Planeta Terra Movimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 6 Os movimentos da Terra.
Advertisements

Terra, o nosso Planeta.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
SISTEMA DE FUSOS HORÁRIOS E ZONAS CLIMÁTICAS
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COORDENADAS GEOGRÁFICAS São um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo que permitem localizar qualquer ponto.
ORIENTAÇÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS Prof. Mateus. Espaço Natural e Geográfico O homem sempre interagiu com o espaço à sua volta – Depende dele – Ao mesmo.
Prof. Anniele Freitas Vestibular 2017 Geografia Prof. Anniele Freitas
CARTOGRAFIA 1 MOVIMENTOS DA TERRA;
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
FENÔMENOS ÓPTICOS Quando um feixe de luz atinge uma superfície de separação entre 2 meios pode ocorrer uma série de fenômenos. Na óptica geométrica os.
Os movimentos da Terra Roberto Ortiz - EACH/USP. Movimento de Rotação da Terra Sol PN PS Sol O dia claro e a noite são resultados do movimento de rotação.
HORÁRIO DE VERÃO. HORÁRIO DE VERÃO NO BRASIL 24 HORAS = 1 GIRO EM TORNO DA TERRA (360º) 360º / 24 HORAS = 15º (TAMANHO DE 1 FUSO) 1884: Conferência Internacional.
Rotação - Dia terrestre - Dia e Noite - Fusos Horário - Efeito Coriollis ou Coriolis.
CARTOGRAFIA, a ciência dos mapas. A ORIGEM DOS MAPAS.
AS FORMAS DE LOCALIZAÇÃO
Área superficial = 70,7% massas líquidas 29,3% terras emersas
O planeta Terra Fases da lua e eclipses.
COLÉGIO MARIA IMACULADA
Os Movimentos da Terra! Os Movimentos da Terra!
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
A Localização Relativa
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Ciências da Natureza e suas
REVISÃO E UFSCÃO 2018.
Sistema Solar Satélites Estrela: Sol 8 planetas Asteroides Cometas
Climatologia.
Ventos É o ar em movimento. São as diferenças de pressão atmosférica que explicam esse movimento, que ocorre principalmente na horizontal, isto é, de uma.
A esfera celeste e a orientação pelas estrelas
As estações do ano vistas do espaço
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA” Duração do Dia e as Estações
Este é o nosso planeta... A Terra.
Racionamento de Água e Consumo de Energia Elétrica
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 7º ano – 2017/2018
Noções de Astronomia.
O planeta Terra Movimentos da lua.
Correção da 4.ª ficha de avaliação
Sistema Solar Turmas 23 / 6º ano Professora: Marta Alves Torres.
FUSOS HORÁRIOS Você já pensou que confusão seria se cada país quisesse adotar uma hora diferente sem um critério comum? Uma convenção internacional realizada.
Movimento Circular Uniforme
Aula 07 – Matemática II – Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli
Fases da Lua R. Boczko IAG - USP
Coordenadas geográficas
FUSOS HORÁRIOS.
GEOGRAFIA 6º ANO Profª Márcia CAPÍTULO 4 A Terra no Universo.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS E FUSOS HORÁRIOS
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Geografia -Localização-ROSELI BARAÇAL todos os anos
A Lua.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Fases da Lua Nas várias noites em que olhamos para o céu e mais especificamente para a Lua, notamos que ela muda constantemente de aparência ao longo.
Movimentos da Terra.
A variação diurna da temperatura
Fatores e elementos climáticos Aula 2
A localização absoluta
A radiação solar A radiação solar (parte 4) A variabilidade da radiação solar em Portugal Continental e Insular ESB – Geografia 11ºano – Professor: Joaquim.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Terra: planeta em movimento
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
LOCALIZAÇÃO – ORIENTAÇÃO ESPACIAL – COORDENADAS – FUSOS HORÁRIOS
ORIENTAÇÃO E MOVIMENTOS DA TERRA
COORDENADAS E FUSOS HORÁRIOS
Geografia -Localização-ROSELI BARAÇAL
CARTOGRAFIA GEOGRAFIA 6º ANO Profª Márcia Apostila 1 – CAPÍTULO 5.
O Planeta Terra As estações do ano.
A Terra no Universo – 2ª parte – MOVIMENTOS DA TERRA
MEIO NATURAL.
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Planeta Terra Movimentos 6º Ano

Rotação É o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo (seu próprio eixo). Esse movimento se faz no sentido anti-horário (de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas) Devido ao movimento de rotação, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas (resulta na sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre).

O Planeta Terra é um geoide (não é uma esfera perfeita). Aquele círculo, como qualquer outro, tem 360°. O dia tem 24 horas. Se dividirmos 360º por 24 horas teremos o número 15, isso significa que a cada 1h o globo gira um ângulo de 15°. É como se ao redor da Terra existissem 24 faixas de 15° cada uma. Sabe-se que as horas são definidas com base no movimento aparente do Sol (na faixa que está exatamente voltada para o Sol, será meio dia e a faixa oposta será meia noite).

Movimento aparente do Sol (rotação) Ao amanhecer, vemos o sol nascer no horizonte (os raios solares incidem na Terra de forma inclinada, com pouca força) e dizemos, então, que a incidência solar é menor nas primeiras horas do dia. Conforme o dia passa, temos a impressão que o sol se movimenta, mas na realidade é a Terra que se movimenta (rotação- atravessa os céus de horizonte a horizonte, no eixo leste-oeste. Ao meio-dia, o sol está na região central, (neste ponto, pelos raios incidirem com um ângulo de 90º,a incidência solar é maior). Nas horas finais do dia, quando a noite está próxima, o sol está na parte final deste eixo, e os raios voltam a incidir de forma inclinada na Terra. Dizemos, assim, que a incidência solar é menor nas horas finais do dia.

Linha Internacional de data (LID) Em 1884, representantes de 25 países se reuniram em Washington para a Conferência Internacional do Meridiano. Decisões: Meridiano 0° (zero graus) seria o meridiano que passa pelo Observatório de Greenwich, nas redondezas de Londres. Meridiano 180º (cento e oitenta graus) que fica exatamente do lado oposto ao Meridiano de Greenwich é a Linha Internacional da Data (LID). Essa linha muda a data (indica onde um dia acaba e onde começa o seguinte).

Fusos do Brasil

Horário de Verão Consiste no adiantamento do relógio durante a estação do verão, em que os dias são mais longos. O objetivo é ajudar no racionamento de energia elétrica, fazendo as pessoas aproveitarem mais a iluminação natural do Sol. O Horário de Verão não é adotado pelas regiões Norte e Nordeste. Isso acontece porque elas ficam mais próximas da Linha do Equador, onde os dias e as noites têm a mesma duração ao longo do ano. Assim, adiantar os relógios em 1 hora traria uma economia pouco significativa.

Translação A Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Percorre um caminho (órbita), que tem a forma de uma elipse. Para dar uma volta completa em torno do Sol demora 365 dias e 6 horas (a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, que é chamado ano bissexto). Tem por consequência as estações do ano. Determina a maneira e a intensidade com que os raios solares atingem a Terra, originando as zonas climáticas ou térmicas.

Estações do ano Diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária, também determinam os tipos de vegetação e clima de todas as regiões da Terra (são opostas em relação aos hemisférios Norte e Sul). As datas que marcam o início das estações do ano determinam também a maneira e a intensidade com que os raios solares atingem a Terra em seu movimento de translação. Essas datas recebem a denominação de equinócio (duração das noites iguais aos dias)e solstício (os dias são mais longos e a que as noites) .