O servo, sua missão e sofrimento no livro de Isaías

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
De Deus no céu, ao Deus-homem na terra, 1:1-4:11
Advertisements

1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Ambiente:
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
de lamentação - Imprecatórios (I)
Análise Bíblica do Antigo Testamento I
O MESSIAS REDENTOR O servo sofredor
“A.C. e D.C. - o homem e a humanidade antes e depois de Cristo”
DEUS-homem! ‘prometido e encarnado’
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
EVANGELHO DE MARCOS José Adelson de Noronha.
O REINO DE DEUS ESTÁ ENTRE NÓS
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
Ezequiel José Adelson de Noronha
Livros Proféticos Introdução
A Restauração de Israel (Esdras, Neemias e Ester) Estudo 12
A aliança do começo O pacto de com Adão.
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
A compreensão da justiça de Deus
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Atos dos Apóstolos 3,11-26 Naqueles dias, como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado.
FUNÇÃO MODULAR.
NOVO TESTAMENTO.
O QUE VIMOS NA AULA PASSADA...
Livros Proféticos Velho Testamento F.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Repreensão motivada pelo mau comportamento de líderes
Bem Vindos !.
O Livro de Mateus TEXTO BASE: Mateus 1.23
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
Alcançando As Promessas
1 – ANTES DA LEI A Palavra de Deus na consciência
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
O CANCELAMENTO DA VELHA ALIANÇA
LIÇÃO 02: SÓ A GRAÇA – O PREÇO DE DEUS Marcos 10.48
ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE, SERÁ QUE ISTO É POSSÍVEL?
Injustiça no estacionamento INTRODUÇÃO Injustiça no estacionamento.
JESUS CRISTO É O ÚNICO CAPAZ DE ERRADICAR A MISÉRIA ESPIRITUAL DO SER HUMANO.
Seja.
82 anos pregando as boas novas. 82 anos pregando as boas novas.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Nesse segundo domingo do Advento,
SENIB DOUTRINAS 1.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS ALEGRIA.
Entre os Dez Mandamentos escritos nas duas tábuas de pedra, se destaca o quarto mandamento que identifica o Doador da lei. Sua posição dentro da arca,
RETIFICANDO OS RELACIONAMENTOS
Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
SENIB 2014.
SOLENIDADE DA NATIVIDADE DO NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA.
As Epístolas Católicas
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
Josué o líder da conquista de Canaã Josué, sem dúvida alguma, é o personagem que predomina na fase da conquista da terra prometida, tendo.
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
A Viúva E O Juiz Iníquo- Lucas 18:1-8
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,
IBFT – Escatologia Bíblica - 7
Atos 3:1-26.
EDICAT – Escola Diocesana de Catequese
Os Profetas em Geral A palavra profeta não significa necessariamente "aquele que prediz o futuro", mas sempre designa "aquele que fala em nome de Deus",
A crise (interna e externa)
SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS.
Lição da Escola Sabatina 4 de outubro a 10 de outubro de 2015
QUIZ Mais tristeza para o profeta da Lição da Escola Sabatina
Livros Históricos e Proféticos II Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
Transcrição da apresentação:

O servo, sua missão e sofrimento no livro de Isaías João Leonel

O servo no livro de Isaías Introdução Objetivo do estudo: analisar o sofrimento no livro de Isaías, de modo particular nos chamados “cânticos do servo”. Livro de Isaías dividido em três blocos: Primeiro Isaías. Cp. 1-39: ambientado no século VIII a.C. Mensagem de juízo (1.21-25). Segundo Isaías. Cp. 40-55: ambientado no século VI a.C. Exílio na Babilônia. Mensagem de restauração (43.14; 52.1-12); Terceiro Isaías. Cp. 56-66: ambientado no século V a.C. Pós-exílio. Mensagem de fortalecimento (cp. 61). Portanto, o livro foi concluído no pós-exílio.

O servo no livro de Isaías O “servo” aparece principalmente no Segundo Isaías, particularmente nos chamados “cânticos do servo”: 42.1-7; 49;1-7; 50.4-11; 52.13-53.12. Entretanto, o “servo” aparece em um contexto mais amplo: 20.3; 22.20; 37.35. Mas no Segundo Isaías, quem é o “servo”?

