TRABALHOS DO COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO DE URUAÇU – GO
1. Situação da Educação em Uruaçu - GO Baixo IDEB (2007) Séries iniciais: 4,3 Séries finais: 3,9 Desafio das escolas: ausência da família na vida escolar de seus filhos
2. Plano de Mobilização Social pela Educação em Uruaçu Sociedade se organiza para garantir uma educação de qualidade E, sobretudo, para conscientizar as famílias a respeito da importância da participação delas na vida escolar dos filhos
3. Contextualização O que está sendo feito?
a) Constituição do comitê municipal de mobilização social pela educação
b) Apresentação do conteúdo da Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” nos meios de comunicação social
Escola Estadual Bernardo Sayão – Uruaçu - GO c) Discussão da Cartilha em diversas reuniões de pais nas escolas Escola Estadual Bernardo Sayão – Uruaçu - GO
Escola Estadual Aeroporto - Uruaçu Escola Municipal Enéas Fernandes de Carvalho Escola Estadual Feliciano Custódio de Freitas
d) Discussão da Cartilha com gestantes
e) Discussão da Cartilha com famílias do programa estadual Renda Cidadã
f)Apresentação do Plano de Mobilização para outros municípios goianos e grupos: Alto Horizonte
Sanclerlândia
Campinaçu Rianápolis
Pirenópolis Seminário da Pastoral da Educação Regional Centro Oeste CNBB
g) Previsão de visita a outras cidades: - São Luis do Norte - Jussara - Nova Iguaçu
Experiência Específica: a) Quais escolas estaduais e municipais de Uruaçu mais necessitam da atuação do Comitê de Mobilização? Escola Estadual Aeroporto Escola Municipal Enéas Fernandes de Carvalho
b) Estratégia: A escola cuida da comunidade interna O comitê vai ao encontro da comunidade externa Três frentes de ação: Religião Saúde Comércio
Reunião com Agentes de Saúde
c) Resultados: Estamos no inicio das ações, porém a aceitação está sendo ótima.
4. Reações das Famílias Por que os pais não participam da vida escolar de seus filhos? Longas jornadas de trabalho Falta de responsabilidade Crise dos valores Falta de conscientização Desestruturação familiar - alcoolismo
2. Como participam? Reuniões escolares Comemorações de datas festivas (dia das Mães, Pais, Crianças) Momentos de oração (cultos ecumênicos e Missas) Projeto Escola Aberta: cursos de artesanato para os pais aos sábados
Reação das Famílias e Cartilhas: Acham importante a conscientização Demonstram estar conscientes da necessidade da união escola-família.
5. Resultados O trabalho está no seu início, portanto, torna-se difícil de medir os resultados. 1. Alguns sinais positivos: Pais cuidando do material escolar de seus filhos Tomam consciência da importância da união família - escola
Aprovação da Lei Municipal que cria a Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação (lei 1.497/2009) em Uruaçu e Pirenópolis.