Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira

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Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira Apresentação de trabalhos científicos COMUNICAÇÃO Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira teixeira@upf.br Abril de 2008

Definitivamente não é uma conversa É como uma conversa? Pressupõe uma interação social entre os falantes e não simplesmente uma troca de atos verbais ou informações. Está relacionada com o preenchimento de determinados "papéis sociais" (professor, executivo, amigo, pai, etc.). Acontece sob influência de algumas condições psicológicas (nervosismo, tensão, ansiedade, etc. ). Tem sempre um propósito. Do contrário é energia desperdiçada. Envolve um certo grau de imprevisibilidade e criatividade. Envolve uma linguagem tipicamente oral, em oposição à uma linguagem literária. Definitivamente não é uma conversa

C O M U N I C A Ç Ã O O quê/quem mais está envolvido? Emissor: Motivação, Credibilidade e Desempenho Receptor: É fundamental conhecê-lo Mensagem: Conteúdo, Estilo e Estrutura Códigos: Comuns entre emissores e receptores C O M U N I C A Ç Ã O Canal de comunicação: Visual, auditivo, verbal, sensorial e pictórico Feedback: Saber ler o público Ruído: Elementos externos

Os minutos iniciais são decisivos A primeira impressão Platéia forma sua opinião sobre o apresentador nos instantes iniciais . Os minutos iniciais são decisivos Use-o para se apresentar Use-o para se organizar Mostre o que vai falar Mostre o que a audiência irá aprender O visual é como um anúncio Seu e da apresentação

Mantenha a simplicidade, crie empatia! Comece no horário! Algumas dicas Mantenha a simplicidade, crie empatia! Comece no horário! Tenha postura física correta. Expresse as mensagens instantaneamente. Seja você mesmo. Nenhuma técnica é mais importante que a sua naturalidade.

Fale com boa velocidade - nem rápido nem lento demais. Algumas dicas Fale com boa intensidade - nem alto nem baixo demais - sempre de acordo com o ambiente. Fale com boa velocidade - nem rápido nem lento demais. Fale com bom ritmo, alternando a altura e a velocidade da fala para manter aceso o interesse dos ouvintes.

Tenha um vocabulário adequado ao público. Algumas dicas Tenha um vocabulário adequado ao público. Cuide da gramática, pois um erro nessa área poderá comprometer a apresentação. Mas não se desespere.. ;-) Dê à sua fala início, meio e fim. Fale com emoção - demonstre interesse e envolvimento pelo assunto. Pronuncie bem as palavras - sem exagero.

Coloque-se no lugar das pessoas sentadas nos piores lugares; Algumas dicas Coloque-se no lugar das pessoas sentadas nos piores lugares; A apresentação deve ser vista e escutada de todos os pontos. As pessoas querem saber do que VOCÊ produziu cientificamente Utilize outros recursos para passar sua mensagem. http://www.espirito.org.br/portal/palestras/reinaldo-polito/

Cada gráfico, slide ou tela necessita comunicar um ponto único. Algumas dicas Cada gráfico, slide ou tela necessita comunicar um ponto único. Reduza a informação à sua essência para reforçar a mensagem. Deixe, também, muito espaço em branco. Um bom número é seis linhas de texto de seis palavras, por audiovisual (slide).

Apoio visual: todos os formatos e tamanhos; Algumas dicas Gráficos chamam a atenção: a informação escrita torna-se mais fácil de ser lembrada. Apoio visual: todos os formatos e tamanhos; As ferramentas utilizadas dependerão da audiência e da mensagem; Até mesmo cartazes, desde que bem feitos.

Atente para o contraste Algumas dicas Atente para o contraste Atente para o contraste

Algumas dicas Em locais onde existe luminosidade opte por fundos claros e letras escuras, facilita a visualização

Algumas dicas Em locais onde existe pouca ou nenhuma luminosidade opte por fundos escuros e letras claras, facilita a visualização

Algumas dicas As cores de fundo e de fonte devem estas situadas, em extremidades opostas da paleta de cores. Assim será gerado um contraste adequado.

Cuidado com os excessos Algumas dicas Cuidado com os excessos CORES Cuidado com os excessos - Cuidado com os excessos - Cuidado com os excessos - Cuidado com os excessos TAMANHO adequado

Cuidado com as fontes Preferencialmente fontes do tipo bastão; Algumas dicas Cuidado com as fontes Preferencialmente fontes do tipo bastão; Adequadas ao contexto: Depoimentos; Destaque para títulos; Adequado ao público alvo; Fontes “leves”; Que obedeçam a um padrão

Algumas dicas Fuja dos padrões!!!

Utilize recursos de multimídia Algumas dicas Utilize recursos de multimídia

Coloque-se à disposição para discutir teixeira@upf.br http://usuarios.upf.br/~teixeira/prod.htm