Para iniciar a reflexão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Brasília– DF 20 de maio de 2013 Brasília– DF 20 de maio de 2013 Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: Diretrizes estratégicas.
Advertisements

Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Serviço Social da Indústria - SESI
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Nome do Município data. Nome do Município data.
Apresentação do Projeto
+ = EMPREENDEDORISMO = Negócio Tecnologia Economia do Futuro
Financiadora de Estudos e Projetos
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Mapa Estratégico do Prêmio de Competitividade para MPE.
O Boticário.
Plano de Negócio Elber Sales.
Prêmio Universitário Desafio Renault Experience
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011.
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
Projeto ‘Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária’
Talentos para Inovação
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Programa Biota/fapesp
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual Situação atual, desafios e novas perspectivas Prof. Dr. Marcelo Felipe Moreira.
Sistema de Mapeamento de Competências
Promovendo Soluções Sociais
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
conhecimentos em resultados
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Unidade de negócio Sustentabilidade. Unidade de negócio Sustentabilidade.
BITEC Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas Manual de Operacionalização DEMPI – Departamento da Micro, Pequena.
26 a 29 de maio de 2010 | Expominas | BH | MG. BH | MG | 2010 Antecedentes 2006: I Conferência Nacional de Defesa Vegetal Projeto Inovação Tecnológica.
10a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 09 de junho de 2011.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
InOVAÇÃO e competitividade
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia - PROETA Banco Interamericano de.
Introdução Workshop Belo Horizonte - 09/08/2006. Agenda  Apresentação do programa  Ferramentas  Conceito da capacitação piloto  Cronograma.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Relato Integrado: A Nova Era da Transparência na Divulgação das Empresas Novembro de 2013.
Transcrição da apresentação:

Para iniciar a reflexão

Hélice Tripla Henry Etzkowitz e Loet Leydesdorff Perspectiva da Universidade como indutora das relações com: Empresas (setor produtivo de bens e serviços) Governo (setor regulador e fomentador da atividade econômica) Inovação aberta visando à produção de novos conhecimentos, a inovação tecnológica

Quadrante de Pasteur

Remessas ao Exterior por Transferência de Tecnologia No País onde não há geração de tecnologia, esta vem do exterior e tem sérias conseqüências Consequencias: Competividade Custo social Pagamento de taxas

Novo Foco na Missão da Universidade (Trazer Realismo à Pesquisa Universitária) Um Novo Paradigma: Formação Acadêmica e Conhecimento Inovador Abertura para integração com empresas e sociedade Conflitos Conceituais: - Conhecimento medido por publicações e Impacto (CITAÇÃO) - Tecnologia se mede pela Transferência e Adoção (VENDA) “A Universidade ainda não assumiu sua função geradora de pólos de desenvolvimento” 6 6 6

Os Principais Desafios Enfrentados - Consolidação do Sistema Nacional de C,T&I como política de estado - Inovar em estratégias e instrumentos (resultados e eficácia); - Adequar o Marco Regulatório Geral para C&T&I; Estabilizar os investimentos públicos e ampliar os privados; - Internalizar o valor político e social da C&T.

Objetivo Integrar o ambiente de inovação em Minas Gerais. Estimular a transformação de conhecimento em inovação. Promover o desenvolvimento

Atores da Inovação Fiat Fiat Instituições Empresáriais Aplicam o conhecimento e tecnologia Governo e instituições de fomento Apoio á pesquisa e inovação Fiat Instituições de ensino e pesquisa Produção de conhecimento e tecnologia Fiat

Principais ações Site Rede Social de Inovação Aberta Encontros de Inovação Editais Induzidos Inove em Minas Programa de Empreendedo-rismo na Pós-Graduação

Rede Social de Inovação Aberta S ite Rede Social de Inovação Aberta

WWW.SIMI.ORG.BR Encontre pesquisadores,empresas e oportunidades. CONECTE-SE ÀS PESSOAS. Conecte uma oferta a uma demanda tecnológica. PRATIQUE INOVAÇÃO ABERTA. Navegue no mundo da informação. COMPARTILHE SEU CONHECIMENTO.

Encontre pesquisadores interessados em aplicar sua pesquisa; Identifique empresas e profissionais em busca de soluções para seus desafios tecnológicos; Interaja com agentes de fomento e investidores para firmar parcerias, trocar experiências e compartilhar idéias; Participe de comunidades sobre inovação.

Poste vídeos, notícias, slides e sites; Publique artigos científicos; Divulgue e gerencie seu evento; Compartilhe idéias e conteúdos com pessoas de diversas áreas do conhecimento.

OFERTE tecnologia. Divulgue suas pesquisas para transformar o conhecimento em produtos inovadores. DEMANDE tecnologia. Lance desafios tecnológicos e busque por pesquisadores que possam solucioná-los.

