humanos provocam transformações e impactos nomeio natural. Porém até o século XVIII os impactos eram bem menores, pois havia uma grande limitação técnica neste período antes da I Revolução Industrial. A partir da I Revolução Industrial houve o avanço das técnicas de produção e circulação de mercadorias além do aumento da população. Ampliou-se também a capacidade do ser humano transformar a natureza. Assim, ações que visem a sustentabilidade são fundamentais para que se tenha um futuro.

Sustentabilidade Sustentabilidade: O que é?

Poluição das fontes hídricas As principais fontes poluidoras de água são: Resíduos industriais: principalmente indústria química e de metais. Lixo orgânico – dejetos residenciais, esgoto sem tratamento e industriais. Resíduos agropecuários – fertilizantes e agrotóxicos. Atividades mineradoras. Acidentes de navios petroleiros.

Contaminação dos solos O solo é um recurso fundamental para a prática de importantes atividades para o ser humano: Agricultura, Industrias, usinas energéticas, construção de estradas e cidades. Causas de contaminação: Agrotóxicos e fertilizantes. Chorume proveniente do lixo orgânico. Substâncias tóxicas transportadas em ferrovias e rodovias.

A Atmosfera Composição: A atmosfera é a camada gasosa da biosfera, indispensável para a vida na Terra. Composição: - Partículas de poeira. - Grãos de pólen. - Microrganismos e sais marinhos. - Mistura de gases: 79% de nitrogênio, 20% de oxigênio e 1% de outros gases, dióxido de carbono, vapor d'água e gases raros (argônio, neônio, hélio, criptônio, ozônio) Devido a sua extensão, cerca de pouco mais de 800 quilômetros de altitude, a atmosfera é dividida em camadas: troposfera estratosfera, mesosfera, termosfera exosfera. Mas é na baixa atmosfera ou troposfera, porção onde vivemos, que ocorrem os efeitos nocivos dos produtos das atividades humanas.

Poluição atmosfera Poluentes naturais : Cinzas e gases de emissões vulcânicas altamente tóxicas compostas principalmente de enxofre. Partículas do solo ou gotículas de água salgada do mar. Partículas e gases de incêndios florestais. Grãos de pólen. Poluentes artificiais: produzidos pelas atividades humanas e "jogados na atmosfera“. Queima de combustíveis fósseis: petróleo, gás natural e carvão mineral. Queima de ciombustíveis recicláveis: lenha, álcool.

Poluição atmosférica A poluição atmosférica é responsável por causar uma série de problemas que acabam por prejudicar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Existem algumas maneiras de diminuir a emissão dos gases poluentes na atmosfera: Priorizar o transporte público (Metrô, trem ou ônibus) . Priorizar veículos que utilizem o álcool como combustível (menos poluente). Utilizar a bicicleta. Agindo assim, além de gastar menos combustível e poluir menos, estaremos contribuindo para reduzir os congestionamentos tão frequentes em nossas cidades, cooperando também com a nossa própria saúde.

Inversão Térmica Inversão Térmica Situação Normal 1ª etapa - Em momentos onde não ocorre uma grande incidência de radiação solar (inverno, outono, tempo nublado), o solo não chega a ficar aquecido e consequentemente o ar que se encontra próximo a superfície se torna frio. 2ª etapa - Por ser mais denso (pesado) esse ar que esta concentrado na superfície não irá subir e consequentemente a poluição atmosférica ficará aprisionada nas baixas altitudes, pois não haverá ar quente para dissipa-la para as camadas superiores. 3ª etapa - Nos grandes centros urbanos onde há muita poluição do ar isso se torna uma problemática pois as pessoas acabam respirando toda essa poluição que esta concentrada e aprisionada nas camadas mais baixas. 1ª etapa - Por conta da incidência da radiação solar sobre o solo, o ar que fica próximo a superfície é quente, por ser quente ele tende a subir, pois possui menor densidade. 2º etapa - Ao subir ele vai se resfriando, fica mais denso (pesado), então desce novamente para as camadas mais superficiais. 3ºetapa - Essa movimentação das massas de ar promove o equilíbrio térmico e ajuda a dissipar a poluição atmosférica para as camadas mais altas da atmosfera

Inversão Térmica

Formas de minimizar os impactos Ilhas de Calor Causas Formas de minimizar os impactos Áreas centrais concentram materiais que acabam mantendo mais o calor naquele espaço (cimento, asfalto, vidro). - Ausência de áreas verdes que ajudam a dissipar o calor. A presença dos prédios que dificultam a circulação do ar. Tudo isso ocasiona um grande desconforto térmico (muito calor nas áreas centrais). - Prédios planejados que ajudem na dissipação dos ventos. - Criação de praças e áreas verdes para minimizar as ilhas de calor.

