Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM BOM REFERENCIAL TEÓRICO.
Advertisements

Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA.
Resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que.
Aula 5 CBD ORIENTAÇÃO À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS. RESENHAS E RESUMOS. Prof. Rogério Mugnaini (adaptação do material do Prof.
RESENHA CRÍTICA Eva Maria LAKATOS e Marina Andrade MARCONI.
Apresentação de relatórios técnico científicos
ELABORAÇÃO ARTIGOS CIENTÍFICOS.
SÍNTESE Substantivo feminino proveniente da palavra grega synthesis que significava composição ou arranjo. É a redução de um texto em suas ideias principais.
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Trabalho Científico Monografia Trabalho Didático
Produção textual - Enem
Como fazer Fichamento de texto ou livro
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
A RESENHA Resenhar é uma atitude reflexiva, interpretativa, crítica, que exige critério e organização das idéias.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
Redação técnico-científica
É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de.
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Como apresentar um trabalho
ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas),
Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
GÊNERO TEXTUAL RESENHA
Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
MOSTRA DE TCC II TÍTULO ANA PAULA SÁ MENEZES1
TÍTULO Nome Sobrenome (Curso - AEMS) Nome Sobrenome (Curso - AEMS)
Resumo PARTE 1.
Desenvolvimento ou corpo do pôster
Título Apresentação do trabalho Contextualização teórica Conclusões
Nome do AUTOR1, Nome do CO-AUTOR A2 , Nome do CO-AUTOR B2
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.
Referência da obra resenhada TITULO DA RESENHA: Subtítulo
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um.
EstudanteA1, EstudanteB1 Professor2 (exemplo).
Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Resenha Parte 1.
TÍTULO: Subtítulo O apresentador do artigo deve estar destacado com sublinhado. Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal (orientador.
Gêneros de Divulgação científica:
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Trabalhos científicos
Desenvolvimento ou corpo do pôster
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO OBJETIVOS REFERÊNCIAS METODOLOGIA
CLC Unidade 7 Dr2 Processos e métodos científicos
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Resolução CFP 007/2003 Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.
IMAGEM IMAGEM IMAGEM TÍTULO DO TRABALHO Introdução
[TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo se houver]
Título do Trabalho (até 20 palavras)
TÍTULO ILUSTRAÇÕES, GRÁFICOS, FOTOGRAFIAS, ETC. 1. INTRODUÇÃO
Fulano de TAL1, Fulano de TAL2 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Artigo científico Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Texto argumentativo: artigo de opinião
Universidade Estadual do Paraná Curso de Matemática
TÍTULO: Subtítulo O apresentador do artigo deve estar destacado com sublinhado. Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal (orientador.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
Orientações Gerais Para Elaboração do Poster
Título Marcos Alexandre Barros1, Isa Rocha2 (exemplo). Introdução
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
DISCIPLINAS FIC – FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 TÍTULO AUTORES
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA CONTRIBUIÇÕES
FIC – FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 TÍTULO
GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS: A PRODUÇÃO DE GÊNEROS ACADÊMICOS RESUMO Prof.Ms. Chico Arruda.
Faculdades Integradas de Três Lagoas, 2019
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Transcrição da apresentação:

Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo

Resenha

O que é uma Resenha?  É uma produção textual, por meio da qual o autor faz uma breve apreciação, e uma descrição a respeito de acontecimentos culturais (como uma feira de livros, por exemplo) ou de obras (cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias), com o objetivo de apresentar o objeto (acontecimento ou obras), de forma sintetizada, apontando, guiando e convidando o leitor (ou espectador) a conhecer tal objeto na integra, ou não (resenha crítica)resenha crítica  Uma resenha deve conter uma análise e um julgamento (de verdade ou de valor).  É uma produção textual, por meio da qual o autor faz uma breve apreciação, e uma descrição a respeito de acontecimentos culturais (como uma feira de livros, por exemplo) ou de obras (cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias), com o objetivo de apresentar o objeto (acontecimento ou obras), de forma sintetizada, apontando, guiando e convidando o leitor (ou espectador) a conhecer tal objeto na integra, ou não (resenha crítica)resenha crítica  Uma resenha deve conter uma análise e um julgamento (de verdade ou de valor).

