Linguagem de Programação

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Transcrição da apresentação:

Linguagem de Programação Aplicações Avançadas de Microprocessadores AULA2 Profa. Ana T. Y. Watanabe atywata@gmail.com.br Baseado nos slides do Prof. Marco Shawn M. Machado

Linguagem de Programação NHOR é odesprezam a sabedoria e a “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” Provérbios 1:7 NHOR é odesprezam a sabedoria e a

Tópicos Introdução à linguagem de programação Algoritmos x programas Exemplo de algoritmo, fluxograma e programa Linguagem de máquina Linguagem assembly

Linguagem de Programação Os microcontroladores são máquinas digitais que funcionam com dígitos binários (0100101011...). Isso significa que essas máquinas somente entendem os códigos de máquina gerados pelo compilador.

Linguagem de Programação Os seres humanos são capazes de pensar diversas coisas simultaneamente, e fora de ordem. Nosso cérebro é capaz de organizar as ideias e transformar os estímulos externos e internos em um resultado.

Linguagem de Programação Como fazer a ponte entre uma máquina tão poderosa quanto o cérebro humano e uma máquina tão limitada quanto um computador?

Linguagem de Programação A resposta é a ORGANIZAÇÃO Um programa de computador deve ser organizado de tal forma que a máquina realize as operações de forma correta. O SER HUMANO TEM QUE PENSAR PELAS MÁQUINAS!

Linguagem de Programação O fundamental na linguagem de programação é ter todo o trabalho organizado e padronizado. As máquinas não precisam nos entender e nem têm como fazê-lo. Nós é que devemos nos fazer entender. As máquinas sempre executarão o que foram programadas para fazer. Se esquecermos algo ou colocarmos na ordem errada, o programa ficará errado.

Linguagem de Programação As linguagens de programação compreendem uma sintaxe e uma semântica. A sintaxe é o padrão usado para escrever o programa, pois as máquinas só entendem as informações escritas na forma específica da linguagem; A semântica é a lógica geral do programa.

O algoritmo é uma sequência de instruções bem definida. ALGORITMOS X PROGRAMAS O algoritmo é uma sequência de instruções bem definida. O algoritmo é como uma receita de bolo, onde todos os passos estão listados em ordem clara e objetiva. Algoritmos ruins podem causar falhas inesperadas.

Programa é o algoritmo escrito de tal forma que a máquina consiga ALGORITMOS X PROGRAMAS Programa é o algoritmo escrito de tal forma que a máquina consiga interpretá-lo e produzir o resultado esperado. Quanto melhor for escrito o algoritmo, mais confiável será o programa.

O programa é o conjunto previamente definido de instruções a serem ALGORITMOS X PROGRAMAS O programa é o conjunto previamente definido de instruções a serem executadas por uma máquina capaz de interpretá-las e executá-las. No nosso caso será escrito para o microcontrolador JM60.

Fluxograma Fluxogramas são algoritmos gráficos usados para representar algo que deve ser executado. Os fluxogramas ajudam a perceber a complexidade do programa e estruturar o código.

Fluxograma Com o uso do fluxograma, é muito mais rápido desenvolver um projeto e muito mais fácil perceber as falhas do programa. O fluxograma organiza as ideias trazendo um ganho em produtividade e minimizando as horas de trabalho.

Fluxograma

Pseudocódigo O pseudocódigo é uma linguagem básica, intermediária entre a linguagem de programação e a linguagem humana. Serve para representar a solução de um algoritmo da forma mais detalhada possível. Assim, o programador poderá codificar o programa com maior facilidade.

Pseudocódigo São algoritmos na linguagem humana.

Pseudocódigo É fácil observar o que deve ser feito no programa. O pseudocódigo é claro, não ambíguo, muito objetivo. Assim basta analisar o pseudocódigo e escrever em alguma linguagem de programação.

Exemplo de Algoritmo, Fluxograma e Pseudocódigo Para ilustrar o processo de organização de um programa, vejamos um exemplo de cada um dos três para executar a mesma tarefa: o cálculo de x na função “a.x + b = 0”.

Exemplo de Algoritmo, Fluxograma e Pseudocódigo

Exemplo de Algoritmo, Fluxograma e Pseudocódigo

Em qual linguagem de programação? Dentro do microcontrolador, os circuitos eletrônicos são capazes de ler apenas dígitos binários, armazenados na forma de níveis lógicos de tensão. O microcontrolador usado JM60 usa 5 V para o nível lógico alto e 0 V para o nível lógico baixo. Para representar estes dígitos usamos os números 0 e 1, respectivamente para os dígitos baixo e alto.

Linguagem de Máquina A programação direta em código de máquina é muito difícil e não permite que o programador faça projetos complexos. Desta forma, é impraticável a programação em código de máquina, devido ao elevado custo de mão de obra.

Linguagem de Máquina Quase nunca um sistema é programado em linguagem de máquina, pois, quanto mais complexo o código, maior a chance de ter sido desenvolvido em alguma linguagem próxima à linguagem humana, chamada linguagem de alto nível como linguagem C.

Linguagem C Por excelência, é a linguagem da engenharia por causa de sua estrutura, portabilidade e reutilização de recursos de processamento. Os compiladores dessa linguagem estão cada vez mais otimizadas.

Linguagem Assembly É a linguagem nativa que tem uma abordagem direta ao seu núcleo. Muito importante conhecer mesmo com o melhor compilador em outras linguagens, pois possibilita desenvolver códigos com melhor eficiência, ou seja, mais rápido, melhor utilização dos recursos e menor consumo de memória.

Linguagem Assembly A linguagem assembly é composta por mnemônicos que representam diretamente os códigos de máquina. Apesar de não ser tão próxima da linguagem humana, a linguagem assembly facilita muito a programação.

Linguagem Assembly

Linguagem C Ver material a partir da página: 34/96 do arquivo: aula3 – Linguagem C 2018-2.pdf (Material do prof. Marco)