MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Advertisements

Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
INTRODUÇÃO Para Marshall a análise do funcionamento do sistema de mercado, para a determinação dos preços, começava com o estudo do comportamento dos produtores.
Empresas em Mercados Competitivos
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA
Profª. Paula Cares 3º período de Administração 02/06/2011
TEORIA DA PRODUÇÃO.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Macroeconomia
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Macroeoconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida 17/6/2003.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira Carmen Freitas 16/10/2003.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Sumário, aula 6 1) Mercado Curva da Procura Curva da Oferta
Economia Internacional I Versão Provisória 1º Draft
Vantagem Absoluta e Comparativa
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Fundamentos de Economia
Tomando Decisões (Cap. 7)
CAPÍTULO 8 A FORMAÇÃO DE PREÇOS.
Economia e Gestão Financeira
Revisão da 3ª aula.
Aula Tópicos Especiais Gestão Estratégias de Custos e Mercados
Teoria Neoclássica Duas Estruturas de Mercado Extremas
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Mercados perfeitamente concorrenciais Prof. Jorge Mendes de Sousa
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Monopólio.
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia Aplicada.
MICROECONOMIA Aula 9 – Monopólio: hipóteses e funcionamento de mercado e os resultados da firma monopolista.
Aula 10: Custos de Produção
Capítulo 13 Os Custos da Produção I.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
MICROECONOMIA Aula 7 – Análise da Teoria da Produção.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Procura Agregada Soma das procuras individuais.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Alterações do rendimento e preços O que acontece ao óptimo quando o rendimento se altera? Os preços mantêm-se constantes.
11Universidade da Madeira1 Economia do Trabalho Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Introdução à Microeconomia
Introdução à Microeconomia
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida 6/5/2003.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Função de produção Existe só um output. É a fronteira superior do CPP. Os factores aparecem agora com valores positivos.
Introdução à Microeconomia
Introdução à Macroeconomia
Teoria Básica de Oferta e Demanda
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Apresentação da Cadeira.
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Manuel Oliveira.
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
Introdução à Microeconomia
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Prof. João Carlos Bragança
Produção Aula 8.
C USTOS DE P RODUÇÃO. Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância.
Copyright©2004 South-Western 14 Empresas em Mercados Competitivos.
Custo de Produção Aula 9.
Objetivo da Firma A teoria do consumidor busca compreender como o indivíduo forma a demanda, tanto individual quanto total, e como consegue maximizar a.
Prof. Marcelo Santana Silva MICROECONOMIA TEORIA DOS CUSTOS 1 Introdução Custo de oportunidade X Custos Contábeis Conceito de Externalidade Custos de Curto.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Transcrição da apresentação:

MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira

Relembre da Introdução à Microeconomia

Nessa cadeira pedimos-lhe que pensasse que é um produtor e vai decidir quanto quer produzir e vender Suponha que está num mercado de concorrência perfeita. A quantidade que você oferece não altera o preço. Explique como. Você vai maximizar o lucro O pior que lhe pode acontecer é não produzir e ter que pagar os custos fixos, ou seja ter um prejuízo igual aos custos fixos. Justifique.

Mas o que é o lucro? Em contabilidade, é a diferença entre as receitas menos os custos adequadamente imputados aos bens vendidos. Na teoria económica, é a diferença entre as receitas das vendas e o custo de oportunidade total dos recursos envolvidos na produção dos bens.

No nosso exemplo Receita Calcule a receita média E a receita marginal p X q Calcule a receita média E a receita marginal

Graficamente

Se o preço for p. Faça uma análise custo benefício para saber quanto deve produzir O preço p por cada unidade vendida Custo O custo marginal por cada unidade produzida. Para produzir o custo não pode ser superior ao benefício logo o custo marginal não pode exceder p

Num gráfico

No óptimo P = CMa CMa crescente Condição de não encerramento.

Confirmação

Condição de não encerramento

Curva da oferta de curto prazo Y tal que Se y = 0 nos outros casos

Graficamente

Curva da oferta de longo prazo Y tal que Se y = 0 nos outros casos

Graficamente