RECICLAGEM: VAMOS PRATICAR?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Meio Ambiente.
Advertisements

Aterro sanitário e lixão: qual a diferença?
Lixo e Reciclagem Ivone Riquele UniGaia-Brasil.org brasil.org.
Este trabalho foi realizado pelos alunos da 3ª série B da profª Rosângela, Escola Municipal Carlos Murion, como avaliação final do PROJETO LIXO : Uma.
Gestão de custos: uma proposta de internalização de custos da destinação final do produto e/ou de sua embalagem aos custos de produção Valmor Slomski.
SUSTENTABILIDADE O PLANETA EM NOSSAS MÃOS. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades.
O que é Lixo??? Essa é uma pergunta que atualmente pode ter respostas diferentes. A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado.
Contagem Aula 2, ciclo 6.
Alimentação Saudável e Sustentável
Santa Catarina, um estado rico em águas, mas...
6ºC.
CAPÍTULO 7 O LIXO.
Coleta de lixo e limpeza pública
“Eco-ponto: Como separar corretamente as embalagens…”
Logística Reversa no Brasil:
RECICLAGEM.
Anna Carolina e Larissa
POLUIÇÃO DO AR E SOLO Caio P. Nº: 3 Marcus M. Nº: 16 Matheus K. Nº: 17
Coleta Seletiva e Reciclagem
Malmo (Suécia): Cidade Ecológica.
Ciências Naturais – 8.º ano
Reciclar é mesmo a solução?
Ácidos.
Resultados e Discussões
Ácido.
A agricultura e a Fome.
Gerenciamento da Responsabilidade Social
Capítulo 19 O Lixo. Capítulo 19 O Lixo LIXO É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas.
DISPOSIÇÃO FINAL DO LIXO ACONDICIONAMENTO E COLETA DO LIXO
UM PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL
Porque trabalhar por um mundo melhor e como seria esse mundo?
APRESENTAÇÃO Inovaí – Trituradores de Plástico LTDA
Turminha dos Vegetais apresenta:.
HOJE IREI EXPLICAR COMO QUE SE DEVE SEPARAR O LIXO PARA A RECICLAGEM.
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA MORALLES & BILL GERENCIAMENTO AMBIENTAL.
BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA EM CASA
Quiz - lixo.
Escola Estadual Antonio Valadares Alunas: Isabela, Sara e Rhaissa
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Lixo Hospitalar Cerca de 40% das cidades do Brasil não destinam corretamente o lixo hospitalar. Não fazem a correta coleta desses matérias oque pode acarretar.
Pesquisa feita nos Estados Unidos
Xico, O campeão da reciclagem
Oh A Bela Azul!.
Política e meio ambiente
Consumo- Sustentável Alunas:Maria Gabryella,Flávia Souza Turma:23:10.
Tudo que Aprendemos Juntos
OFICINA DE BRINQUEDOS.
Reciclagem – um ato sustentável
MULTIPLICAÇÃO Números Decimais.
2017/18 “ minha Turma é ECO” P rticip
RECICLAGEM Maria Fialho.
COMO É FORMADO O ARCO-ÍRIS?
Oh A Bela Azul!.
Câmara Técnica de Resíduos Sólidos
Informações fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revelam que são consumidos anualmente entre 500 bilhões e um trilhão de sacos.
Reciclagem.
Consumo Sustentável: o que é isso?
Pesquisa feita nos Estados Unidos
As melancias são incríveis.
Pesquisa feita nos Estados Unidos
Xico, O campeão da reciclagem
Composteiras em madeira e tela Composteira de apartamento
Xico, O campeão da reciclagem
Os Oito Objetivos do Milênio
Xico, O campeão da reciclagem
Compósito fabricado com resíduo de papel como
NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
EU E O MUNDO.
RECICLAGEM. O QUE É RECICLAGEM Reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo produto igual ou.
Transcrição da apresentação:

RECICLAGEM: VAMOS PRATICAR?

