TRABALHOS DO COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO DE URUAÇU – GO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mobilização Social pela Educação
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL: O GT DE MEIO AMBIENTE Goiânia, 25/11/2008 Eng. José Chacon de Assis
Proposta da Rede Nacional Primeira Infância
MICRO REGIÃO MICRO REGIÃO SÃO QUIRINO. HISTÓRICO As primeiras reuniões da micro região São Quirino aconteceram a partir de setembro de 2001 com a participação.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
Nome do Município data Uma educação básica de qualidade para todos é condição para o desenvolvimento do País A educação é compromisso de todos nós -
Nome do Município data. Nome do Município data.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Escola Técnica em Saúde
Educação: Resposta certa contra o Trabalho Infantil
Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -.
Programa aluno pesquisador
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS E POLITICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
15ª Conferencia Nacional de Saúde, Comunicação e Mobilização
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Um novo mundo está sendo gerado a partir do momento em que o ser humano é visto como único e legítimo, pois como estrelas, se congragam pela causa maior.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
MERCOSUL E PAÍSES ASSOCIADOS INICIATIVA
MINHAS ATUAÇÕES, AO LONGO DA VIDA, EM DEFESA DA CLASSE MENOS FAVORECIDA Estive e sempre estarei ao lado do povo fazendo com que seus anseios sejam atendidos.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Título da Iniciativa: MINIBIBLIOTECAS DA EMBRAPA Data de Início: Dezembro/2003 Área Temática: Outros: DEMOCRATIZAÇÃO.
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
Mobilizando seus colegas de trabalho
Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres,
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Projeto Listas de Grupos Narcóticos Anônimos
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010 Mesa “A mobilização das famílias pela educação” Amanda Aragão e Wagner Florentino.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
A PASTORAL DA EDUCAÇÃO NA MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE (Sec. Valéria Severo) SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL (Sec. Judith Vargas) SECRETARIA DE MUNICIPIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
Repasse das orientações do Seminário em cada SRE, município e escola Secretaria de Estado da Educação | SEE /MG Seminário Equipe Regional SREs que irão.
MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO PRÁTICAS SEMED. Belo Oriente (MG) adere à Mobilização Social pela Educação;Belo Oriente (MG) adere à Mobilização Social.
PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO- BAURU/SP INÍCIO AÇÕES DO COMITÊ CONTINUIDADE 2010.
Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
Ajude a realizar sonhos!
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Universidade Federal de Itajubá
“DIFICULDADE ESCOLAR: AVANÇOS E DESAFIOS NA REGIONAL OESTE”
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O TRABALHO NUMA COMUNIDADE SURDA: A EXPERIÊNCIA DO COMUNICA Introdução: O COMUNICA - projeto de extensão que trabalha pelo.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
NÚCLEO REGIONAL DE ENSINO DE PATO BRANCO GESTÃO: ANA SERES TRENTO COMIN.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
CAACTs: Comissão de Acompanhamento e Assessoria aos Conselhos Tutelares.
“a troca sempre enriquece os nossos trabalhos e fortalece o nosso sentimento de pertencimento à rede de proteção às crianças e adolescentes” Enfrentamento.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
Transcrição da apresentação:

TRABALHOS DO COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO DE URUAÇU – GO

1. Situação da Educação em Uruaçu - GO Baixo IDEB (2007) Séries iniciais: 4,3 Séries finais: 3,9 Desafio das escolas: ausência da família na vida escolar de seus filhos

2. Plano de Mobilização Social pela Educação em Uruaçu Sociedade se organiza para garantir uma educação de qualidade E, sobretudo, para conscientizar as famílias a respeito da importância da participação delas na vida escolar dos filhos

3. Contextualização O que está sendo feito?

a) Constituição do comitê municipal de mobilização social pela educação

b) Apresentação do conteúdo da Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” nos meios de comunicação social

Escola Estadual Bernardo Sayão – Uruaçu - GO c) Discussão da Cartilha em diversas reuniões de pais nas escolas Escola Estadual Bernardo Sayão – Uruaçu - GO

Escola Estadual Aeroporto - Uruaçu Escola Municipal Enéas Fernandes de Carvalho Escola Estadual Feliciano Custódio de Freitas

d) Discussão da Cartilha com gestantes

e) Discussão da Cartilha com famílias do programa estadual Renda Cidadã

f)Apresentação do Plano de Mobilização para outros municípios goianos e grupos: Alto Horizonte

Sanclerlândia

Campinaçu Rianápolis

Pirenópolis Seminário da Pastoral da Educação Regional Centro Oeste CNBB

g) Previsão de visita a outras cidades: - São Luis do Norte - Jussara - Nova Iguaçu

Experiência Específica: a) Quais escolas estaduais e municipais de Uruaçu mais necessitam da atuação do Comitê de Mobilização? Escola Estadual Aeroporto Escola Municipal Enéas Fernandes de Carvalho

b) Estratégia: A escola cuida da comunidade interna O comitê vai ao encontro da comunidade externa Três frentes de ação: Religião Saúde Comércio

Reunião com Agentes de Saúde

c) Resultados: Estamos no inicio das ações, porém a aceitação está sendo ótima.

4. Reações das Famílias Por que os pais não participam da vida escolar de seus filhos? Longas jornadas de trabalho Falta de responsabilidade Crise dos valores Falta de conscientização Desestruturação familiar - alcoolismo

2. Como participam? Reuniões escolares Comemorações de datas festivas (dia das Mães, Pais, Crianças) Momentos de oração (cultos ecumênicos e Missas) Projeto Escola Aberta: cursos de artesanato para os pais aos sábados

Reação das Famílias e Cartilhas: Acham importante a conscientização Demonstram estar conscientes da necessidade da união escola-família.

5. Resultados O trabalho está no seu início, portanto, torna-se difícil de medir os resultados. 1. Alguns sinais positivos: Pais cuidando do material escolar de seus filhos Tomam consciência da importância da união família - escola

Aprovação da Lei Municipal que cria a Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação (lei 1.497/2009) em Uruaçu e Pirenópolis.