Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Ferramentas de Mediação no Moodle
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
CiaClass Plataformas Colaborativas
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Comunidade de aprendizagem
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Soluções para universidades corporativas
Formação para Gestores de Programas de Modernização DEZ/2015 BRASÍLIA.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Os Desafios do Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA Consistem em mídias que utilizam o ciberespaço para veicular conteúdos e permitir interação entre os atores do processo educativo. Aplicações Soluções online de Aprendizagem utilizadas no ensino presencial ou a distância, em Instituições de Ensino ou em Corporações. Objetivo Promover a interação entre professores, alunos e quaisquer outros participantes em processos colaborativos, que envolvam ensino e aprendizagem via Internet.

Os ambientes de aprendizagem possuem quatro tipos de usuários: Administração Coordenação Professores Alunos

Ferramentas e Estruturas de ensino e aprendizagem: A coordenação e os professores definem. A administração Implementa. A descrição do uso das ferramentas compreende: estrutura do ambiente; dinâmica do curso; agenda; atividades; material de apoio; leituras; perguntas freqüentes; parada obrigatória; grupos; mural; fóruns de discussão; bate-papo; correio; perfil; diário de bordo, portfólio entre outras.

O Gerenciamento do AVA pressupõe: Planejamento e definição de funções da equipe; Escolha e planejamento da metodologia de Ensino e escolha das ferramentas; Capacitação da Equipe: professores, tutores, equipe de gestão e apoio.

Planejamento O simples emprego da tecnologia computacional na educação, não implica no sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Os softwares gerenciadores, ou plataformas, possuem características e funcionalidades próprias, que precisam estar a serviço do desempenho global do processo de aprendizagem As ferramentas de administração de um curso são de acesso exclusivo aos coordenadores e do administrador, tais como: acessos; administração e suporte.

Flexibilidade Espacial e Temporal O Ambiente Virtual de aprendizagem permite interatividade ao aluno e por sua vez requer das empresas e instituições de ensino, um investimento qualitativo na gestão do ensino online. Educar visando os pressupostos de qualidade educacional – com base no diálogo, intervenção, troca e autoria é um desafio até na educação presencial. Há muito que preparar ainda os gestores e professores para ousarem na educação online utilizando as possibilidades que os Ambientes Virtuais permitem. O perfil do professor como transmissor do conhecimento não condiz com a modernidade das ferramentas que lhe são disponíveis.

Ferramentas e Interfaces Fóruns, chats, blogs, textos coletivos, portfólios, midiateca e vídeoconfências no modelo de interface “todos-todos” permitem ao professor desafiar os alunos, provocando a solução de problemas. O professor passa a ser um mobilizador de experiências, um arquiteto de percursos. Ele precisará aprender a disponibilizar múltiplas experimentações e expressões além de montar conecções em rede que permitam várias ocorrências. Neste processo o administrador precisará entender os objetivos educacionais e a metodologia requerida para não engessar o ambiente virtual.

Gestão e Moderação O administrador, a coordenação do curso e os docentes precisam planejar a metodologia que será utilizada para que o gerenciamento do AVA ocorra com harmonia. Além das atividades automatizadas no ambiente, as atividades de moderação do processo ensino-aprendizagem precisam estar bem definidas. Moderar é presidir um encontro virtual em tempo real (bate-papo) ou em tempo assíncrono (fórum de discussão, perguntas freqüentes, análise de portfólio e atividades online). A moderação é essencial para o desenvolvimento da relação entre professores e alunos em um curso a distância. As principais características para realizar o papel de moderador são: entendimento dos processos em EaD, domínio tecnológico e do conteúdo.

Qualidade na Educação Online A qualidade dos ambientes de educação a distância não mais será marcada apenas pelas possibilidades de comunicação e interação como foi característica da década passada, mas pela potencialidade de administrar e gerenciar não somente conteúdos, como atividades e alunos

Funcionalidades: As funcionalidades dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem podem ser organizados em quatro grupos de ferramentas: Coordenação Comunicação Produção dos Alunos ou de Cooperação Administração.

Funcionalidades: Ferramentas de coordenação servem de suporte para a organização de um curso São utilizadas para disponibilizar informações aos alunos, das metodologias do curso (procedimento, duração, objetivos, expectativa e avaliação) A estrutura do ambiente (descrição dos recursos, dinâmica do curso, agenda, etc), quanto informações pedagógicas: material de apoio (guias, tutoriais), material de leitura (textos de referência, links interessantes, bibliografia...)

Funcionalidades: Ferramentas de Comunicação para estimular a colaboração e interação entre os participantes e o aprendizado contínuo. Englobam os fóruns de discussão, bate-papo, correios eletrônicos e conferências entre os participantes do ambiente. Têm o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem por aproximar a equipe de alunos e professores.

Funcionalidades: Ferramentas de Produção dos Alunos ou de Cooperação oferecem o espaço de Publicação Espaço para a organização do trabalho dos alunos ou grupos, por meio do portfólio, diário, mural e perfil (de alunos e/ou grupos). Precisa ser gerenciado para que não sejam postadas mensagens que perturbem o andamento do processo ensino aprendizagem.

Funcionalidades: Ferramentas de Administração oferecem recursos de gerenciamento do curso. Local de organização e histórico da vida acadêmica do aluno (cronograma, ferramentas disponibilizadas para inscrições e pagamentos, matrículas e habilitação de logins e senhas), É possível acompanhar o desempenho do aluno no ambiente (relatórios de acesso, freqüência no ambiente, utilização de ferramentas, percentual de acesso ao curso) Sistema de tutoria e de apoio aos tutores possibilitando inserir material didático, atualizar agenda, habilitar ferramentas do ambiente, prorrogar datas de postagem).

Funcionalidades: Ferramentas de Administração oferecem recursos de gerenciamento do curso. Por meio destas ferramentas é possível fornecer informações sobre a participação e progresso dos alunos no decorrer do curso, apoiando- os e motivando-os durante o processo de construção e compartilhamento do conhecimento.

Gerenciamento e Qualidade Desafios Acompanhar os acessos e dificuldades dos alunos por meio de relatórios mensais ou bimestrais Implementar melhorias a partir de um canal direto com os alunos que possibilite conhecer suas expectativas Acompanhar os acessos e dificuldades dos professores promovendo capacitações regulares Dosar as atividades pedagógicas de acordo com a metodologia, conteúdo proposto e público alvo Faciltar o acesso às informações, a navegação e a interação com professores, secretaria, biblioteca, financeiro e demais alunos.

Gerenciamento e Qualidade Principal Desafio Criar e manter um espaço de cooperação com notícias atualizadas, eventos e articulação com o mundo real, via redes sociais, para que o espaço virtual de aprendizagem realmente cumpra a sua função educacional.

Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Margarete Lazzaris Kleis margarete@delinea.com.br 48 9608 4730 www.delinea.com.br