ISSO NÃO ESTÁ ME CHEIRANDO BEM Imagine uma bolinha de neve no topo de uma montanha que começa a rolar morro abaixo. Quando ela chegar lá embaixo, terá virado um imenso bolão, não é? Isso é o que acontece com o lixo. Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de São Paulo, uma das maiores do mundo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.

Para resolver esse problemão, a reciclagem é uma grande idéia! Mas antes, você vai saber tudinho sobre o lixo. Você sabia que ele leva um tempão para se decompor?

O VELHO VIRA NOVO Cerca de 35% do lixo coletado poderia ser reciclado ou reutilizado e outros 35% poderiam virar adubo. Ou seja, 70% da poluição do meio ambiente iria se transformar em algo útil e limpo para todo mundo! Isso se chama RECICLAGEM, a maneira mais inteligente de dar adeus ao lixo!

Na reciclagem, o lixo é tratado como matéria-prima que será reaproveitada para fazer novos produtos. Olha só quantas vantagens a danada tem: diminui a quantidade de lixo que vai para os lixões, os recursos naturais são poupados, reduz a poluição, além de gerar empregos! Mas como fazer isso em cidades que têm milhões de habitantes? Porque para reciclar, é preciso primeiro separar os tipos de lixo. E para separar, é preciso adotar um sistema um pouco caro, chamado Coleta Seletiva de Lixo.

Nesse sistema, o material orgânico é separado do lixo feito de plástico, papel e vidro, que são materiais reaproveitáveis. É por isso que em alguns lugares da cidade a gente encontra aquelas latonas coloridas de lixo: cada cor representa um material reciclável. E cada um deles tem um processo diferente de reciclagem. Mas para entender isso, vamos dar uma olhada nos tipos de lixo.

LIXO DE TODO TIPO Parece tudo igual, mas não é. O lixo pode ser orgânico (restos de comida, plantas mortas), e inorgânico (plástico, vidro, metal, papel), mas cada um tem o seu "cantinho" na sociedade em que a gente vive.

- Domiciliar: são as latinhas de refrigerante, as caixinhas de leite, os restos de comida, as cascas de frutas, enfim, tudo o que é consumido em casa. - Comercial: papéis de escritório, canetas... tudo o que é utilizado nas empresas. - Hospitalar: restos de material orgânico e de cirurgias, produzido em hospitais e clínicas veterinárias. Todo cuidado com ele, pois pode conter material contaminado!

- Industrial: lixo que vem das indústrias, como embalagens, produtos químicos, etc - Público: lixo recolhido das ruas (dentro e fora dos cestos de lixo). - Especial: são os entulhos e os materiais altamente tóxicos.

A RECICLAGEM COMEÇA EM CASA! Sua mãe costuma jogar restos de comida e latinhas de refrigerante no mesmo lixo? Pois dê uma bronca nela! Isso porque o processo de reciclagem começa em casa, separando o lixo doméstico dos materiais recicláveis, como o papel, o plástico, o metal e o vidro. Mas e depois que eu separei tudinho? É só levar até o ponto mais próximo da sua casa onde existam aquelas latonas coloridas, ou para os Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.) espalhados pelas cidades brasileiras.

COR VERMELHA = PLÁSTICO COR AZUL = PAPEL COR VERMELHA = PLÁSTICO

COR AMARELA = METAL COR VERDE = VIDRO

Depois que você fez sua parte, o material separado é levado para a central de triagem no Departamento de Limpeza Urbana (D.L.U.) e é colocado em uma esteira rolante, parecida com aquelas de bagagem em aeroporto. Enquanto o lixo dá um passeio nessa esteira, pessoas treinadas vão separando o que pode ser reciclado. Para facilitar o trabalho, a esteira possui um eletroimã que agarra todos os metais.

Daí em diante, os materiais são compactados para serem vendidos para fábricas de reciclagem.