A CONGADA DE ILHABELA NA FESTA DE SÃO BENEDITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MISTERIO REVELADO EFESIOS
Advertisements

O Reino de Deus. 3 Perspectivas sobre nossa participação...
A NOVIDADE DO REINO.
Trabalho De Literatura
Conceição dos Bugres.
ESTUDO BÍBLICO PARA JOVENS E OBREIROS
PERGUNTAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1ª Visita 12/09/2006.
No quintal de Seu Zeca, pouco antes do início do ensaio e mais tarde que a hora marcada para que este começasse, Seu Zeca falava a Seu Dola da necessidade.
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
Festa do Rosário e 14/10/07. Quando cheguei ao distrito, no sábado as 18 horas e 40 minutos, Seu Dola conversava na porta de sua casa com um rapaz.
Posteriormente a esta homenagem houve ainda a entrada na Igreja de uma mulher junto com sua filha, estas estavam doando para a Igreja uma imagem de Nossa.
Desta rua retornamos até chegar à Igreja. Ao nos aproximarmos desta, o sino tocava anunciado a chegada da banda para o início da celebração. Neste percurso.
No intervalo entre uma música e outra, Seu Dola anunciou que a irmandade havia sido convidada para participar das festividades de aniversário da cidade.
Após o levantamento do mastro, o grupo de Congado deslocou-se da Igreja rumo à Rua São Lourenço. Neste percurso, o grupo foi acompanhado por um grande.
FEIRA DAS NAÇÕES 2012.
TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL
Motivo: 50 anos do início dos Trabalhos do Vaticano II Período: de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013.
Os 7 PASSOS DE DAVI PARA MUDAR A SUA CAMINHADA
AQUELE QUE VIRÁ, VEIO E VEM.
Média, moda e mediana.
Moda Africana.
Danças Africanas.
A Festa, … de Miguel Torga.
Danças Africanas Dança do Siriá Dança do Congo.
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
Vivendo as rebeliões no período regencial
Cores Litúrgicas; Ano Litúrgico;
Rainha da Paz,Padroeira da Catedral Militar do Brasil
3ª Visita Festa do Rosário /10/2006.
Folclore Brasileiro.
A MISSÃO DO PROFETA.
Lavagna, Província de Génova,
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
C O R E S L I T Ú R G I C A S.
Vivendo as rebeliões no período regencial
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
Centro Educativo Creciendo en Gracia
Dança e música tradicional
O Tapetinho vermelho.
Imigrantes Italianos Daniel Prof. Marceli Turma 41.
A influÊncia africana na música e na alimentação
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
SANTIDADE + CONSAGRAÇÃO
Identidades de Cachoeira do Campo Nosso Calendário
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS (A.I.H.C.)
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A liturgia deste domingo leva-nos à manifestação de Jesus como "a luz" que atrai a Si todos os povos da terra. Essa "luz" encarnou na nossa história,
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS Sucursal Brasil
Rainha dos Anjos.
Leia vagarosamente, medite e aplique à sua vida 1- Ó Deus, por que Tu nos abandonaste de uma vez por todas? Qual a razão dessa tua ira contra nós, as.
 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS- CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS 522 B  CAMILA BARROS N° 02  GRACE BARBOSA N° 08.
BRASIL.
S T Q S D JANEIRO CALENDÁRIO DO ARTESANATO
Caríssimos, Hoje queremos meditar sobre a participação daqueles que estavam num mesmo lugar, no Cenáculo, animados pelo mesmo amor e por uma só esperança.
Produção e adaptação: Maria Paula Nogueira Pedro Ano lectivo 2009/2010.
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS
Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A
Halloween Dia das bruxas.
Uma visão celestial O Trono de Deus
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CULTURA DOS NEGROS.
A Águia LIGUE O SOM A águia é usada como símbolo dos que esperam no Senhor e nele confiam. Verdadeiros cristãos são como águias:
CATEQUESE COM ADULTO.
Folclore do RN Danças e Altos..
Branco: simboliza a divindade, luz, glória, alegria e vitória. É usada para celebrar a obra redentora de Cristo (Natal, Epifania, Batismo do Senhor, Transfiguração,
TRABALHO DE PORTUGUÊS.
Cidade pequena, mas tão pequena que dizer pequena era muito e podia ser considerado um elogio, os habitantes não passavam de um mil ou pouco mais; era.
Transcrição da apresentação:

A CONGADA DE ILHABELA NA FESTA DE SÃO BENEDITO

De acentuada aculturação africana bantú, a congada de Ilhabela é realizada em maio, na festa de São Benedito. Não tem data fixa, pois depende do claro (Lua Cheia) para que os pescadores dela participem. A congada começa na 6ª feira com levantamento dos mastros em frente à Igreja Matriz e é dançada no sábado e domingo, o dia inteiro, pelas ruas do Centro da Cidade.

Divide-se em três partes ou "bailes"e o texto foi transmitido, oralmente, de pai para filho. É uma luta entre mouros (vermelho) e cristão (azul) ou entre pai (Rei) e o filho (Embaixador). Os principais figurantes dessa manifestação de teatro folclórico são: O Rei, figura central; a Rainha, renovada todos os anos e que tenha idade de 12 a 14 anos; Fidalgos do Rei ou Congos de cima com roupa azul compreendendo o Príncipe, Secretário , Cacique e os Congos do Embaixador ou Congos de Baixo, vestidos na roupa rosa com seu Embaixador (chapéu vermelho), Cacique e Dois Guias.

Durante a festa funciona a "Ucharia", lugar onde comem os congos e seus convidados. No quintal são montados os fogões "tacuruba" sobre três pedras. Todos os que aí trabalham, o fazem por promessa a São Benedito. Os três instrumentos usados na congada são originados do artesanato folclórico: a marimba e os dois atabaques ou tambores, como dizem os caiçaras. A marimba, de seis teclas de madeira é encontrada, atualmente, só em Ilhabela. Os atabaques feitos de tronco, numa só peça são usados um na função de surdo e o outro no repique.