Curso Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISPACTO DO ESTADO DA BAHIA 2015
Advertisements

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO – RAG 2015 ANEXO 1 Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária do ano de 2015 Fundo Estadual de Saúde UG
CIR LITORAL NORTE Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Pactuação Interfederativa 2017 a 2021
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Orientadora: Erica Almeida Coelho
AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2016.
Universidade Federal de Pelotas
Orientadora Lenise Cecilio
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especializanda: Katia Pérez Guerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Modalidade a Distância
Carolina Aquino Alves Faria
QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL EM SAÚDE Instrumentos de Planejamento em Saúde Paraíba / Agosto 2017.
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Alexey Romero Terrero Orientadora: Alexandra Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Dra .Oslaydi Lopez Lopez Pelotas, 2015
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
INDICADORES DE SAÚDE.
notificações no SINAN no Eduardo Viegas da Silva
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA E DE COLO DE UTÉRO EM MULHERES DE 25 A 69 ANOS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PROFESSOR ANTONIO FRANCISCO AREIAS.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
3º Quadrimestre e Acumulado 2016
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Pactuação Interfederativa 2017 a 2021
Instrumentos de Planejamento do SUS
É Possível avaliar se a Saúde de Assis vem melhorando, a partir da análise do Orçamento e do Planejamento?
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
PRAZOS E PROVIDÊNCIAS DA GESTÃO MUNICIPAL DE SAÚDE
Saúde da Criança.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública Correção lista de exercícios.
Transcrição da apresentação:

Curso Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão Roteiro para elaboração da Programação Anual de Saúde (PAS) e do Relatório Anual de Gestão (RAG) Curso Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão 32º Congresso COSEMS/SP

PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DA PAS E DO RAG Identificação da SMS, do Gestor, do Município, da Região de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde/CMS, do Fundo Municipal de Saúde e do Prefeito em exercício; Para cada Prioridade do PMS, avaliar as Diretrizes, Objetivos e Metas que se pretende realizar; Escrever um Diagnóstico resumido da Saúde no município, utilizando como referência o PMS ou o RAG do ano anterior;

Continuação Transcrever as diretrizes e objetivos colocados no PMS que vão ser cumpridas em 2019; Para cada meta colocada no PMS especificar o quanto desta pretende realizar em 2019; Transcrever os indicadores definidos no PMS para mensurar as metas; Descrever as ações que vão ser realizadas em 2019 para atingir cada meta anualizada;

Continuação Indicadores nacionais (SISPACTO 2017-2021) Para cada indicador, apontar a meta anual e descrever as ações que serão realizadas para impactar a meta •Mortalidade Prematura; •Proporção de registro de óbitos com causa básica definida; •Proporção de vacinas selecionadas do Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de dois anos de idade - Pentavalente (3ª dose), Pneumocócica 10-valente (2ª dose), Poliomielite (3ª dose) e Tríplice viral (1ª dose) - com cobertura vacinal preconizada;

Continuação •Proporção de casos de doenças de notificação compulsória imediata (DNCI) encerrados em até 60 dias após notificação; •Proporção de cura dos casos novos de hanseníase diagnosticados nos anos das coortes; •Número de casos novos de sífilis congênita em menores de um ano de idade; Número de casos novos de Aids em menores de 5 anos; •Proporção de análises realizadas em amostras de água para consumo humano quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez;

Continuação Razão de exames citopatológicos do colo do útero em mulheres de 25 a 64 anos na população residente de determinado local e a população da mesma faixa etária; Razão de exames de mamografia de rastreamento realizados em mulheres de 50 a 69 anos na população residente de determinado local e população da mesma faixa etária; •Proporção de gravidez na adolescência entre as faixas etárias 10 a 19 anos; •Proporção de parto normal no Sistema Único de Saúde e na Saúde Suplementar;

Continuação •Taxa de mortalidade infantil; •Número de óbitos maternos em determinado período e local de residência; •Cobertura populacional estimada pelas equipes de Atenção Básica; •Cobertura de acompanhamento das condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família (PBF); •Cobertura populacional estimada de saúde bucal na atenção básica;

Continuação •Número de ciclos que atingiram mínimo de 80% de cobertura de imóveis visitados para controle vetorial da dengue; •Proporção de preenchimento do campo “ocupação” nas notificações de agravos relacionados ao trabalho; •Realização de no mínimo seis grupos de ações de Vigilância Sanitária consideradas necessárias a todos os municípios no ano;

PAS As ações da PAS podem ser processuais (não precisam de recurso orçamentário específico) ou podem necessitar de recurso orçamentário para se concretizar. As ações que necessitam de recursos financeiros para custeio ou para investimento devem vir acompanhadas da subfunção orçamentária, da fonte de recursos, da estimativa de custo para sua concretização, de acordo com o PPA. Relatório com a Programação das Despesas Estimadas do FMS por Fontes e Subfunções, conforme a LOA de 2018;

RAG Produção Ambulatorial e Hospitalar e Produção da Atenção Básica (retirar do consolidado dos Relatórios Quadrimestrais) Análise da Execução Orçamentária do ano analisado.

OBRIGADA!!!! lidia@cosemssp.org.br