Aparelho Fonador A VOZ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
16 de Abril de o. Dia Mundial da Voz
Advertisements

FARINGE.
Fonética e Fonologia do Português
Introdução aos Estudos Linguísticos
Professor: Indíara Jorge Latorraca
HIGIENE VOCAL Fga. Cláudia C. Bruck Marçal.
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
Som: Ondas produzidas por corpos que vibram, que o nosso ouvido é capaz de captar e o nosso cérebro de identificar. (WISNIK, 2005, p.17)
CUIDANDO DA VOZ.
Sistema Respiratório Professora Helena.
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA PROPRIEDADES FISIOLÓGICAS do SOM
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.
SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO
Sistema Respiratório Humano
Profª. Michele Dias - 7ª série
Sistema Respiratório.
Comunicação verbal e não verbal
Estudando os sons da fala humana...
Primeiros Socorros Camila Sarti
Uma abordagem didática
Professora Eliene Lacerda
Respiração, Emissão e Saúde Vocal
“ Afine a sua Saúde. Cuide da sua Voz”.
Sistema Respiratório.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Integrantes do grupo:
PROFESSORA: ROSÂNGELA ALMEIDA
Aniela Improta Fonética e Fonologia Aniela Improta
A FONÉTICA ARTICULATÓRIA
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Unidade 4 Capítulo 12 Funções de relação 2
ATUAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
Oficina de Oratória Falar e Falar.
Carmina Burana O fortuna Carl Orff.
Expressão Vocal Morfologia da voz
Técnicas de Aquecimento e Desaquecimento Vocais
Em forma para os dias de folia (01/02) Mônica Schapiro DICA DE SAÚDE – FEVEREIRO 2012 Seja qual for sua programação para o carnaval saiba que você vai.
FONOAUDIOLOGA CRFª 568/MT
ANATOMIA Prof.:CLÉIA BET BAUMGARTEN
Sistema Respiratório.
NOÇÕES GERAIS SOBRE O LOUVOR
Profe. Cris Rangel Ciências 8º ano
12o. Dia Mundial da Voz 16a. Campanha Nacional da Voz
Desenvolvendo e Aperfeiçoando as Habilidades Comunicativas do Professor III Seminário “Prevenção da Violência nas Escolas e Promoção de uma Cultura de.
Academia Brasileira de Laringologia e Voz
VOZ HIGIENE VOCAL.
TÉCNICA VOCAL I CEMUL
Curso Técnico em Enfermagem
CARACTERÍSTICAS DO SOM
Sistema Respiratório.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
O corpo humano sistema respiratório
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Conhecendo o aparelho Vocal
Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir.
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório e suas respectivas funções
SISTEMA RESPIRATÓRIO Profa. Debora S. Marini
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- PROFESSORA VANESCA 6º ANO SONDAGEM
FERNANDO BARBOSA BENVENUTO TÉCNICO EM RADIOLOGIA
FONÉTICA E FONOLOGIA Introdução.
Noções de anatomia, fisiologia e saúde vocal
 Pioneiro no estudo científico da voz humana;  Professor da Fundação da Universidade de Iowa ;  Dirige o Centro Nacional da Voz e da Fala;  Ensina.
Laura Aimbiré. Por que cuidar da voz? Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? Assim também vós, se com a língua não.
Constituição do sistema respiratório
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Ciências Naturais – 9.o ano
Transcrição da apresentação:

Aparelho Fonador A VOZ

Introdução O ponto principal para quem canta ou quem fala é a comunicação. A mensagem a ser transmitida deve ser recebida e entendida pelo ouvinte. Para tanto, é preciso se conhecer mais a respeito do aparelho responsável pela comunicação: o corpo.

APARELHO FONADOR O aparelho fonador é formado por 2 aparelhos e tem a função de produzir sons - voz cantada e voz falada. Nestes quadros, o aparelho fonador está esquematizado de forma bastante resumida.

APARELHO DIGESTÓRIO Órgão Função Biológica Função Fonatória Lábios Contém os alimentos na boca Articulação de sons bilabiais (B,P,M) e labiodentais (F,V) Dentes Tritura os alimentos Escoamento do som Língua Joga o alimento para o esôfago Participa de todos os sons produzidos Palato duro (céu da boca) Suporte da língua Projeção da voz Faringe Direciona o ar para os pulmões, e os alimentos para o esôfago Caixa de ressonância

APARELHO RESPIRATÓRIO Órgão Função Biológica Função Fonatória Cavidades Nasais Filtrar, aquecer e umidificar o ar Vibração e amortização do som - ressonância nasal Faringe Via de passagem do ar Amplia os sons - caixa de ressonância Laringe Vibrador - contém as cordas vocais Traquéia Via de passagem do ar - defesa a via aérea Suporte para vibração das cordas vocais Pulmões Trocas gasosas e respiração vital Fole e reservatório de ar para vibrar as cordas vocais Musculatura respiratória Desencadeia o processo respiratório Produção de pressão no ar que sai

COMO É PRODUZIDA A VOZ HUMANA

PREGA VOCAL

CLASSIFICAÇÃO VOCAL Vozes Masculinas. (extensão das vozes) Tenor                     Do2  ao  Ré 4                Voz Aguda Barítono           Sol1 ao  Lá3                  Voz Intermediária Baixo                     Do1  ao  Fá3                  Voz Grave

CLASSIFICAÇÃO VOCAL Vozes Femininas (extensão das vozes) Soprano           Dó3 ao Fá5        Voz Aguda Mezzo               Lá2 ao Si4           Voz Intermediária Contralto     Mi2 ao Lá4       Voz Grave                       

Saúde vocal A VOZ II

PROBLEMA VOCAL No final de um dia de trabalho sua foz está mais fraca? Quando fala as veias e músculos do pescoço saltam? Você sente dores na região do pescoço? Após falar sente dor de cabeça? Quanto tempo você passa falando? Você tem pigarro?

SAÚDE VOCAL Beba bastante água natural (2 litros por dia) Evite usar roupas apertadas Não use pastilhas, sprays, anestésicos... Evite alimentos gordurosos e pesados antes do uso vocal Dê preferência aos alimentos leves (verduras, frutas...) Durma bem (8 horas por dia) Não use a voz se estiver doente Evite a competição sonora Evite bebidas geladas É proibido gritar, pigarrear, falar muito

EXERCÍCIOS VOCAIS Alongamento Articulação Exercícios Respiratórios Aquecimento Desaquecimento

"Ministros e professores deveriam disciplinar-se a si mesmos para uma clara e distinta articulação, dando a cada palavra o som completo. Os que falam rapidamente, de garganta, e que misturam suas palavras e levantam suas vozes a uma altura fora do comum, cedo se tornam roucos e as palavras faladas perdem a metade do valor que teriam se fossem pronunciadas devagar, distintamente e não tão alto." RH vol. 55 nº 6 de 5-2-1880.