TECIDOS Histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização dos organismos
Advertisements

Sistema Cardio-vascular Constituição. Sistema Cardio-vascular Coração Vasos sanguíneos Sangue.
L2 O neurónio e a transmissão nervosa CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
Sistema Circulatório Centro Educacional Prof. Samuel Prof. Christopher A. S. Souza
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
Sistema Cardiovascular !. O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes,
SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF. EDUARDO. Tipos de sistemas circulatórios: A) ausente: Poríferos, cnidários, platelmintos e nematelmintos e equinidermos. B)
Sistema Muscular.
Sistema circulatório.
Sistema Cardiovascular
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
Defesas do organismo no combate aos micróbios
Tecido Epitelial. Tecido Epitelial Microvilosidades Aumentam a superfície de contato com as substâncias Tecido Epitelial Microvilosidades Aumentam.
Conteúdo Pág. 94 à 103. Conteúdo Pág. 94 à 103.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Fisiologia do Sistema Sanguíneo: Tecido Hematopoiético e Sangue
Tecido nervoso.
Sistema Linfático Marcus Ferrassoli.
Sistema Respiratório Marcus Ferrassoli.
SISTEMA LINFÁTICO Página 132.
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Leucócitos ou Glóbulos Brancos
HISTOLOGIA Página 111.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Página 122.
Histologia Animal.
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
Sistema Muscular.
SISTEMA DE CADASTRAMENTO DE DOADORES DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA
Tecido Epitelial e Conjuntivo
Tecidos Muscular e Nervoso
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
Histologia Humana.
Estudo dos tecidos.
Tecidos epitelial, muscular e nervoso - Exemplos e características
Corpo Humano Aula: 01 Professor: Oldair José Tavares Pereira.
Maria Aparecida Donangelo
Lipídios Prof. Marcelo Correa.
Os tecidos.
ANATOMIA HUMANA ADRIANA LOURENÇÃO
QUIZ DE CIÊNCIAS.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Transporte de nutrientes e oxigénio até às células
Características gerais dos seres vivos
Professora: Luciana Ramalho 2018
Tecido Muscular.
A biologia apresenta Anatomia e Fisiologia Humana Parte III.
O que você deve saber sobre
TERCIDO EPITELIAL.
Sangue Vera Andrade, 2017.
SISTEMA LOCOMOTOR OSSO-MÚSCULO-NEURÔNIO
Tecido Adiposo Unilocular (Adulto) Multilocular (Fetal)
Fisiologia do Sistema Respiratório
Diferenciação  Expressão diferencial de genes, onde grupos de células que passaram por uma ativação de determinados genes ou de conjuntos de genes começam.
O SANGUE.
Hemocitopoiese 1.
Bloco 09- O sistema cardiovascular-Sangue
TECIDO CONJUNTIVO Classificação Denso Frouxo Modelado Não-modelado
Sistema Hematopoiético
Prof.ª: Esp. Leidiane Campos Barcelos
Sistema Circulatório Sangue – constituintes e respectivas funções;
Estudo dos tecidos.
Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células.
Histologia Animal Definição: estudo dos tecidos (conjunto de células diferenciadas e adaptadas à uma determinada função) em animais. Tipos básicos de Tecidos.
1. É função do tecido epitelial:
Revisão para o teste de Ciências
IMUNIDADE INATA NÃO INDUZIDA
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Professora: Luciana Ramalho 2019
Transcrição da apresentação:

TECIDOS Histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano. Os tecidos são formados por grupos de células de forma e função semelhantes. Os tecidos de nosso corpo podem ser classificados em tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.

TECIDO EPITELIAL Denominado por epitélio, é formado pelo conjunto de células semelhantes e justapostas. Com pouca ou nenhuma substância intercelular (ou matriz extracelular). Ausência de vascularização e terminações nervosas. Grande capacidade de renovação celular. Sua função principal é proteger o corpo contra a penetração de microorganismos substâncias químicas e agressões físicas.

