O foco da Engenharia de Computação Daniela Misciato 11046745 Luiz Henrique Marino Cerqueira 11044179 Raphael Nogueira Mantilha Filho 10123164 Renato Noriyuki Ioshida Oi 11024783 Metodologia da Pesquisa em Computação Prof. Dr. Carlos Miguel Tobar Toledo 1
Sumário Engenharia Computação Engenharia de Computação Correlação com outras áreas de conhecimento Evolução do Hardware Evolução do Software Integração Hardware/Software Engenharia de Computação e a sociedade Conclusão Referências 2
Engenharia Engenharia como parte da ciência. Sem tecnologia não há engenharia. Produz coisas que não existiam na natureza. Engenharia gera tecnologia nova, que pode se tornar foco de estudo. Usar as definições trabalhadas em sala de aula e as pesquisadas. 3
Computação Surgiu há mais de 300 anos, mas reconhecida como um ramo da ciência no século passado. Permeia vários outros ramos da ciência. Estuda técnicas, métodos e artefatos computacionais. Ler o slide na íntegra para não confundir os expectadores, as ideias aqui contidas serão desenvolvidas a seguir 4
Engenharia de Computação “Engenharia de Computação: Tanto engenharia como computação são áreas do conhecimento (saber), ambas podem dar origem a um sub-ramo da engenharia responsável pela criação de produtos, ferramentas e processos relacionados à área da computação, não necessariamente hardware. O computador, tal qual o avião, o navio é fruto da engenharia e se tornou o foco do estudo da ciência.”(TOBAR,2013) Usar as definições trabalhadas em sala de aula e as pesquisadas. 5
Correlação com outras áreas do conhecimento Engenharia Elétrica Física e Cálculo Telecomunicações Engenharia de produção Relacionar o que for falado aqui com o vídeo 6
Evolução do Hardware Exemplo da evolução dos componentes de um processador: Válvulas → Transístores → Circuitos integrados → Microprocessadores. Sistemas mais integrados e menores. Falar sobre a influência da engenharia de computação no processo da evolução do Hardware. 7 Figura 1- Evolução dos componentes retirada de http://www.elenilsonvieira.com.br/ em 29/10/2013
8 Trabalhar melhor este Slide – Produtos atuais Figura 2 - Lei de Moore retirada de http://www.c2o.pro.br em 29/10/2013 8
Evolução do Software Linguagens de programação: 9 Figura 3 – Evolução das linguagens de programação. Retirada de social.stoa.usp.br em 30/10/2013 9
Evolução do Software Linguagem natural interpretada como linguagem de programação. Yet Another Compiler Compiler. Inteligência artificial 10
Integração Hardware Software Robótica. Sistemas embarcados. Automação residencial e industrial. Próteses inteligentes. Smart Grid: Rede inteligente de transmissão de energia elétrica. Self-healing: Auto regeneração da rede. 11
Vídeo Vídeo 12
Engenharia de Computação e a Sociedade Auxílio em tarefas de diversas naturezas Saúde Segurança Ensino Preservação do Meio Ambiente Conforto e Lazer Relacionar o que for falado aqui com o vídeo / Auxílio de tarefas, falar sobre acessabilidade 13
Exemplos de auxílios em tarefas Meios de comunicação mais efetivos. Controle mais preciso sobre processos administrativos e industriais. Automação de tarefas críticas. Sistema bancário possui diversas aplicações relacionadas a segurança 14
Exemplos de aplicações na área da saúde Sensores mais precisos Próteses inteligentes Procedimentos efetuados a distância Simulações computadorizadas de efeitos de drogas, procedimentos e tratamentos reduzindo a necessidade de uso de cobaias. 15
Exemplos de aplicações na área da segurança Segurança digital Uso de aparelhos e programas no combate aos crimes no mundo real e virtual Uso da biometria para evitar fraudes e invasões 16
Exemplos de aplicações na área do ensino Ensino a distância Avaliação do aluno em tempo de aprendizagem Ensino mais dinâmico e individualizado Ferramentas mais atrativas para o aprendizado 17
Exemplos de aplicações no Meio Ambiente Imagens de satélite para controle ambiental Monitoramento de dados via sensores Reduzir emissão de poluentes 18
Exemplos de conforto e lazer Produtos cosméticos curar, diagnosticar e prevenir doenças Tecidos e produtos impermeáveis 19
Conclusão A Engenharia de Computação se foca em: Avançar a própria computação. Melhorar a qualidade de vida das pessoas. 20
Referências Brasil, Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática, MEC, Secretária de Educação Superior, Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática, 1999, http://www.inf.ufrgs.br/ecp/docs/diretriz.pdf PUC-Campinas, Faculdade de Engenharia de Computação, Projeto Pedagógico do Curso, Disponível em <ftp://ftp-acd.puc- campinas.edu.br/pub/professores/ceatec/tobar/mpc/EC_2011_2012_Projeto%20Pedag%C3%B3gi co%20v4_5_2.pdf>. Acesso em 31 jul. 2013. 21