Ilhas de calor

Ilhas de calor É importante lembrar que uma cidade pode ter vários picos de temperatura espalhados pela área urbana, caracterizando assim várias ilhas de calor que não precisam estar necessariamente nas áreas centrais das cidades. Com o aumento da temperatura a ilha de calor passa a atuar como uma zona de baixa pressão, atraindo ventos que podem levar para essa área maior quantidade de poluentes, principalmente se forem originários de áreas industriais.

Problemas ocasionados Chuva Ácida Causas Problemas ocasionados Concentração de poluentes na atmosfera emitidos pela intensa industrialização e exagerada queima de combustíveis fosseis. - Resulta da reação química que ocorre dentro das nuvens formando ácidos. Afeta os solos e vegetações. Polui as águas e matam os peixes. Afeta a pintura de automóveis. Corrói monumentos e edifícios.

Efeito Estufa O efeito estufa apesar de relacionado com o aquecimento global, é um processo que garante que a Terra mantenha a temperatura adequada para a vida. Sem ele, o planeta seria muito frio, a ponto de muitas formas de vida não existirem. O problema está no aumento da emissão de gases poluentes, os chamados gases de efeito estufa. Eles se acumulam na atmosfera e com isso, há uma maior retenção de calor da Terra. - Monóxido de Carbono (CO) - Dióxido de Carbono (CO2) - Clorofluorcarbonos (CFC) - Óxido de Nitrogênio (NxOx) - Dióxido de Enxofre (SO2) - Metano (CH4)

Aquecimento Global A principal causa do aquecimento global é o aumento emissão de gases de efeito estufa. O aumento da emissão de gases de efeito estufa é resultado das atividades humanas, esse processo iniciou no século XVIII, com a Revolução Industrial e tem se intensificado a cada ano que se passa. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera, esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Contribuem para o aquecimento global: - Uso de combustíveis fósseis. - Desmatamento. - Queimadas. - Atividades Industriais.

Consequências do Aquecimento Global - Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível das águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas. Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra; - Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas; - Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas têm sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças

Protocolo de Montreal (1987) O Protocolo de Montreal é um tratado internacional em que os países signatários se comprometeram a substituir as substâncias que se demonstraram nocivas ao ozônio (O3) na parte superior da estratosfera (conhecida como ozonosfera).

Desmatamento Desflorestamento ou desmatamento - É uma atividade que consiste em destruir áreas verdes, florestas e ecossistemas. De acordo com o relatório Avaliação de Recursos das Florestas da (FAO), as florestas tropicais do mundo são as mais agredidas, porém são elas também que abrigam a maior parte da biodiversidade da Terra. As florestas mais ameaçadas do mundo: América do Sul – Floresta Amazônica. Ásia tropical - Indonésia, Malásia, Camboja, Tailândia e Filipinas. África - República Democrática do Congo e de Madagascar.

Desmatamento - Causas e consequências Principais causas: - Urbanização. - Pecuária e agricultura. - Grilagem de terras. No Brasil: Mato Grosso, Pará e Rondônia, são as principais áreas onde ocorre o desmatamento. Exploração de madeira e outras riquezas naturais. Impactos: Desertificação – A retirada da mata aumenta a exposição do solo  aos agentes intempéricos desta forma o processo de erosão é intensificado. - Extinção de espécies – Principalmente as  endêmicas. - Alteração e extinção de cursos d'água – Os rios dependem das florestas para a manutenção de suas margens, evitando ou diminuindo os casos de erosão fluvial. - Interferências de ordem climática - Menores quantidades de chuva e interferência nas médias de temperatura em várias outras regiões que costumam receber essa umidade. - Sumidouros de carbono – As grandes florestas permite a retirada do carbono da atmosfera. Destruindo a floresta também se destrói os sumidouros de carbono.