O Profeta Joel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“... EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”
Advertisements

EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Estudo 01.
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
A Veste Nupcial Mt 22,1-14.
Era uma vez... Era uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e os valores dos homens: O Bom Humor, a Tristeza, o Saber... assim como todos os.
O Profeta do Julgamento
VISÃO PANORÂMICA DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO
Os profetas menores (I) - Oséias
Os profetas menores (I) (Oséias, Joel, Amós, Obadias e Jonas)
Os profetas menores (I) As conseqüências do pecado
OSÉIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: a.C

Os Livros das Crônicas.
Os 7 PASSOS DE DAVI PARA MUDAR A SUA CAMINHADA
SEJA UM LÍDER.
O Profeta Jonas.
Bom dia! Uma coisa é certa, quando nos falta o bom senso do julgamento e das palavras, o desastre é uma constante em nossas vidas.Conheço pessoas que.
O Pecado.
2ª AULA: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER AO SENHOR
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Era uma vez... Havia uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores do homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoria... como também todos.
O amor no Antigo Testamento
Profeta Sofonias.
O amor é mais forte que a morte !
O Livro da Sabedoria.
PRÓXIMOS CAPITULOS DEUTERONÔMIO CAPÍTULO 21 NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE EXPIAÇÃO POR UMA MORTE CUJO AUTOR É DESCONHECIDO 1 - Moisés disse ao.
ESTER, a Rainha.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
A Bíblia na nossa história hoje.
1º Livro de Samuel.
Era uma vez... Havia uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores do homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoría... como também todos.
Havia uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores humanos.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
CAMPANHA DE JEJUM DA MULTIPLICAÇÃO
“Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades.
ERA UMA VEZ... Havia uma ilha, e lá viviam todos os sentimentos
A Fé que transforma sua vida
Um Breve Estudo No Livro de Miquéias
Teus pecados estão perdoados
AJUDA: MEU OITAVO PASSO
Torre de marfim.
JESUS NOS DÁ ALÍVIO E DESCANSO
As qualidades do discípulo de Cristo
Viva os sonhos de Deus Gênesis 37:1-7.
A importância da gratidão a Deus
ILHA DO AMOR.
Era uma vez... Era uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e os valores dos homens: O Bom Humor, a Tristeza, o Saber... assim como todos os.
A verdadeira conversão
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
Leia este lindo texto das Sagradas Letras Medite nele Passe aos da tua lista É parte da Palavra de Deus para nós hoje.
DAVI E O EGÍPCIO Texto : I SAMUEL 30:1-16
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Provérbios capítulo 22 Bíblia Viva Editora Mundo Cristão.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
A família segundo o coração de Deus cultiva e valoriza as boas amizades
Carta do Apóstolo Paulo
2 Reis “Este é um dia de boas notícias, e não podemos ficar calados”
O Profeta do Julgamento
PRESTEM ATENÇÃO! O Senhor não está fraco demais para salvar! Ele não é surdo; pode ouvir muito bem o que vocês lhe pedem. O problema são os seus pecados;
Leia antes Hebreus capítulos 5 a 7 Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
A ORIGEM DO MAL "Deus é Amor e Todo-Poderoso, mas, o mau existe."
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
A Ilha dos Sentimentos.
1- “Quando todas estas coisas tiverem acontecido com vocês – as bênçãos e as maldições anunciadas -, vocês meditarão nelas, nos países em que estiverem.
Iniciar Concurso A Única Esperança Leituras da Semana: Reavivados por Sua Palavra – Amós 1 a 7.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016
Livros Históricos e Proféticos II Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
16 DE ABRIL DE 2016 As credenciais do Filho do Homem Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados,
Transcrição da apresentação:

O Profeta Joel

Joel profetizou no reino de Judá(sul), perto dos anos 400 a 350 a.C. Nada sabemos do profeta Joel, nem mesmo o tempo em que viveu. Por isso torna-se difícil a interpretação do que ele escreveu. Joel profetizou no reino de Judá(sul), perto dos anos 400 a 350 a.C.

