ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO MARANHÃO PANORAMA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA FORMAÇÃO INICIAL ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS (Eixos da Formação)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Bacharelado em Sistemas de Informação
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
SISTEMAS DE ENSINO.
Programa Especial de Formação Pedagógica de
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
CENARIO DA ESCOLA JUDICIAL/TJPE:
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
Escola de Administração Judiciária
Prefeitura municipal de Imperatriz
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso – ESMAGIS-MT
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
- CENARIO DA ESCOLA JUDICIAL/TJPE: - CONCURSO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ SUBSTITUTO: RESULTADO DA PROVA ORAL DIVULGADO EM 20 DE MARÇO DE TOTAL.
Curso de Especialização em Educação a Distância
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
P ODER J UDICIÁRIO D O E STADO DE M ATO G ROSSO DO S UL.
QUALIDADE DO JUDICIÁRIO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
OBJETIVOS Objetivo Geral
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Atividades Complementares Coordenação de Administração
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Universidade Federal de Uberlândia
Ensino Médio e Educação Profissional
Professora Lucinda Gonçalves Fernandes Ensino Fundamental \\ e Médio
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
O Projeto pedagógico da fdrp: avaliação e aprimoramento
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
DISCNPJATC 3480 horas 420 horas300 horas TCC 60 horas.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIOS.
Prática como Componente Curricular
Didática da alfabetização
Universidade Federal de Itajubá
EE SIDRÔNIO A DE ANDRADE
PNAGE/RN XI Reunião do CTC PNAGE “Iniciativas do RN: Graduação de Servidores e Implantação da Gestão por Resultados” Florianópolis/SC Novembro/2008.
Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ PANORAMA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA FORMAÇÃO INICIAL 22/9/2015 Responsável pela apresentação:
Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler
ESCOLA DE MAGISTRADOS DA JUSTIÇA FEDERAL DA 3ª REGIÃO - EMAG
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
Disciplina Processo Administrativo Marcos Gonçalves.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
Técnico em Transações Imobiliárias. Como funciona? Aula presencial 2x na semana (20% da carga horária do curso) AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
Faculdade Piaget - Brasil
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO MARANHÃO PANORAMA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA FORMAÇÃO INICIAL ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS (Eixos da Formação) METODOLOGIA AVALIAÇÃO ASPECTOS RELEVANTES PARA A EFETIVIDADE CURRICULAR (Possibilidades e Condicionantes) 13/9/2014 Responsável pela apresentação 1 Workshop Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Judiciais e de Magistratura

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO MARANHÃO 13/9/2014 Responsável pela apresentação 2 Workshop Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Judiciais e de Magistratura

1. TURMAS JÁ REALIZADAS Anos: /9/2014 Responsável pela apresentação 3 Workshop Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Judiciais e de Magistratura

2. ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS Eixo teórico obrigatório (96 horas/aula) Origem e Teoria do Poder Judiciário Deontologia da Magistratura Ética Relações Interpessoais e Interinstitucionais Administração Judiciária, gestão processual de pessoas e administrativo Capacitação em Recursos da Informação Difusão da cultura de conciliação como busca da paz social Técnicas de Conciliação Impacto Econômico e Social das Decisões Judiciais 13/9/2014 Responsável pela apresentação 4 Workshop Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Judiciais e de Magistratura

2. ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS Eixo prático (300 horas/aula) Elaboração de decisões/sentenças e realização de audiências, divididas em duas etapas: 1.Nas varas cíveis comuns – os concursandos são designados como Conciliadores mediante portaria do Juiz Titular, e ainda exercem a função de Assessor Jurídico, presenciando audiências e efetuando despachos, decisões e sentenças, sob supervisão do Juiz Professor – 254 horas/aula. 2.Nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais os concursandos são designados como Juízes Leigos por portaria do Juiz Titular, efetuando todos os atos atinentes à função - 46 horas/aula. 13/9/2014 Responsável pela apresentação 5 Workshop Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Judiciais e de Magistratura

2. ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS Forma de integração entre os eixos A duração total do curso é de quatro meses, com carga horária total de 568 horas/aula e 28 (vinte e oito) disciplinas, assim subdivididas: a) 10 (dez) disciplinas obrigatórias com carga horária de 96 horas/aula de teoria e 300 horas/aula de prática forense, para elaboração de decisões/sentenças e realização de audiências; b) 10 (dez) disciplinas teóricas complementares com carga horária de 138 horas/aula; c) 08 (oito) orientações adicionais com carga horária de 34 horas/aula; As disciplinas teóricas serão ministradas nos períodos matutino e vespertino, permeadas pela prática forense, somente no período matutino. 13/9/2014 Responsável pela apresentação 6 Workshop Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Judiciais e de Magistratura

3. METODOLOGIA Aulas expositivas e dialogadas Debates Estudo de caso Leitura e discussão de textos Apresentação e discussão de vídeos Estudo dirigido extra-classe Apresentação de trabalhos individual e em grupo 13/9/2014 Responsável pela apresentação 7 Workshop Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Judiciais e de Magistratura

4. AVALIAÇÃO As avaliações das disciplinas teóricas são feitas mediante prova(as) escrita(as) e trabalhos técnico-jurídicos, cuja média deve ser igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero), em cada disciplina. As avaliações da prática forense serão feitas pelo Juiz orientador, mediante assistência às audiências e demais atos praticados, registradas as observações em formulário próprio, com análise de aspectos como urbanidade, conhecimento, presteza, desenvoltura e conduta durante os atos realizados. 13/9/2014 Responsável pela apresentação 8 Workshop Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Judiciais e de Magistratura

5. ASPECTOS RELEVANTES PARA A EFETIVIDADE CURRICULAR (Possibilidades e Condicionantes) Estrutura física da Escola da Magistratura, oferecendo recursos audiovisuais, conforto, higiene, segurança e acessibilidade para os portadores de necessidades especiais Planejamento pedagógico do curso, que dada a sua multidisciplinaridade, requer um design instrucional de qualidade visando: clareza de compreensão das informações eficiência no uso de recursos disponíveis otimização da aplicação dos recursos públicos 13/9/2014 Responsável pela apresentação No máximo 10 páginas Workshop Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Judiciais e de Magistratura