Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica - Psicanálise

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução CFP 007/2003 Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.
Advertisements

Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
O Instituto de Pesquisas Psicossociais (IPP) oferece: CURSO MODULAR MÓDULO I - DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO -
  Baseado inicialmente pelo motivo do encaminhamento,  Objetivo de responder a questionamentos levantados pelas hipóteses  A partir da demanda questionar.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Fulana da Silva (Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação da FAHESA/ITPAC) Fulano da Silva (Orientador) (Se.
ENADE 2017: Alunos Regulares (Ciclos Azul)
Fulano (a) da Silva (Acadêmico (a) do Curso Bacharelado em Administração) Professor : Alaércio Aparecido de Oliveira
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
1ª MOSTRA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Ética Profissional do Psicólogo
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Junta Médica RN 424.
Elaboração de um projeto de pesquisa
TÍTULO DO TRABALHO CENTRALIZADO, CAIXA ALTA E NEGRITO
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Título do Projeto: Crie um título criativo que possa chamar a atenção dos avaliadores e resumir o projeto Integrantes: Integrante 01 Integrante 02 Integrante.
Logomarca da sua Instituição
Resultados e discussões
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
BRITÂNIA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO – ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS NOVEMBRO
LAUDO PSICOLÓGICO: A EXPRESSÃO DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
VI SEMANA DE ENGENHARIA DO SUDOESTE DA BAHIA
BRITÂNIA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO – ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS NOVEMBRO
Desenvolvimento ou corpo do artigo
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
TÍTULO Nome Sobrenome (Curso - AEMS) Nome Sobrenome (Curso - AEMS)
PASSOS DO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
Avaliação de um instrumento psicológico. Tirem cópia da resolução e do instrumento de avaliação ao final Vocês receberão um teste em grupos de 4-5 pessoas.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Resumo PARTE 1.
Desenvolvimento ou corpo do pôster
TÍTULO DO PROJETO (Arial Narrow 18, negrito, caixa alta, espaçamento 1,0 e alinhado a direita) Nome dos Autores (Arial Narrow 14, espaçamento 1,15 alinhado.
Organização de um Relatório
Relatórios de Auditoria
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
EstudanteA1, EstudanteB1 Professor2 (exemplo).
Gêneros de Divulgação científica:
RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica e revoga.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
TCC I: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Fulano da Silva (Orientador)
Desenvolvimento ou corpo do pôster
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 Normas e procedimentos técnicos para elaboração de documentos psicológicos.
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE ARIAL OU TIMES, TAMANHO 60, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO E CENTRALIZADO SOBRENOME, Autor 1. (Orientando); SOBRENOME,
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO OBJETIVOS REFERÊNCIAS METODOLOGIA
Resolução CFP 007/2003 Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.
SIASS Síntese e Procedimentos
Nome dos autores Instituição/ Programa que faz parte
[TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo se houver]
TÍTULO DO PROJETO (Arial Narrow 18, negrito, caixa alta, espaçamento 1,0 e alinhado a direita) Nome dos Autores (Arial Narrow 14, espaçamento 1,15 alinhado.
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS MÉTODO CONCLUSÃO REFERÊNCIAS
PESQUISA EM SALA DE AULA
Entrevista Psicológica no Psicodiagnóstico Adaptado do livro Psicodiagnóstico Prof. Marck Torres.
Resultado e Discussões Considerações Finais Referências
Resultado e Discussões Considerações Finais Referências
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
Orientações Gerais Para Elaboração do Poster
Título Marcos Alexandre Barros1, Isa Rocha2 (exemplo). Introdução
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Eduardo Henrique Silva Melo1, Durval Nolasco das Neves Neto1
Faculdades Integradas de Três Lagoas, 2019
Transcrição da apresentação:

Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica - Psicanálise Islany Silva Cabrera Lara Bomtempo da Silva Docente: Cleber José Aló de Moraes

Elaboração de Documentos decorrentes da Avaliação Psicológica A resolução nº7/2003 (CFP, 2003) define quatro modalidades de documentos psicológicos, sendo eles: Declaração, Atestado Psicológico, Relatório ou Laudo Psicológico e Parecer Psicológico. Vale ressaltar que, a respeito dessas quatro modalidades, a Resolução do (CFP, 2003, p.5) explica que “... a Declaração e o Parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação psicológica, embora muitas vezes apareçam desta forma”, justificando sua presença no manual para fins de esclarecimento e diferenciação.

Declaração Ψ A Declaração é explanada como um documento cujo objetivo é informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionadas ao atendimento realizado pelo psicólogo. Ψ Este documento tem o intuito de declarar: comparecimentos do atendido e/ou acompanhante; acompanhamento psicológico do atendido e informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários). Ψ OBSERVAÇÃO: Este documento não traz qualquer informação sobre a psique daquele que esta sob os cuidados do psicólogo, portanto, há a indicação taxativa de que não sejam registrados sintomas, situações ou estados psicológicos!

