Prevenção e controle da malária Marcelo Urbano Ferreira Departamento de Parasitologia Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo www.icb.usp.br/~muferrei.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CPF Clique para adicionar texto.
Advertisements

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
Identificação de Áreas de Maior Vulnerabilidade para Ocorrência e Dengue na Estação de Transmissão 2010/2011 com vistas a subsidiar a intensificação das.
O QUE É O PRODAFISC.
Suínos.
Especialização da Justiça nos Estados Brasileiros
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.

Cuidar da pessoa atingida pela Hanseníase
2 Situação antes do Gás Legal 1.Problemas graves de segurança para a população. 2.Desconhecimento geral da situação. 3.Inércia/conformismo. 4.Desorganização.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
Prevenção e controle da malária Marcelo Urbano Ferreira Departamento de Parasitologia Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.

Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
REUNIÃO REGIONAL NORDESTE 2° CICLO CONTROLE METROLÓGICO DE CRONOTACÓGRAFOS São Paulo 12 de julho de Camila Herzog Koch- Superintendente Surrs.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Gestão de medicamentos
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
FELIZ NATAL!!! Para Todos! Paz! Alegria! Amor!.
Recursos humanos no SUS: o patinho feio do sistema Edson de Oliveira Andrade Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
Apresentação Mudanças nas Alíquotas de ICMS e Criação do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza - FECOEP
A Century 21 Be Happy nasce do sonho de trazer para Niterói e Leste Fluminense um modelo comprovado de sucesso em todo o mundo e um novo formato de transação.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Relatório das Visitas Técnicas aos Ambulatórios das DR’s Parecer técnico sobre a continuidade dos serviços de saúde dos Ambulatórios da ECT e apresentação.
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
COORDENAÇÃO-GERAL DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E ANÁLISE CONTÁBIL - COGEF.
Fórum Sobre Segurança Cidadã Quarta clinica BID Sistema Penitenciário Brasileiro Estatísticas Gerais.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Projetos estratégicos COGEF ARP – Aceleração da Realização dos Projetos Produto 6.09: "Sistemas Integrados de Planejamento e Finanças" ARP – Aceleração.
Resultados das Políticas Públicas no Câncer de Colo Uterino Maria Inez Pordeus Gadelha São Paulo – 28 de setembro de 2016.
INDICATIVO DE REVISÃO TARIFÁRIA:
Benefícios de se tornar empresário Abril/2017.
Pagamentos em atraso em 2016
Racionamento de água Abril/2017.
Avaliação do Natal de 2016 Pesquisa especial de fim de ano.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E ENFRENTAMENTO DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE BRASÍLIA, 26 DE JANEIRO DE 2017.
Diagnóstico da criminalidade no Brasil -lesões corporais e seqüestros-
Diagnóstico da criminalidade no Brasil -roubos e furtos de veículos-
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
A Organização dos espaços no País
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços SEMINÁRIO: EMPREENDER PARA CRESCER ! O Setor de Academias de Ginástica, Musculação,
CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SP
Superintendência de Saúde e Filiais
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Remuneração dos docentes em exercício na educação básica: um pareamento das bases de dados do Censo Escolar e da RAIS Brasília-DF | Junho 2017.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
SICONV – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
- SITUAÇÃO ATUAL DA AUDITORIA FISCAL DO TRABALHO EM SÃO PAULO - A FISCALIZAÇÃO DA LEI DE COTAS: DADOS DE 2017 Reunião da Câmara Paulista para a Inclusão.
Transcrição da apresentação:

Prevenção e controle da malária Marcelo Urbano Ferreira Departamento de Parasitologia Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo www.icb.usp.br/~muferrei

Distribuição global da malária

Distribuição da malária no Brasil

Distribuição dos casos autóctones de malária em São Paulo entre 1990 e 1999

Registro de casos de malária - Amazônia Legal Período de 1976 a 2002* Fonte: GT-Malária/ASDCE\CENEPI/FUNASA *Dados de 2002 sujeitos a alterações FUNASA

Distribuição dos casos da malária e percentual de variação. Estados da Amazônia Legal, 1999 a 2002*. Fonte: Gerência Técnica de Malária/CENEPI/FUNASA * Dados sujeitos a alterações.

Classificação das áreas de risco para malária, segundo a incidência parasitária anual (IPA). Brasil 1999 e 2002*. AL PB PE RN DF AC AP AM BA CE ES GO MA MT MS MG PA PR PI RJ RS RO RR SC SP TO Alto risco Médio risco Baixo risco Sem risco Incidência Parasitária Anual (IPA) 1999 2002 Fonte: Gerência Técnica de Malária/CENEPI/FUNASA * Dados sujeitos a alterações. FUNASA

Percentual de variação de casos de malária Percentual de variação de casos de malária. Estados da Amazônia Legal, 1999 e 2002*. Fonte: Gerência Técnica de Malária/CENEPI/FUNASA * Dados sujeitos a alterações.

MALÁRIA: INTERNAÇÃO E ÓBITOS 1998: 19.263 1999: 21.166 2000: 21.298 2001: 14.751 2002: 11.500 ÓBITOS 1998:170 1999: 193 2000: 240 2001: 95 2002: 82

Medidas de proteção individual contra a malária   • Prevenção do contato com o vetor: uso de mosquiteiros, de repelentes e de telas nas janelas e portas dos domicílios • Combate aos mosquitos adultos: uso de inseticidas domésticos • Combate às formas aquáticas dos vetores: saneamento do peridomicílio • Medidas contra o parasita: diagnóstico e tratamento precoces, e quimioprofilaxia quando indicado • Educação sanitária

Medidas de proteção individual contra a malária   • Prevenção do contato com o vetor: uso de mosquiteiros, de repelentes e de telas nas janelas e portas dos domicílios

Medidas de proteção individual contra a malária   • Combate aos mosquitos adultos: uso de inseticidas domésticos • Medidas contra o parasita: diagnóstico e tratamento precoces, e quimioprofilaxia quando indicado

Medidas de proteção coletiva contra a malária • Prevenção do contato com o vetor: escolha de locais adequados para a construção das casas, proteção dos domicílios contra a entrada dos mosquitos (telas) e uso de mosquiteiros • Combate aos insetos adultos: uso de inseticidas de efeito residual nos domicílios e de nebulização espacial • Combate às formas aquáticas dos vetores: saneamento de criadouros, uso de larvicidas, controle biológico das larvas • Medidas contra o parasita: diagnóstico e tratamento precoces • Educação sanitária: treinamento de agentes comunitários de saúde no diagnóstico e tratamento da malária

Medidas de proteção coletiva contra a malária • Combate aos insetos adultos: uso de inseticidas de efeito residual nos domicílios e de nebulização espacial

Medidas de proteção coletiva contra a malária • Combate às formas aquáticas dos vetores: saneamento de criadouros, uso de larvicidas, controle biológico das larvas

Projeto Acre: dinâmica de transmissão da malária e aquisição de imunidade contra Plasmodium vivax em uma comunidade rural da Amazônia Brasileira FAPESP, CNPq, Ministério da Saúde