Tipos de Resenha Segundo sua finalidade, a resenha pode apresentar duas modalidades:  Resenha resumo é aquela que apenas descreve o livro ou documento sem apresentar nenhuma crítica ou julgamento. Sua apresentação é de apenas um texto informativo;  Resenha crítica é aquela que trata do assunto e pontos principais do livro ou documento, com uma crítica apontando seus aspectos positivos e negativos. Segundo sua finalidade, a resenha pode apresentar duas modalidades:  Resenha resumo é aquela que apenas descreve o livro ou documento sem apresentar nenhuma crítica ou julgamento. Sua apresentação é de apenas um texto informativo;  Resenha crítica é aquela que trata do assunto e pontos principais do livro ou documento, com uma crítica apontando seus aspectos positivos e negativos.

Função  A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro ou artigo, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das ideias fundamentais da obra.  Linguagem Utilizada: Formal, técnica e impessoal.  A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro ou artigo, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das ideias fundamentais da obra.  Linguagem Utilizada: Formal, técnica e impessoal.

Estrutura de uma Resenha Em uma resenha devem constar os seguintes itens:  O título;  A referência bibliográfica da obra;  Dados bibliográficos do autor da obra resenhada;  O resumo ou síntese do conteúdo;  A avaliação crítica;  considerações finais. Em uma resenha devem constar os seguintes itens:  O título;  A referência bibliográfica da obra;  Dados bibliográficos do autor da obra resenhada;  O resumo ou síntese do conteúdo;  A avaliação crítica;  considerações finais.

Ensaio

O que é um ensaio?  O ensaio é um texto opinativo em que se expõe ideias, críticas, reflexões e impressões pessoais, realizando uma avaliação sobre determinado tema.  Ou seja, ele apresenta tentativas de reflexão crítica e subjetiva (ponto de vista pessoal) num fluxo natural de ideias, sendo muito solicitado no meio escolar e acadêmico.  O ensaio é um texto opinativo em que se expõe ideias, críticas, reflexões e impressões pessoais, realizando uma avaliação sobre determinado tema.  Ou seja, ele apresenta tentativas de reflexão crítica e subjetiva (ponto de vista pessoal) num fluxo natural de ideias, sendo muito solicitado no meio escolar e acadêmico.

Tipos de ensaio  Ensaio Literário: O ensaio literário (ou artístico) pode não apresentar uma fundamentação científica, ou seja, propõe uma reflexão mais subjetiva do autor, exibindo uma linguagem mais informal ou coloquial.  Ensaio Acadêmico: O ensaio acadêmico ou científico é teórico e muitas vezes filosófico. De tal modo, possui uma fundamentação a partir de investigações e recolha de informações sobre um tema.  Ensaio Literário: O ensaio literário (ou artístico) pode não apresentar uma fundamentação científica, ou seja, propõe uma reflexão mais subjetiva do autor, exibindo uma linguagem mais informal ou coloquial.  Ensaio Acadêmico: O ensaio acadêmico ou científico é teórico e muitas vezes filosófico. De tal modo, possui uma fundamentação a partir de investigações e recolha de informações sobre um tema.

Características As principais características do gênero textual ensaio são:  Linguagem simples  Textos concisos  Julgamento pessoal  Reflexões subjetivas  Exposição e defesa de ideias  Originalidade e criatividade  Texto crítico e problematizador  Temas variados As principais características do gênero textual ensaio são:  Linguagem simples  Textos concisos  Julgamento pessoal  Reflexões subjetivas  Exposição e defesa de ideias  Originalidade e criatividade  Texto crítico e problematizador  Temas variados

Função do ensaio  O ensaio problematiza algumas questões sobre determinado assunto, focadas pela opinião do autor e geralmente, apresentam conclusões originais.  É evidente que o texto precisa ser sensato em sua argumentação, no sentido de oferecer reflexões plausíveis a partir do que a ciência já demonstrou na área, não podendo, portanto, ser caótico nem aleatório.  O ensaio problematiza algumas questões sobre determinado assunto, focadas pela opinião do autor e geralmente, apresentam conclusões originais.  É evidente que o texto precisa ser sensato em sua argumentação, no sentido de oferecer reflexões plausíveis a partir do que a ciência já demonstrou na área, não podendo, portanto, ser caótico nem aleatório.