Exemplo de Declaração Sua estrutura é simples, visto que se trata de um doc. objetivo. O mesmo deve ser emitido em papel timbrado ou que apresente na subscrição um carimbo com nome, sobrenome e número da inscrição do CRP do psicólogo. Em relação ao seu conteúdo, deve expor o registro do nome e sobrenome do solicitante, sua finalidade e o registro das informações solicitadas em relação ao atendimento. Deve-se informar o local e data de expedição, com a assinatura do psicólogo acima de sua identificação ou do carimbo.c

Atestado Psicológico Ψ O atestado psicológico é um documento que certifica determinada situação ou estado – psicológico. É semelhante à declaração em termos de finalidade e estrutura, sendo seu diferencial o registro de situações psicológicas – que não deve ser feito na declaração. Ψ Este documento visa: justificar faltas e/ou impedimentos; justificar aptidão ou não para atividade específicas; solicitar afastamento e/ou dispensa. São considerados documentos mais elementares e mais simples em sua estrutura de apresentação; trazem as informações transcritas de forma corrida, separas apenas por pontuação, sem parágrafos, com o objetivo de evitar adulterações.

Atestado Psicológico O documento deve cumprir com as formalidades já descritas em relação a identificação do psicólogo emitente do documento, e também conter: registro do nome e sobrenome do cliente; finalidade do documento; registro da informação do sintoma, situação ou condições psicológicas que justifiquem o atendimento, o afastamento ou a falta; registro do local e data da expedição do atestado; assinatura do psicólogo acima de sua identificação.

Em relação ao registro dos sintomas; da situação ou condição psicológica ... Ψ É possibilitado ao psicólogo a indicação do Código da Classificação Internacional de Doenças (CID), ou seja, fica a critério do profissional a necessidade ou não de discriminar o código da patologia do paciente ao se ter um diagnóstico. Ψ OBSERVAÇÃO: Há decisões de juristas que reconhecem a legitimidade e a validade do atestado psicológico, fazendo referência inclusive à Resolução nº 15/96 do CFP (1996).

Relatório ou Laudo Psicológico Ψ O laudo apresenta uma essência, uma descrição de dados, o profissional apresenta um posicionamento técnico, por intermédio do diagnóstico e prognóstico do caso. Ambos (Relatório e Laudo) apresentam o mesmo tipo de estrutura, deste modo é sugerido ao psicólogo que o mesmo faça a distinção em seu uso, reservando o termo relatório para documentos que tenham por finalidade a descrição de fenômenos psicológicos, ficando o laudo para avaliações que caracterizam o processo de psicodiagnóstico. Ψ Segundo Cruz (2005), o laudo é um documento técnico, de natureza descritiva e demonstrativa, que expõe dados e argumenta sobre o que foi examinado, tendo como função esclarecer questões e produzir conhecimento técnico especializado. Ψ De acordo com Cunha (2000) o laudo geralmente responde a questões do tipo “ o que”; “quanto”; “como”; “por que”, “para que” e “quando”, e por isso, costuma ser mais extenso e abrangente e minucioso.

Relatório ou Laudo Psicológico Ψ Por sua natureza explicativa, deve trazer uma descrição sumária do caso, iniciando com a explanação da demanda, das questões referenciais psicológicas que se pretende responder, dos procedimentos e instrumentos utilizados na investigação, para, então, chegar à integração das hipóteses e suas conclusões. Ψ Segundo a Resolução nº07/2003 do CFP (2003) caracteriza o laudo psicológico como uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica, cujos resultados devem ser apresentados à luz de um instrumental técnico, consubstanciado em referencial técnico- filosófico e científico adotado pelo psicólogo.

Exemplo de Laudo Psicológico

Exemplo de Relatório Psicológico 5- Análise (este tópico é apresentado como uma “exposição descritiva de forma metódica, objetiva e fiel dos dados colhidos e das situações vividas relacionados à demanda em sua complexidade). 6- Conclusão (seção do documento que apresenta resultado da investigação, podendo incluir indicações e encaminhamentos.)

Parecer Psicológico Ψ De acordo com a Resolução nº 07/2003 (CFP,2003), o parecer é definido como “... Um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo”. O parecer objetiva esclarecer uma questão-problema no campo do conhecimento psicológico. Ψ A estrutura do Parecer é bastante semelhante à do laudo, diferenciando-se por não ter a exigência de apresentar a descrição dos procedimentos e dos resultados brutos que fundamentam a avalição. Ψ Conforme a Resolução nº 07/2003 (CFP, 2003), as seções que compõem o parecer são: 1- identificação; 2-exposição dos motivos; 3- análise; e 4- conclusão.

Validade e Guarda dos documentos Ψ A Resolução nº07/2003 (CFP, 2003) dispõe que o prazo de validade do conteúdo dos documentos psicológicos deverá considerar a legislação vigente nos casos já definidos. Ψ Em relação à guarda, a orientação é a de que os documentos e todo o material que os fundamentou (p. ex., registros dos atendimentos, folha de respostas dos testes) sejam mantidos pelo prazo mínimo de cinco anos. O cumprimento dessa orientação deve ser seguido tanto pelo psicólogo quanto pela instituição em que ocorreu a avaliação psicológica. Pode haver ampliação do prazo, nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.

Bibliografia Ψ Rovinski, S. L. R. & Lago, V. M. Elaboração de documentos decorrentes da avaliação psicológica. In: HUTZ, C. et al. Psicodiagnóstico, Porto Alegre, ArtMed, 2016, p. 172-183.