A pele é um órgão

Melanina: Proteína responsável pela coloração da pele Melanina: Proteína responsável pela coloração da pele. A melanina protege a pele da ação dos raios ultravioletas do Sol. Queratina: Outra proteína importante na pele. Além de impermeabilizá-la, protege contra agressões externas, tais como choques mecânicos, ventos, chuvas e até de micróbios.

TECIDO MUSCULAR Com células de forma alongada, com função de contração e distensão denominadas fibras musculares ou miócitos.

Classificação dos tecidos musculares: Muscular Liso: De contração involuntária. Presente no esôfago, intestino, vasos sangüíneos e útero. Muscular Estriado Esquelético: De contração voluntária. Presentes nos órgãos ligados à estrutura óssea, permitindo a movimentação do corpo. Muscular Estriado Cardíaco: De contração involuntária. Faz parte do miocárdio (musculatura do coração), que mantém a circulação do sangue no corpo.

TECIDOS CONJUNTIVOS Apresentam elevada quantidade de substância intercelular. As células que constituem esse tecidos possuem formas e funções bastante variadas. Trata-se, portanto, de um tecido com diversas especializações.

Tipos de tecidos conjuntivos I. TCPD (tec. conjuntivo propriamente dito): Caracteriza-se pela presença abundante de substância intercelular. Função: preencher os espaços entre os órgãos.

II. Tecido Adiposo: Formado por células adiposas ou adipócitos. Podem apresentar-se em grupos ou isoladas. É o depósito de gorduras do corpo. Função: termorregulação; reserva energética; proteção contra impactos e modelação do corpo.

III. Tecido ósseo: é formado por células e matriz mineralizadas, rica em cálcio e colágeno. É rígido e resistente. Formado por células denominadas osteócitos. Função: suportar pressões para exercer a função de proteção de órgãos internos, principalmente os órgãos vitais, como fazem as caixas craniana e torácica. Forma um sistema de alavancas para aumentar a força muscular.

IV. Tecido Cartilaginoso: Não há vascularização IV. Tecido Cartilaginoso: Não há vascularização. Ainda, é um tecido liso, rígido e ao mesmo tempo elástico, devido às suas propriedades. Formado por células denominadas condrócitos. Encontra-se nas fossas nasais, traquéia, brônquios, extremidade das costelas, revestimento de articulações, ponta do nariz, orelha externa etc. Função: Sustentação e revestimento de articulações.

V. Tecido sanguíneo O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que pode ser dividido em duas partes: plasma ( parte liquida) e célula sanguineas (elementos figurados do sangue). Plasma Sua composição química básica é água, sais minerais e proteínas. Células Existem basicamente dois tipos de células sanguineas, os eritrócitos (hemácias ou glóbulos vermelhos) e os leucócitos (ou gl. Brancos) . As plaquetas não são células e sim fragmentos delas (restos). Possuem substâncias ativas no processo de coagulação sangüínea.

Hemácias São anucleadas, possuem aspecto de disco, são ricas em hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio. São produzidas na medula óssea vermelha. Duram cerca de 90 a 120 dias no sangue, quando então são removidas pelo fígado e baço.

Leucócitos São células sanguíneas envolvidas com a defesa do organismo. Essa atividade pode ser exercida por fagocitose ou por meio da produção de proteínas de defesa, os anticorpos. Podem se formar na medula óssea e em órgãos como baço e amígdalas. Duram apenas algumas horas na corrente sanguínea.

Plaquetas Formam-se na medula óssea. Coagulação do sangue: Após a ruptura de uma vaso sanguíneo, o sangue flui através da zona lesionada. As plaquetas agrupam-se e ajudam a fechar a ferida.

As plaquetas e as hemácias ficam retidas em uma rede de proteínas, constituindo o coágulo. O coágulo evita a entrada de bactérias e substâncias tóxicas e a saída do sangue.

TECIDO NERVOSO Formado por células denominadas neurônios, responsáveis pelos impulsos nervosos. As sinapses são regiões de conexão química estabelecidas entre um neurônio e outro; entre um neurônio e uma fibra muscular ou entre um neurônio e uma célula glandular.

Neurônio