Método psicanalítico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Você sabe o que é hipnose ??
Advertisements

O nascimento da psicanálise
O MÉTODO PSICANALÍTICO
A história da Psicanálise
Psicanálise.
Freud, psicanálise (introdução geral)
SIGMUND FREUD.
Angélica Rosa Psicóloga
Psicanálise Professora Marcia Monteiro.
TEORÍA PSICANALÍTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
TEORIA PSICANALÍTICA.
SIGMUND FREUD TEORIA PSICOSSEXUAL.
Freud, “Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância”.
Psicologia da Educação (Filosofia)
CHARCOT E A HISTERIA JEAN MARTIN CHARCOT NASCEU EM PARIS 29/11/1825
Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga/Psicopedagoga CPR: 09/3981
Movimento Psicanalítico ALUNAS: Lívia Maria Maria Enilce Nora Neide Regina Vasser Sueli Tomaz.
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE.  Algo que provoca um desarranjo, uma desordem na área psíquica do indivíduo, são distúrbios relacionados a uma resposta.
Psiquiatria Conceito Relações c/ outras ciências Nosologia Psiquátrica
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
Senso moral e consciência moral
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
A psicologia médica no ensino e na assistência do HUCFF Profa. Carla de Meis.
O que seria então Personalidade?. A personalidade é uma estrutura interna, formada por diversos fatores em interação. Não se reduz a um traço apenas,
FREUD E RELIGIÃO. Sigmung Freud ( ) Nasceu a 6 de maio de 1856, em Freiberg, hoje Tchecoslováquia; Adota a hipnose como técnica Terapêutica; 1895.
Apresentação Multimédia #26 Tema v | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA capítulo 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
Universidade Católica de Goiás
PERSONALIDADE => origina-se do latim “persona”.
O PENSAMENTO ANTITÉTICO EM FREUD
Carlos Eduardo Rodrigues
O Surgimento da Psicanálise
Apresentação Multimédia #28 Tema V | Problemas e conceitos teóricos estruturadores da psicologia Capítulo 1 | Os grandes autores da história da psicologia.
Patologia Prof. Diógenes Lopes.
→ Os técnicos que intervêm na esfera psicológica
História do Corpo Alguns momentos.
Behaviorismo Radical e Prática Clínica
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
A TEORIA PSICANALÍTICA
Psicanálise.
TEORIAS DA PERSONALIDADE Personalidade= o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
Conceitos Psicanalíticos
Caráter e Personalidade
O CORPO NO SINTOMA HISTÉRICO
DISCIPLINA: MÉTODOS PROJETIVOS DE AVALIAÇÃO
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará
OBJETIVO: 1.Produzir um novo estilo de vida (Vida Super Abundante) 2.Reprogramar suas crenças limitantes e potencializar suas crenças (Eliminar Entraves.
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Teorias e Técnicas psicoterápicas
Noção de filosofia..
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
1.1. Antropologia Criminal versus Escola Clássica do Direito Penal
Elaboração do luto Lidiane Valle Psicóloga – CRP Graduação - PUC/MG Pós Graduação MBA - FGV Coaching e Self Coaching – Instituto Brasileiro de.
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
“O PENSAMENTO CRIADOR” Palestra Pública Baseado no livro “Mecanismos da Mediunidade” pelo espírito André Luiz.
O Ser Humano Multidimensional. Aura, Chacras e Corpos Sutis. .
Teoria psicossexual do desenvolvimento humano
Ciência da vida mental Consciência
A descoberta do inconsciente
 Com o reconhecimento da Psicologia como ciência (1879), a psicoterapia foi reconhecida como método que possibilita conhecer em profundidade o funcionamento.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
O caso Elisabeth von R. (1892)
O ser humano apreende a realidade com sua capacidade cognitiva e com sua mente emocional. Outra forma de percepção do mundo se dá com os vínculos emocionais.
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
MOVIMENTO ESPIRAL NO DESENVOLVIMENTO MENTAL
Neurociências e a complexidade cerebral na sala de aula
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

Método psicanalítico

A psicanálise inicia-se com estudo e tratamento da HISTERIA HISTERIA (do grego hysteros = útero): durante muito tempo considerada uma doença exclusivamente feminina (Hipócrates, 460– 377 a.C., pensava que a causa da histeria fosse um movimento irregular de sangue do útero para o cérebro)

Histeria era uma doença nervosa de sintomatologia variável CHORO OU RISOS EM EXCESSO CONTORÇÕES OU MOVIMENTOS DESCONTROLADOS DEMAIOS, PARALISIA CONVULÇÕES CEGUEIRA E SURDEZ TEMPORÁRIA.

Freud formou-se em Medicina e especializou-se no tratamento de perturbações neuróticas (tais como a cegueira e a paralisia) NEUROSE = conceito criado pelo médico escocês William Cullen em 1787 para indicar "desordens de sentidos e movimento" causadas por "efeitos gerais do sistema nervoso".

O interesse de Freud pela neurose surge a partir de seu encontro com Charcot, um médico francês que usava a hipnose para induzir e examinar os sintomas histéricos.

Enigma encontrado por Charcot: A histeria é uma doença funcional, há uma disfunção nervosa e não uma lesão; Não é uma lesão e não é uma mentira, a histeria não é orgânica, mas é verdadeira como as outras doenças;

Freud começou a explorar possíveis causas psicológicas da histeria: a histeria seria uma manifestação do inconsciente. Freud começou a ver a histeria e as neuroses como sintomas de inibições inconscientes.

Primeira tópica do aparelho psíquico

A grande revolução da psicanálise não é a descoberta do inconsciente, mas a afirmação de que este domina a nossa vida psíquica – é a realidade psíquica fundamental. vários processos mentais inconscientes interagem determinando, sem que nos apercebamos pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Processos mentais inconscientes Pulsões Memórias reprimidas pelo processo de recalcamento

Processos mentais inconscientes Pulsões

Processos mentais inconscientes Recalcamento

Processos mentais inconscientes Processo psíquico inconsciente que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma ideia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma.

Pressuposto freudiano: Determinismo psíquico TUDO O QUE É HUMANO TEM UM SIGNIFICADO. NADA DO QUE SE PASSA NA MENTE É PRODUTO DO ACASO. TODO O EVENTO MENTAL É DETERMINADO PELA INTENÇÃO CONSCIENTE OU INCONSCIENTE QUE O PRECEDEU

Freud, numa primeira fase recorre à hipnose como meio de explorar o inconsciente. O método para eliminar os sintomas consiste em dar ao paciente, sob hipnose, uma sugestão que remova o distúrbio. A hipnose apresentava alguns problemas: Nem todos os pacientes eram facilmente hipnotizáveis A cada sessão os pacientes iam desenvolvendo resistências mais fortes Apenas elimina o sintoma, mas não remove a causa (outros sintomas apareciam mais tarde)

Método Catártico Um tratamento inovador, a cura pela palavra. Freud propõe, então, que se empregue um método elaborado por Joseph Breuer. Um tratamento inovador, a cura pela palavra. Pela associação de palavras, remontava-se à pré-história psíquica da doença a fim de que pudesse ser localizado o acontecimento traumático que originou o distúrbio para que as recordações e os sentimentos reprimidos pudessem ser libertados. Isso levaria à eliminação dos sintomas

Freud desenvolveu então um método de tratamento que possibilitava e “exigia” que o paciente falasse acerca de si mesmo livremente, de modo a fornecer pistas que permitissem desocultar as memórias enterradas no seu inconsciente.

..\Freud e o Significado dos Sonhos.mp4