Século de Camões em Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Literatura TROVADORISMO x HUMANISMO Profª. Mara Magaña.
Advertisements

O Renascimento e a Criação Cultural
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
Império Romano Turma:114 Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
Renascimento Cultural
CLASSICISMO O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas.
Professor Vander História Idade Moderna
RENASCIMENTO Nas artes Na literatura Na arquitetura No pensamento
Literatura Informativa
O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO
Classicismo.
Luís Vaz de Camões.
Renascimento.
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Trabalho De Grupo Caracterização Do Século XVI;
Humanismo e individualismo
PORTUGAL - MODERNISMO ( )
Classicismo.
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
A Mitologia é o estudo de mitos, lendas e a interpretação dos mesmos em alguma cultura.
Escolástica e Renascimento
Aspectos do Renascimento cultural
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
OS LUSÍADAS de Luís de Camões.
LITERATURA NO BRASIL CONTEXTO HISTÓRICO
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
O Liberalismo do século XVIII e XIX
Classicismo (1527 – 1580).
Um novo olhar sobre o homem e o Mundo.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Literatura Linhas de Pesquisa
Trabalho Elaborado por José Alves & Tiago Sousa
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: a necessidade de compreensão do mundo.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Classicismo.
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Idade Média /Renascimento
Profa. Karen Neves Olivan
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
CLASSICISMO Renascimento.
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
A Influencia dos Gregos na filosofia medieval Douglas Blanco
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
CLASSICISMO.
CLASSICISMO Renascimento.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Aula 3 – Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média.
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
RENASCIMENTO.
Humanismo em Portugal (1434 – 1527)
TROVADORISMO HUMANISMO CLASSICISMO
Expansão Ultramarina Européia
RENASCIMENTO CULTURAL
Literatura Medieval (séc. XII a XV)
Neoclassicismo e Romantismo
Gêneros Literários.
RENASCIMENTO CULTURAL
GRANDES NAVEGAÇÕES HISTORIA DO BRASIL.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Transcrição da apresentação:

Século de Camões em Portugal ÉPOCA DE QUINHENTOS Século de Camões em Portugal

PORTUGAL SOCIAL Burguesia comercial – novos produtos Fortunas rápidas Novos hábitos de vida – luxo e exotismo Cosmopolitismo Cruzamento de raças e diferentes culturas Convergência de vários povos europeus atraídos pela fama e riquezas oriundas da expansão ultramarina

Portugal Político Dificuldades de política interna Agitação social e política causadas por: Abandono/ perda de praças africanas entre 1542 e 1562 Instauração da Inquisição em Portugal (1536) Decadência gradual do poderio no Império – apesar da extensão máxima em 1571 Álcacer-Quibir – desfecho humilhante (1578)

Portugal Cultural Influência do Renascimento Italiano (XV) Vasta criação literária nos modos Narrativo – História Dramático – Tragédia Clássica (Antº Ferreira) Lírico – Medida Nova/ Soneto Desde o séc. XV que se incitava à criação de uma epopeia nacional que glorificasse a expansão ultramarina portuguesa, à semelhança da Eneida, de Vergílio, pedida por Augusto, primeiro imperador romano. Em 1516, Garcia de Resende faz referência à necessidade de “trazer à memória os outros grandes feitos, nos quais não” era “dino de meter a mão.” (Prólogo do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende)

RENASCIMENTO HUMANISMO DESCOBERTA Mundo/ Homem/ Saber CONFRONTO: NO CONHECIMENTO: Tradição VS Inovação Autoridade livresca Experiência, observação Cultura escolástica directa e dedução científica NAS MENTALIDADES: Valores morais e religiosos vs Valores humanos ensombrados por preconceitos Nobreza advinda do dogmáticos e mitos fantásticos esforço e mérito (Redimensionamento do homem no universo, acreditando o humanista na capacidade do homem de se superar)

CLASSICISMO Corrente estética que retoma os modelos da Antiguidade Clássica Caracteriza-se pelo equilíbrio entre a estrutura formal e conceptual Revela uma mundividência clássica: Figuras mitológicas são modelos de perfeição/ exemplos do erro para os homens As obras têm um carácter didáctico moralizante, de fundamento humanista, à semelhança da literatura pagã

ENCRUZILHADA HISTÓRICA RENASCIMENTO Herança Medieval Mundo Novo - Geográfico - Cultural (Valores, estética, ética) - Científico = ENCRUZILHADA HISTÓRICA