TÉTANO. Introdução  O tétano é uma doença infecciosa grave causada pelo bacilo Clostridium tetani, que pode levar à morte.  Estes bacilos podem formar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é TÉTANO ? O TÉTANO é uma doença grave que frequentemente leva a morte,causada por uma bacteria encontrata no solo, e esterco de animais que.
Advertisements

Segurança do Trabalho Enfª Carina.
Hanseníase Definição: Grande cronicidade Baixa transmissibilidade
IMUNIZAÇÃO Juliane Berenguer de Souza Peixoto.
Clostridium botulinum
Tuberculose osteoarticular Alessandra Gunzbuger Camila Sampaio Cinthya Mora Crislaine Siston Felipe Sence Patricia Hallak.
Ciências O solo e a saúde do corpo – cap. 5 (6ª série)
Eduardo F. Sovrani João Vinicius Ferreira Nardi Mario Schepainski Junior Eduardo F. Sovrani João Vinicius Ferreira Nardi Mario Schepainski Junior.
IMUNIZAÇÃO. 1973: 6 vacinas existentes  Poliomielite  Sarampo  Varíola  BCG (oral e intradérmico)  DTP (Difteria, tétano e coqueluche)  TT (toxóide.
HPV:papiloma vírus humano HPV: papiloma vírus humano.
FACULDADE DE CAMPINA GRNDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA DISCIPLINA: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques SEMESTRE
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE – SESAU Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Proposta de Resolução de inclusão de exames.
Características Gerais Enfermidade sistêmica, exclusiva do ser humano, conhecida desde o século XV. Agente etiológico: Treponema pallidum. Modo de Transmissão.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS:FE BRE AMARELA. O que são doenças negligenciadas? São um grupo de doenças radicais endêmicas especialmente entre as populações.
Doenças Bacterianas.
Medidas individuais de bem-estar
Doenças Tropicais.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
ACIDENTES COM ANIMAIS.
O DESENVOLVIMENTO DE EUCARIONTES AERÓBIOS E FOTOSSINTETIZANTES
ORDENHADOR. ORDENHADOR TRANSFORMAÇÕES NA PECUÁRIA DE LEITE DO BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS. 1ª - Crescente competição, que leva a necessidade de redução.
05/12/2017.
Bactérias e Doenças Associadas
SALMONELLA.
Informação sobre o Câncer em Homens: Pele
História Natural da Doença
Biossegurança na Enfermagem
Treinamento, Conscientização e Prevenção
Influenza A H1N1 Fique por dentro! Ângela Ginbo-Lima Ângela Ginbo-Lima.
Circuncisão e Prevenção - Cancer de Pênis
VACINAS As vacinas servem para induzir o nosso corpo a produzir ANTICORPOS ESPECÍFICOS , contra um determinado microrganismo, para que uma pessoa vacinada.
Circuncisão e Prevenção - Cancer de Pênis
PROFESSORA: LUANA DE MELO EUFRASIO PAIVA MATÉRIA: CLÍNICA DE EQUÍDEOS MARA LÚCIA SARA SIRLENE SÔNIA REZENDE THAIS PRUDENTE VITOR SOUZA.
Relato de caso: Diagnóstico de Doença de Crohn em idosos Francisco FF; NametalaJ; Palacio FGM; Amorim C; CarneiroAJV; Fogaça H; Sampaio AP; Beatriz, P.
VÍRUS Página 127.
AMARELA E OUTRAS ARBOVIROSES
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Protocolo Diarréias Infecciosas
Motivos do tétano Ferida tetanígena Não vacinado
Caso Clínico – Lactente
Acção de Formação de Primeiros Socorros
Aluna: Edvãne e Carol 7°ano Gislaine n°11 data22/06/11
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
SÍFILIS – O que é, formas de transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção  É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser.
ÁGUA E SAÚDE. SANEAMENTO BÁSICO É O CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA A MELHORAR E GARANTIR A SAÚDE DA POPULAÇÃO POR MEIO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, DA CONSTRUÇÃO.
Bactérias.
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA - I PROCESSO SAÚDE/DOENÇA
Aplicada à Biomedicina
História Natural da Doença
Sífilis.
Febre Amarela #fiqueinformado SMS/SA – jan/2018.
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
DOÊNÇAS ENDÊMICAS.
Calendário vacinal para gestantes e idosos
Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
GRIPE = INFLUENZA. É UMA DOENÇA RESPIRATÓRIA AGUDA INFLUENZA ≠ RESFRIADO.
Docente: Lorena Franco. Quais imagens temos do HIV? O que o HIV e a aids significam para você, hoje? Como seria sua vida se você fosse portador desse.
Parasitologia.
INTRODUÇÃO o A evolução da área médica ao longo dos anos proporcionou uma melhora da saúde da população. Dessa forma, algumas das consequências positivas.
Infecção urinária febril Maurícia Cammarota
Pseudomonas aeruginosa
Prevenir para não complicar! Dra. Mônica Amélia Medeiros.
Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha EFASERRA ALEXANDRE VERGANI DIOGO TONIETO HENRIQUE FORMIGHERI JANIFER LEMOS.
Cuidados com o Coto Umbilical Enfa Nildiany Bispo.
Bactérias anaeróbias estritas
CUIDADOS COM O RN Enfermeira Obstetra e Doula Morgana Teles.
Transcrição da apresentação:

TÉTANO

Introdução  O tétano é uma doença infecciosa grave causada pelo bacilo Clostridium tetani, que pode levar à morte.  Estes bacilos podem formar esporos, tornando-se arredondados e podendo sobreviver em condições adversas.

Causas  A infecção se dá pela entrada de esporos por qualquer tipo de ferimento na pele, contaminado com areia ou terra que foi objeto de depósito de fezes animais ou humanas contendo a bactéria.  Queimaduras e tecidos necrosados também são porta de entrada para a bactéria  Feridas não tratadas e infectadas (isto é, as perfurações, tatuagens, ferimentos de bala, feridas cirúrgicas, úlceras e picadas de animais infectados)

Diagnóstico  O diagnóstico do tétano é essencialmente clínico, não havendo exames laboratoriais que confirmem o diagnóstico

Tratamento  Procurar um médico aos primeiros sinais da doença é fundamental para a indicação do melhor tratamento para cada caso.

Prevenção  A melhor forma de prevenção contra o tétano é a vacinação.  Lavar o ferimento com água e sabão para retirar a sujeira.  Além da vacinação de rotina, de acordo com os calendários de vacinação, é fundamental identificar e vacinar os grupos de risco, como trabalhadores da construção civil, catadores de lixo e agricultores, entre outros.

Vacinação  A vacinação das crianças deve ser feita a partir dos 2 ou 3 meses de idade, (vacina da tríplice).  Uma pessoa com algum ferimento que possa levar ao tétano.  Todas as vacinas antitetânicas são produzidas a partir da toxina tetânica.