Estruturas de Repetição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ENGENHARIA CIVIL
Advertisements

Algoritmos.
Se, senao e entao var A,B,C:inteiro inicio // Seção de Comandos
Visualg. Definição É um programa que executa algorítmos em forma de cálculos e a linguagem utilizada por ele é o Portugal, que é uma adaptação da linguagem.
FACENS – Engenharia da Computação Lógica Computacional I
Estrutura de Repetição
6.3 – Estruturas Repetitivas
Comandos de Repetição Comando Para-Faça
Linguagem de Programação I Parte III
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Recursão
“Tudo se torna fácil quando pelo prazer é compreendido.”
Algoritmos - exercícios
Técnicas de Programação I
Informática e Computação Aula Estrutura de Repetição
Informática e Computação Aula Estrutura de Repetição
Exercícios (Algoritmo Narrativo, Fluxograma e Pseudocódigo) RESOLVIDO
Programação I Aula 07 Autor: Francisco Airton Professor: André L. R. Didier 1.
VETORES Roteiro da aula Referência ao Programa: Estrutura de Dados.  Variáveis Compostas homogenias Objetivo: apresentar VETOR.
Visualg.
1Unidade – Estrutura Condicional SE Algoritmos e Linguagens de Programação Estrutura Condicional SE Faculdade INED – Abril 2007 Prof. Edwar Saliba.
Conteúdo de Laços de Repetição para os alunos do 7º ano EVL.
TÉCNICO EM INFORMÁTICA Linguagem e Técnica de Programação III PROF. MARCELO N. SANTOS
Pseudocódigo É a técnica na construção de algoritmos mais próxima de uma linguagem de programação. Estrutura básica: Algoritmo [Variáveis:, : ] Início.
Disciplina de Fundamentos de Informática Professor Eduardo Alberto Felippsen Ensino Médio Integrado – Técnico em Informática 2015.
 Princípio de leitura ( Sistema Inglês ) Leitura de polegada fracionária. No sistema inglês, a escala fixa do paquímetro é graduada em polegada e frações.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
Estruturas de Repetição
Aula 3 - Estruturas de Repetição
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Algoritmo e Lógica Programação Vetores e Matrizes
Estruturas de Repetição
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Notação Científica e Algarismos Significativos
Algoritmo e Estrutura de Dados I
Fundamentos de Programação 1
Fundamentos de Aritmética
Tecle Enter para continuar
PCI- Estruturas de Controle
POTÊNCIAS DE EXPOENTE NATURAL
Métodos de Pesquisa e Ordenação
Estruturas de Repetição
Estrutura de Repetição
Estruturas de Repetição
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Fundamentos de Programação 1
Prof. Wellington Franco
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
CONCEITO DE VARIÁVEIS ESTÁTICAS
Métodos de Pesquisa e Ordenação
Algoritmos e Estruturas de Dados I
PASCAL – Estruturas de repetição Prof. Ernani Viriato de Melo
Potenciação Potência de um número.
Algoritmos e Técnicas CEFET/RN.
Lógica de Programação e Algoritmos - LPA Professora: Ecila Alves de Oliveira UNIP – 2.Sem/2015 Décima Primeira Aula - Função.
Lógica de Programação e Algoritmos - LPA Professora: Ecila Alves de Oliveira UNIP – 2.Sem/2015 Décima Primeira Aula - Função.
Estruturas de Repetição
Introdução à Computação
Estruturas de Repetição
IP – Repetições for Prof. Eduardo Falcão.
Algoritmos e Programação I
Organização de Computadores
Algoritmo e Programação
Vetores – Exercícios de Fixação
Prof.: Carlos Alberto Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Representação de Algoritmos
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
Operações com Potências
Transcrição da apresentação:

Estruturas de Repetição Aplicabilidade

Estruturas de Repetição Vimos que existem três estruturas de repetição diferentes, a estrutura PARA, a estrutura ENQUANTO e a estrutura REPITA. Até aí tudo bem, mas, quando utilizarmos cada uma delas? Vejamos!

Estrutura PARA Deverá ser utilizada quando se sabe previamente o número de repetições que deverão ser executadas. Exemplo: Imprima todos os números pares no intervalo de 1 a 30. Para este problema, já foi determinado o número de vezes que o lupe será executado, ou seja, 30 vezes. Resolução do problema: var Cont : inteiro inicio para Cont ← 1 ate 30 passo 1 faca se (Cont mod 2 = 0) entao /* Testa se Cont possui valor par. */ escreva (Cont) fimpara fimalgoritmo

Estrutura REPITA Deverá ser utilizada quando o lupe tem que ser executado no mínimo uma vez e, a execução do lupe mais de uma vez estará sujeita à condição imposta no final. Exemplo: Imprima o somatório de todos os números inteiros no intervalo de 0 (zero) a N. Onde N deve ser um número inteiro maior ou igual a zero e será escolhido pelo usuário. Para este problema, podemos considerar que, no mínimo uma vez o lupe deverá ser feito, pois, o menor número que o usuário poderá digitar é o 0 (zero).

Estrutura REPITA Resolução do problema: var N, Total, Cont : inteiro inicio Total <- 0 escreva (“Digite um número inteiro maior ou igual a zero: “) leia (N) Cont ← 0 repita Total <- Total + Cont Cont <- Cont + 1 ate (Cont = N) escreva(“O Somatório do intervalo de 0 a N é: ”, Total ) fimalgoritmo

Estrutura REPITA Resolução do problema: var N, Total, Cont : inteiro inicio Total ← 0 escreva (“Digite um número inteiro maior ou igual a zero: ”) leia (N) Cont ← 0 repita Total ← Total + Cont Cont ← Cont + 1 ate (Cont <= N) escreva (“O Somatório do intervalo de 0 a N é: ”, Total) fimalgoritmo

Estrutura ENQUANTO Deverá ser utilizada quando, antes de se executar o lupe, for necessário testar uma condição. Exemplo: Imprima o resultado da operação XY (leia-se: X elevado a Y). Onde X é a base e o primeiro número que o usuário digitará, e Y é o expoente ou potência e será o segundo número a ser digitado. Ambos inteiros. Para este problema deveremos fazer o teste da condição antes de entrarmos no lupe.

Estrutura ENQUANTO Resolução do problema: var X, Y, Total : inteiro inicio escreva (“Digite o valor da base X: ”) leia (X) escreva (“Digite o valor do expoente Y: ”) leia (Y) Total ← 1 enquanto (Y > 0) faca Total ← Total * X Y ← Y - 1 fimenquanto escreva (“Total de X elevado a Y é: ”, Total) fimalgoritmo