Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Advertisements

AS LUTAS OPERÁRIAS.
Revolução Industrial( )
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Revolução Industrial Reações dos trabalhadores, defensores da nova ordem e reações ao capitalismo.
“O INÍCIO DO CAPITALISMO MODERNO”
Professor Edley
A MODERNIZAÇÃO DA INDUSTRIA NA 2º METADE DO SÉCULO XIX HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL.
AS LUTAS OPERÁRIAS.
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Ramilson.
O que foi a Rev. Industrial?  Denomina-se Revolução Industrial as transformações econômicas ocorridas na Inglaterra no Séc. XVIII. └ Os Artigos passaram.
A ORIGEM DA ORGANIZAÇÃO OPERÁRIA NO BRASIL ?. LUTA OPERÁRIA NO PERÍODO IMPERIAL Um dos primeiros protesto ocorreu no Porto de Salvador, na época.
Tenentismo, 18 do Forte de Copacabana e Coluna Prestes Nomes: Agatha Schaefer, Amanda Dockhorn e Ana Carolina Viçosa Turma: 993 Professora: Rafaela Rech.
IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais.
Revolução Industrial Século XVIII. INGLATERRA Rica Burguesia Lei dos cercamentos Êxodo rural Localização Geográfica Reserva de carvão mineral.
A vida urbana e a velocidade do cotidiano As revoluções estudadas promoveram muitas mudanças na sociedade, muitas delas podem ser observadas ainda hoje.
Revolução Industrial A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média.
EUROPA SÉCULO XIX 1a. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLATERRA MERCADOS GOVERNO LIBERAL BURGUESIA INDUSTRIAL CERCAMENTO -> OPERÁRIOS TRANSPORTE = NAVIOS.
Discutindo Gênero: Memória e Identidade das Mulheres vítimas de violência no Vale do Jiquiriçá/Bahia Cátia Farago – Coordenadora Geral do Sinasefe.
ENEM 2016 Prof. Pizzolatto. Em 1881, a Câmara dos Deputados aprovou uma reforma na lei eleitoral brasileira, a fim de introduzir o voto direto. A grande.
Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.
O Antigo Socialismo “O homem não é uma ilha”
Revolução Industrial Prof. Dalton Jr..
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
0s sete Principios do Cooperativismo
As novas conquistas sociais (Leis Trabalhistas)
A Era Vargas.
As Revoluções Industriais
GEOGRAFIA 9º ANO Prof. Gustavo Macieira.
PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
O PENSAMENTO LIBERAL E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: DESENVOLVIMENTO E CRÍTICA AULA 26.
CEMA 8ºS ANOS A/B Profª Tatiane
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
CEMA 8ºS ANOS A/B Profª Tatiane
O MOVIMENTO OPERÁRIO Acreditou-se que este movimento tinha o potencial de acabar com o sistema capitalista. IDEIAS SOCIALISTAS: Desigualdade social e concentração.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
A PRIMEIRA REPÚBLICA.
Revolução Industrial Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
O Comunismo aplicado a um país rural p
História do Voto No Brasil
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Revoluções e Estados liberais conservadores
Calendário Eleitoral E suas principais mudanças para 2016
Doutrinas sociais do século XIX
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
70. Pioneirismo inglês: Capitais acumulados (colônias, acordos comerciais na Europa). Disponibilidade de mão-de-obra (cercamento dos campos – “enclosures”).
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Revolução Industrial Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
BRASIL REPUBLICANO Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com.
De qual Salvador estamos falando?
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
Para possibilitar uma formulação única do sistema cooperativista, em 1995, por ocasião do Congresso da Aliança Cooperativa Internacional - ACI em Manchester,
Revolução Industrial Prof. Douglas Barraqui
O Movimento Feminista Movimento de organização de mulheres lutando por condições dignas de existência.
Com base em apresentação de Heloisa Buarque de Almeida e textos:
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof°TCHÊ.
Transcrição da apresentação:

Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Quais as perdas que a nova sociedade do trabalho impôs ao homem e à mulher? 1 – Imposição de uma nova concepção de tempo. 2 – Passam a ser uma mera engrenagem do processo. 3 – A relação patrão-operário(a) é puramente mercantil. 4 – Perda do habitat tradicional. Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

A classe trabalhadora na Inglaterra em meados do século XIX 1839 – dos 419.590 operários, 192.887 tinham menos de 18 anos e 242.996 eram do sexo feminino. Mulheres: vítimas de assédio sexual por parte dos patrões. Quando pariam, voltavam à fábrica 3 a 4 dias após o parto. Crianças: a partir dos 09 anos eram iniciadas nas fábricas e suas jornadas variavam entre 6h e 16h por dia. Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Formas de Resistência Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

O Ludismo na Inglaterra O que foi? Um movimento dos quebradores de máquinas. Quando ocorreu? Últimos anos do século XVIII e os primeiros do XIX. Qual a eficácia? Adiou a generalização da mecanização. Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

O Cartismo na Inglaterra O que foi? Um dos primeiros movimentos a reivindicar a participação política do operariado e defender a criação de leis em prol da classe. Quando ocorreu? Entre as décadas de 30 e 40 do século XIX. Origem do nome? A Carta do Povo   Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com A Carta enviada ao Parlamento Inglês continha as principais exigências: O voto universal*.  A igualdade entre os distritos eleitorais. O voto pela cédula (voto secreto) . A eleição anual. O pagamento de salário aos membros do Parlamento. A abolição da qualificação segundo as posses para a participação no Parlamento.  Fim das Work Houses*. A limitação da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

Workhouses (Casas de Trabalho) As workhouses  Workhouses (Casas de Trabalho) As Casas de Trabalho . Segundo a Lei dos Pobres adotada, em 1601/1834, só era admitida uma forma de ajuda aos pobres: o seu alojamento em casas de trabalho com um regime prisional; os operários realizavam aí trabalhos improdutivos, monótonos e extenuantes; estas casas de trabalho foram designadas pelo povo de "bastilhas para os pobres". Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com A 2ª metade do século XIX Surgem as trade unions: embriões dos futuros sindicatos. No plano teórico: publicação do Manifesto Comunista (1848) Fundação das Associações Internacionais dos Trabalhadores (AIT). Estudaremos no Capítulo 6 do Livro da Rede. Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com