O que é: Metodologia para potencializar a interação entre empresas e instituições de ensino e pesquisa, visando à geração de parcerias para inovação

Passo a Passo (3 meses antes) (dia do evento) (6 meses depois) 1. Mapeamento de demandas Priorização de demandas Lista de áreas de interesse Reunião com P&D da empresa 2. Levantamento de Competências •Mapa de competências •Mapa de Tecnologias •Prospecção de pesquisadores - parceria com RMPI 3. Validação de Competências •Demandas de mercado orientando a priorização •Seleção de tecnologias e competências 4.Agendamento das reuniões •Encontro de Inovação •Mapas de competências e interações 5. Avaliação Questionário para participantes do Encontro Entrevista com participantes para acompanhamento de parcerias Relatório do Encontro de Inovação Passo a Passo Preparação Reuniões Avaliação (3 meses antes) (dia do evento) (6 meses depois)

PARCEIROS: Empresas

PARCEIROS: Institutos de Ciência e Tecbnologia

Resultados

1923 pessoas participaram dos Encontros de Inovação, criando Avaliação e Monitoramento Desde 2008, 1923 pessoas participaram dos Encontros de Inovação, criando 752 interações entre pesquisadores e empresários

Avaliação e Monitoramento Distribuição Regional dos participantes

Avaliação e Monitoramento Como funciona a avaliação dos Encontros? A Equipe do Simi aplica questionários e entrevistas nos participantes dos Encontros. Dessa forma, é possível acompanhar os resultados e monitorar as interações

São 5 etapas de avaliação Avaliação e Monitoramento Avaliação Fase Quando Como Andamento Quantitativo 1 No evento (dia 1) Questionário autoaplicado resumido Amostra: 70% 2 15° dia Questionário completo Amostra: 32% 3 45° dia Questionário focado: parcerias cerca de 30% (100 pessoas permanecem interagindo) 4 90° dia 25%: “parcerias realizadas” 75%:“não geraram parcerias” Qualitativo 5 Após Fase 4 Entrevistas em profundidade 45 entrevistados São 5 etapas de avaliação

Teve interesse em realizar parceria? Avaliação e Monitoramento Teve interesse em realizar parceria? Fonte: pesquisa realizada com os participantes dos EIs da Inovatec, out/2010. Elaboração própria. A&M.

Você participaria de outro Encontro de Inovação? Avaliação e Monitoramento Você participaria de outro Encontro de Inovação? Fonte: pesquisa realizada com os participantes dos EIs da Inovatec, out/2010. Elaboração própria. A&M.

21% 15% Geração de Negócios 2010 2008 /09 das interações geraram parcerias 2008 /09 15% das interações geraram parcerias

Depoimentos Augusto Morita | Braskem Guido Ganassali | Ciser “A Braskem já tinha um bom relacionamento com universidades do RJ, SP e RS, mas não tínhamos noção de como Minas Gerais está avançada em suas pesquisas. Vários contatos que estabelecemos podem virar projetos no futuro.” Guido Ganassali | Ciser “As reuniões com os pesquisadores foram muito proveitosas e a ideia de juntar empresas e academia no mesmo espaço é muito boa. Ficamos impressionados com a qualidade do conteúdo apresentado pelos pesquisadores também.” John Mitchel | Sky Song (Arizona, USA) “Os encontros me surpreenderam positivamente. Alguns projetos já estavam em desenvolvimento há mais de 10 anos. Percebi que os pesquisadores do Brasil estão alinhados com as tendências mundiais, como sustentabilidade e meio ambiente.” Elenice Maia | Suzano “O que nos surpreendeu foi que todas as propostas apresentadas são inovadoras. O formato dos Encontros de Inovação se mostrou mais eficiente em relação aos outros em que já participei.”

Editais Induzidos

Editais Induzidos

Editais Induzidos O Simi recebe as demandas tecnológicas das empresas e a apresenta para a Fapemig para criar um edital induzido

Editais Induzidos Whirlpool Fiat Lançamento do Edital Mapeamento de grupos de pesquisa Oportunidade de integração com empresa Envio das propostas Whirlpool Fiat

Editais Induzidos Inovação Social (Sec) Valor R$ 500.000,00 Vale R$ 40.000.000,00 Mestres e Doutores R$ 7.409.736,64 Design nas Empresas 92 projetos de inovação e contratação de Mestres e Doutores nas empresas

Programa Mineiro de Atração de Centros de P&D

Inove em Minas Objetivos Objetivo Por que atrair Centros de P&D? Atrair para o Estado investimentos que potencializem seu crescimento Oferecer oportunidades de atração e retenção de profissionais qualificados Aumentar relevância da produção científica a partir da interação das instituições ensino e pesquisa locais com novos centros de P&D

(Tickets inteligentes) Inove em Minas Resultados - Centros de P&D atraidos Empresas Atraídas GE Transportation IPTV Eletrônica Orgânica (Tickets inteligentes) Realidade Virtual Para Mineradoras Tecnologias Motor Bicombustível Para Locomotivas Recursos Atraídos R$ 28 milhões Benefícios Geração Inicial de 101 Empregos de Qualidade

Caso de Sucesso Implantação de 2 Centros de P&D em parceria com ICTs: Interlocução com instituições do Estado Bolsas para pesquisadores Consultorias Passagens Diárias Equipamentos Belo Horizonte FITEC Implantação de 2 Centros de P&D em parceria com ICTs: Santa Rita do Sapucaí INATEL Valor total do Investimento = R$ 20 milhões 50% recursos do Estado - 50% contrapartida da empresa

Programa Mineiro de empreendedorismo na Pós Graduação

Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós Graduação

Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós Graduação

Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós Graduação

Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós Graduação

Melhor projeto de promoção da cultura do empreendedorismo inovador Premio Anprotec 2011 Melhor projeto de promoção da cultura do empreendedorismo inovador

Obrigado! Contatos: Evaldo Vilela Evaldo.vilela@tecnologia.mg.gov.br Fabricio Martins fabricio@simi.org.br Contatos: