MESOPOTÂMIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A MESOPOTÂMIA “ TERRA ENTRE RIOS ”.
Advertisements

Capítulo 5 As relações de poder na Mesopotâmia; A vida sob as ordens do rei; Babilônia; cidade real e religiosa.
Mesopotâmia Prof. Samuel Lopes.
A Mesopotâmia: terra entre rios
Mesopotâmia.
MESOPOTÂMIA.
Formaram o primeiro Exército organizado e. MESOPOTÂMIA A palavra Mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Essa região localiza-se.
DA PRÉ-HISTÓRIA ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
“Arte Mesopotâmica e a Arte Egípcia ” Prof° Joyce de Sousa História da Arte Módulo 2 – Escola Quarup.
DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO
Processo de Urbanização Prof. Guilherme Silva. * Estabelecidas próximas ao leito de grandes rios; * Região do “Crescente Fértil”;
MESOPOTÂMIA.
Terra entre rios..
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
Depois de Babel, que simboliza o máximo do pecado, Deus intervém, dando início à história da salvação. Escolhe Abraão e seus descendentes. Liberta-os da.
ANTIGUIDADE ORIENTAL E OCIDENTAL PROF- GIOVANNA RIBAS.
O DIREITO DOS POVOS SEM ESCRITA Autora : Flávia Lages Castro
Mesopotâmia Profª. Karoline de Oliveira Rebouças.
As Civilizações dos Grandes Rios
Mesopotâmia: Terra entre Rios
Mesopotâmia.
Formaram o primeiro Exército organizado e
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS – 2 TRIMESTRE
Mesopotâmia Terra entre rios.
Hebreus, Fenícios e Persas
Grandes Civilizações do mundo antigo
As Grandes Civilizações
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS Profa. Ana Cláudia.
Mesopotâmia Etimologia: Grego: Meso = meio / entre + Pótamos = rio
As Sociedades Orientais
Hebreus A Bíblia foi traduzida em mais de 1435 línguas e dialetos, formou três religiões universais e é o livro mais vendido. Está dividida em duas partes:
A Antiguidade Oriental
Trigonometria.
Paula Graciele carneiro
PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES:
DIREITO NA ANTIGUIDADE
PARÁBOLA DO CASTIGO E EXÍLIO DE JUDÁ
A MESOPOTÂMIA.
EGITO.
A FORMAÇÃO DA EUROPA FEUDAL
Civilizações Orientais
COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS
EGITO.
Idade Média: “Bárbaros”, Império Carolíngio e Império Bizantino
Mesopotâmia.
Mesopotâmia.
A liberdade guiando o povo
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O ANTIGO EGIPTO HISTÓRIA_2007.
Primeiras Civilizações
Grécia Antiga.
Frente 2 – Módulo 2 – Página 346
Mesopotâmia.
O Intrigante Iraque.
Hinduísmo.
EGITO OBJETIVOS: -O conhecimento do Egito Antigo permite analisar algumas ideias preconceituosas em relação à África, baseadas no etnocentrismo. forte.
Mesopotâmia. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES: Professora: Janaína Vargas
ROMA E GRÉCIA ANTIGA Civilizações Clássicas.
A NÚBIA E O REINO DE KUSH Professora: Janaína Vargas 6° ano CAESP.
Cidades, reinos e impérios Aula 2 - Mesopotâmia
O Intrigante Iraque.
OS REINOS AFRICANOS.
História/6ºA Profª Tatiane
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Egito Antigo.
Introdução à História.
África antiga: Egito e Núbia
As Civilizações Hidráulicas
GRÉCIA CAPÍTULO 4.
Oriente próximo SOCIEDADES, REINOS E IMPÉRIOS
Transcrição da apresentação:

MESOPOTÂMIA

Introdução Mesopotâmia – Região entre os rios Tigres e Eufrates. Atual Iraque. A região era, a princípio, passagem de povos nômades, alguns desses povos se estabeleceram e formaram as várias sociedades. Controle das águas – Foi o primeiro grande desafio dos povos da Mesopotâmia.

SUMÉRIOS E ACÁDIOS (3500-2000 a.C.) Não possuíam unidade política. Não existia um Estado organizado. Organização política – Cidades-Estados. Líder – Patesi – representante dos deuses. Foram os primeiros a fazer obras hidráulicas. Dedicaram-se ao comércio. Desenvolveram a escrita cuneiforme. Rivalidade entre as cidades sumérias – Facilitou a invasão dos acádios. O domínio das cidades sumérias levou a unificação e a criação do império acádio. Em 2180 a.C. O império acádio foi invadido e os sumérios voltaram a ter autonomia. 2000 a.C. – invasão dos amoritas.

Primeiro Império Babilônico (2000 – 1600 a.C.) A cidade da Babilônia era a capital do Império. Apogeu – Governo de Hamurabi (1728-1686 a.C.) Código de Hamurabi – Primeiro código de leis escritas. Lei de Talião – “Olho por olho, dente por dente” Algumas penas variavam de acordo com a posição social Legislava sobre assuntos variados – De leis trabalhistas até o adultério.

IMPÉRIO ASSÍRIO (1300-612 A.c.) Eram povos militaristas – O primeiro exército regular da história. A guerra era a forma de conseguir recursos e escravos. Vários povos foram dominados, inclusive, os egípcios. A invasão dos caldeus e medos deram fim ao domínio assírio.

Segundo Império Babilônico (612 – 539 a.C.) Apogeu do Império – Governo de Nabucodonosor. Conquista do reino de Judá Cativeiro da Babilônia – Impuseram a escravidão ao povo hebreu. Construção da Torre de Babel – (Zigurate de 215 m de altura) e dos Jardins Suspensos da Babilônia, uma das maravilhas do mundo antigo. A invasão dos persas em 539 a.C. marcou o fim do império.

ECONOMIA, SOCIEDADE E RELIGIÃO Modo de Produção asiático – Terras pertencentes ao Estado – Servidão coletiva. Além da agricultura, o comércio, também foi importante. Classes sociais privilegiadas – sacerdotes, aristocratas, militares e comerciantes. Monarca – Visto como representante de deus. Religião politeísta – os deuses personificavam as forças da natureza ou sentimentos. Anu (céu), Shamash ( Sol), Isthar (amor e guerra) A terra era povoada por espíritos – maus e bons. Acreditavam em gênios, demônios, adivinhações e magia. A astrologia foi desenvolvida com os 12 signos do zodíaco.

ARTES E CIÊNCIAS A arquitetura foi a grande contribuição artística da mesopotâmia – construção de templos e palácios. Os Zigurates – templos utilizados como santuário ou observação astronômica. Escrita cuneiforme – Acabou sendo adotada por todos os povos da mesopotâmia. Desenvolvimento da astronomia, da álgebra e da geometria.