Podemos dividir o livro em duas partes: 1ª parte – corresponde aos dois primeiros capítulos. Narram, aqui, uma terrível invasão dos gafanhotos que devasta todas as plantações do país. Diante disso, Joel pede ao povo e aos sacerdotes, uma grande atitude de penitência e jejum, para que Javé tenha compaixão de seu povo. E Deus mostra a sua misericórdia e anuncia seu apoio. 2ª parte – capítulos 3º e 4º, Joel descreve o julgamento de Deus sobre a nação e a vitória final. O “dia de Javé” é o dia do grande julgamento de Deus, onde, no lugar do exército do rei (gafanhotos), haverá o exército de Deus que estará presente no Dia do Julgamento, onde haverá salvação para todos (plantações novas e viçosas).

O profeta toma como ponto de partida uma catástrofe social: a praga dos gafanhotos. Joel deveria ser o homem do campo. Conhecia bem certos detalhes da vida rural. Na sua imaginação, a praga dos gafanhotos se torna um exército bem forte que assalta a cidade. Tudo termina depois, no oráculo do Senhor que responde ao povo anunciando a libertação da praga e dá as bênçãos sobre o povo e sobre a terra, após a atitude penitente do povo.

Outro Profeta Menor

Profeta Amós

Amós era natural do reino de Judá (sul), mas, sua profecia se realizou no reino de Israel (norte). A sociedade estava doente de injustiça social, muita mistura de religiões e idolatria, ela confiava muito somente no lado humano. Não sabemos se o profeta falava de uma só pessoa ou se dirigia à sociedade.

Além de denunciar as injustiças sociais, o luxo, o falso culto, a satisfação ilusória, Amós prega uma catástrofe que logo virá: “um leão está começando a rugir”. Embora a política internacional estivesse num momento bom, Amós sabe que o povo de Deus não está maduro para o que vier, porque não quer corrigir-se com os castigos que já experimentou.

Amós não se contentava em denunciar as injustiças sociais de modo geral. Ele dava nome aos bois: “...os ricos que acumulavam cada vez mais, para viverem no luxo, criando um regime de opressão. Os que roubavam e exploravam e depois iam rezar, pagar o dízimo, dar esmolas e aplacar a própria consciência. “Não desfrutar do próprio trabalho é uma maldição”. Isso Amós denunciou. Como era um homem do campo, tinha uma visão fantástica da vida de lavrador, pastor... Refere-se e faz comparações usando o cultivo da terra. Foi chamado “o profeta da terra”,

Mensagem do livro de Amós A denúncia da injustiça social: “Ricos cada vez mais ricos à custa de pobres, cada vez mais pobres”.

Outro Profeta Menor

Profeta Abdias

“A necessária solidariedade fracos diante do opressor”. Nos 21 versículos que compõem o seu livro, Abdias aborda uma questão muito séria e importante: “A necessária solidariedade entre os mais fracos diante do opressor”.

O país estava sendo destruído pelos babilônios O país estava sendo destruído pelos babilônios. Abdias então, reparou que o país-irmão, Edom, ajudava o inimigo, e ao invés de ajudar o mais fraco, bandeou-se para o lado mais forte. Edom chegou a gestos muito injustos contra Israel. Fazia tudo por vingança. Não perdoava. Edom e seu exército eram arrogantes, orgulhavam-se de sua valentia e sabedoria de guerreiros.

Esta é a grande mensagem do livro de Abdias. Abdias reconhece que Judá também não é inocente, e por isso está sofrendo. Porém, Edom é mais culpado porque não foi fraterno. O profeta denuncia a violência, a arrogância, a incapacidade de esquecer os erros e oferece uma mensagem de esperança ao povo judeu. A falta de fraternidade, falta de partilha são um mal gerador de outras maldades. Esta é a grande mensagem do livro de Abdias.

2 – Qual a denúncia dos profetas? 1 – O que você achou importante nestes 3 profetas? 2 – Qual a denúncia dos profetas? 3 – Como podemos ser profetas hoje?

Texto: Bíblia Pedro Vasconcellos e Valmor da Silva Apontamentos Imagens: Internet Formatação: I.M.Eunice Wolff