O servo no livro de Isaías Pode ser: O profeta: 42.1,6; 50.4-10; O povo de Judá: 41.8; 43.10. Ou “ambos”: 49.1-7. Israel (49.3). Profeta (49.5-6). Há uma linguagem intencionalmente ambígua. É necessário entender os possíveis motivos. O “servo” relaciona-se com: Seu povo 42.6; 49.5-6. Os gentios

O servo no livro de Isaías Estrutura dos cânticos do servo 42.1-7 Chamado do servo. Ele recebe o Espírito, assim como líderes carismáticos, profetas e reis (v. 1). O servo age como mediador da aliança com o povo no exílio e traz justiça para os gentios (v. 1), tornando-se luz para eles (v. 6). 49.1-7 Discurso do servo aos povos do mundo (v. 1). Ele é Israel (v. 3). Provavelmente a parte de Israel fiel no exílio que convoca a maior parte de Israel (v. 5) para junto de Deus. O servo é luz para os gentios (v. 6).

O servo no livro de Isaías Cp. 50.4-11 “Boa palavra” (v. 4). Identifica como profeta. Sofre oposição (v. 6-10). Provavelmente fala do Israel rebelde (v. 1-2). 52.13-53.12 Estrutura: 52.13-15 – Deus fala do servo às nações. Futuro. B. 53.1-11a – Fala coletiva sobre o servo. Passado. A’. 53.11b-12 – Deus fala da recompensa do servo. Futuro. No centro do texto há um testemunho a respeito do servo, e não do próprio servo.

O servo no livro de Isaías A. 52.13-15 – Deus fala do servo às nações. Futuro. Olha para o futuro quando o servo será exaltado pelas nações (v. 13). No passado, elas ficaram “pasmadas”, “horrorizadas” com sua figura (v. 14). No entanto, as nações se admirarão dele e verão o que não foi anunciado e o que não ouviram entenderão (v. 15). Provavelmente fala sobre o retorno do exílio, após a mensagem do servo ser recebida por seu povo. Isso será testemunha às nações.

O servo no livro de Isaías A’. 53.11b-12 – Deus fala da recompensa do servo. Futuro. Qual a missão do servo? Ele “justificará a muitos” (v. 11b). A ação do servo junto ao povo permitiu que muitos aceitassem suas palavras (v. 12). Nesse sentido, enquanto pregava, o servo carregou os pecados do povo sobre si, sofrendo as consequências deles (Lm 5.7). Agora, com o iminente retorno para a Palestina, o servo é exaltado.

O servo no livro de Isaías B. 53.1-11a – Fala coletiva sobre o servo. Passado. No entanto, antes de obter seu resultado, como o servo foi visto? Estes versículos apresentam o discurso de um grupo (“nossa” – v. 1). Quem são eles? Tradução do v. 1. “Quem, pois, acreditou naquilo que ouvimos?” (TEB). Melhor que Almeida. Quem fala? Os mesmos sobre os quais Deus falou em 52.15. São os que “não ouviram, mas entenderão” – as nações (só???). Embora elas venham a reconhecer o papel do servo, no passado – provavelmente no exílio – não reconheceram. O “quem” são eles mesmos. Ou seja, nenhum deles acreditou!

O servo no livro de Isaías Por quê? 1. Pelo aspecto externo do servo: Sem beleza (v. 2); Sofrido (v. 3). 2. Por que Deus o puniu (v. 10). Mas, posteriormente (pouco antes do retorno do exílio), eles reconhecem que: Ele tomou sobre si os seus pecados (v. 4-5); Sofreu em silêncio (v. 6-7).

O servo no livro de Isaías Qual o sentido do sofrimento do profeta em lugar do povo? Is 50.6-7 já fala do sofrimento do servo. Há uma tradição profética que trata do tema: Moisés – sofre por causa do povo (Dt 1.37). Intercede por ele (Dt 9.25- 29). Os profetas surgem tendo Moisés como modelo (Dt 18.18). Jeremias – sofre com seu povo (Jr 8.21). Confessa o pecado comunitário (14.7). Ezequiel – carrega os pecados de Israel e Judá (Ez 4.4-8). Zacarias – sofre morte pelo povo (Zc 12.10).

O servo no livro de Isaías Conclusão O profeta ou o remanescente fiel sofre vicariamente pelo seu povo. Isso é reconhecido por Deus. Em Isaías, somente depois as nações e/ou um remanescente reconhecem. Tal fato é testemunho de que a ação do servo surtiu efeito. O servo provavelmente não viu o resultado de seu sofrimento. Terá valido a pena? Como se dá o sofrimento hoje? Pensar em países em crise. Veremos semana que vem.