Desenvolvimento em Camadas

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BANCO DE DADOS.
Sobre a linguagem Criado em 1995 por Brendan Eich da Netscape nomeada inicialmente de Mocha, posteriormente LiveScript e por fim JavaScript. É um linguagem.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento em Camadas Dr. Almir Rogério Camolesi

Introdução dividem a funcionalidade da aplicação em várias camadas as camadas são separadas por agrupamentos lógicos onde estão as suas funcionalidades a Programação Orientada a Objetos (POO) possibilita uma abordagem simples para a utilização de dados usando objetos. as camadas estarão dispostas no mesmo computador, mas os conceitos e funcionalidades descritos poderão ser utilizadas de forma igual em ambientes distribuídos.

Sistemas de uma única camada Todos os componentes são agregados num único todo Comum na maioria dos sistemas legados Tudo é feito caso a caso Tudo é rigidamente ligado Para se mudar algo numa camada tem-se que mudar todas as três camadas

Sistemas Cliente Servidor de Duas Camadas Dois dos componentes são agregados: ( Apresentação – Regras de Negócios ) – Base de Dados Ou Apresentação – ( Regras de Negócios – Base de Dados ) Thin Client Permite usar Interfaces Gráficas do Usuário diferentes para um mesmo sistema ( BD e regras de negócio ) Fat client

Sistemas com Arquitetura de Três Camadas Separa os três componentes, criando a maior independência possível Usada nas aplicações mais modernas

Sistemas com Arquitetura de Múltiplas Camadas Componentes Regras de Negócios ou Base de Dados são divididos em mais de um objeto distribuído Tendência de ser utilizado nos sistemas mais modernos

Número de Camadas de uma Aplicação

Componentes Básicos da Arquitetura de uma Aplicação de software

Estrutura em 3 Camadas

Camada de Dados Também conhecida como camada de informações responsável por manter os dados pertencentes ao aplicativo. normalmente mapeia os dados armazenados em um sistema gerenciador de banco de dado relacional

Camada Intermediária implementa a lógica de negócio e a lógica do controlador. atua como intermediário entre os dados da camada de apresentação e os clientes do aplicativo. a lógica do controlador processa os pedidos do cliente e recupera do banco de dados. a lógica de negócios representam os métodos correspondentes as regras do negócio e garante que os dados sejam confiáveis, antes que o aplicativo servidor atualize o banco de dados ou apresente os dados aos usuários Ou seja, as regras de negócio dizem como os usuários/clientes podem e não podem acessar dados do aplicativo e como os aplicativos processam os dados.

Camada de Apresentação Também conhecida como camada de interface com o usuário ou camada superior são os formulários tipo Windows, se fosse uma aplicação para Web seriam as páginas nos navegadores. a camada de apresentação interage com a camada intermediária para fazer pedidos e recuperar dados da camada de dados. a camada do cliente exibe para o usuário os dados recuperados pela camada intermediária.

Organização em Camadas Modelo (model) Acesso a Dados Data Access Layer (DAL) Modelo (model) Regras de Negócio Business Logic Layer (BLL) Modelo (model) Camada de Visão (View) User Interface Layer (UIL)

Camadas: Separação de Interesses

Conclusão código fica mais limpo facilita o acesso a qualquer programador poderá ser reutilizado por outros aplicativos (reuso) Ou seja, o Negócio da Aplicação pode ser compartilhado por outros softwares.