Universidade Federal de Pelotas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Advertisements

Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS, como pré-requisito de avaliação.
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção a saúde.
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Orientadora: Andreia Morales Cascaes
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Especialização em Saúde da Família - EaD UNASUS - UFPEL
Universidade Federal de Pelotas
Atenção à Saúde da Criança na UBS Armour em Santana do Livramento-RS: implantação de um Serviço de Puericultura Autor: Evelise Pazetto Holzschuh Orientador:
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
Alana Maria Vasconcelos Parente
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Melhoria na atenção.
Carolina Aquino Alves Faria
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Acompanhamento da Puericultura na ESF1 de Passa Sete
Especializando: Carlos Alberto Granadillo Fiol
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Cristina Beatriz Stein Langaro
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Eliana de Fátima Baldissera Cobalchini
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Melhoria da atenção.
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
Yaneisy Guerra González
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde.
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
Dicleia Vitor Ferreira Orientador – Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Flávia Peterini Boeira Orientadora: Ariane da Cruz Guedes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA   Melhoria da atenção à saúde.
Maria Zilvaneide de Paula Lima
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas

Universidade Aberta do SUS –UNASUS Universidade Federal de Pelotas Estruturar o serviço de Puericultura em crianças de 0 a 2 anos no Município de Novo Barreiro- RS Aluna: Silvia Regina Rossetto Orientador: Michel Cerioli Giraldi

INTRODUÇÃO Puericultura Características de Novo Barreiro -RS Unidade Básica de Saúde(UBS)- Estratégia de Saúde da Família (ESF) I – SEDE – Novo Barreiro - RS Inexistência do serviço de Puericultura com atendimento individual.

OBJETIVOS E METAS OBJETIVOS Aumentar a cobertura de puericultura, de 0 a 2 anos, na UBS Melhorar a adesão à puericultura, de 0 a 2 anos, na UBS Melhorar registros das informações de puericultura na UBS Melhorar a qualidade do atendimento à criança na UBS

OBJETIVOS E METAS METAS Aumentar para 100% as crianças atendidas pelo programa de puericultura; Busca ativa de 100% das crianças faltosas; Manter registro na ficha espelho de puericultura/vacinação de 100% das crianças de 0 a 2 anos que consultam no serviço; Promover aleitamento materno exclusivo até os 6 meses em pelo menos 75% das crianças;

OBJETIVOS E METAS METAS Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 18 meses; Orientar a alimentação complementar a 100% das crianças após os 6 meses de idade para as crianças  Capacitação de 100% dos ACS de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde sobre o tema saúde da criança; Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade;

OBJETIVOS E METAS METAS Realizar o teste do pezinho em 100% das crianças recém-nascidas da área de abrangência da UBS; Avaliar crescimento em 100% das crianças Avaliar o desenvolvimento em 100 % das crianças Garantir pelo menos uma consulta pediátrica a 100% dos recém-nascidos no município de referência Identificar 100% das crianças com baixo peso ao nascer e prematuridade

METODOLOGIA AÇÕES Gestão do serviço: Busca ativa e cadastramento das crianças; Acolhimento pela equipe de saúde; Orientação sobre a importância do acompanhamento e crescimento da criança;

METODOLOGIA AÇÕES Gestão do serviço: Agenda exclusiva para crianças de 0 a 2 anos; Oferecer atendimento de enfermagem preventivo e educativo.

METODOLOGIA AÇÕES Monitoramento e avaliação Identificar e acompanhar as crianças observando a resposta esperada às atividades propostas de acordo com a idade.

METODOLOGIA AÇÕES Engajamento público Conscientização dos pais e responsáveis a respeito da importância de um trabalho preventivo para melhorar o crescimento e desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos.

METODOLOGIA AÇÕES Qualificação da prática clínica Abordagem multidisciplinar aos pais e responsáveis. Orientação aos membros da equipe sobre o protocolo instalado.

METODOLOGIA LOGÍSTICA Levantamento do número de crianças e visitas domiciliares Agendamento de consultas e atendimento de enfermagem Capacitação aos agentes de saúde, técnicos de enfermagem e recepção Atividades educativas aos pais e responsáveis

RESULTADOS Cadastramento de 100% das crianças (meta 100%) 25,6% das crianças em atraso nas consultas(meta 100%) Crianças com vacinação em dia 74,4% (meta 100%) Crianças que receberam suplementação de ferro 85,7 % (meta 100%) 2,6 % de crianças com atraso neuro-cognitivo ( meta 100%)

DISCUSSÃO Adesão das crianças ao programa Capacitação para equipe Integração dos profissionais da ESF Valorização das crianças e dos pais Incorporação do projeto na rotina do serviço

Melhora do serviço ofertado REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE SEU PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM E NA IMPLEMENTAÇÃO DA INTERVENÇÃO Melhora do serviço ofertado Aprendizado para prática profissional e pessoal Procura pelo atendimento da criança por outro ESF Tratamento mais humanizado Atuação multiprofissional

OBRIGADA!!!