Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
Advertisements

Concordância verbal Romão Júnior.
Concordância Verbal Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
Concordância verbal.
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL REVISÃO.
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância Verbal I.
Surgiram Aconteceram CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Tipos de Sujeito.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Concordância Verbal O verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito simples posposto ou anteposto.
Análise sintática - Sujeito Sujeito – sobre o que ou sobre quem se fala. Papel importante na concordância verbal. Achar o sujeito: o que? Quem?antes do.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 13. Pronomes AULA DIGITAL.
Sujeito oculto e Sujeito indeterminado. Sujeito oculto e sujeito indeterminado É muito comum as pessoas confundirem sujeito oculto com sujeito indeterminado,
Regra geral O verbo concorda com o núcleo do sujeito, mesmo que o sujeito apareça DEPOIS do verbo. Concordância verbal.
CONCORDÂNCIA VERBAL COMPOSTO. Sujeito composto Regra geral: o verbo vai para o plural. Ex.: João e Maria foram passear no bosque.
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
ANÁLISE SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS NIXSON MACHADO.
Classes de palavras: o verbo
Profª Giovana Uggioni Silveira
Crase Professora Raysa.
GRAMÁTICA 1ª série – 2º trimestre (ênfase para o PAS/UEM)
Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Crase Professora Marlene Brahm.
Determinantes e pronomes possessivos
Concordância Verbal.
SUJEITO Função sintática desempenhada por um grupo nominal que concorda com o verbo em pessoa e número. Exemplo: Os meus pais zangavam-se sempre que eu.
Professora: Raysa Ferreira
Concordância verbal: VERBO SER
Escola Criativa Prof. Alício Neto Língua Portuguesa
Oração Sem Sujeito: é formada apenas pelo predicado e articula-se a partir de um verbo impessoal. Observe a estrutura destas orações:    É possível constatar.
Prof. Zaine Santos - Escola Villare
CRASE.
língua portuguesa 3º ano - ensino médio
CONCORDÂNCIA VERBAL Estudar a concordância verbal é, basicamente, estudar o sujeito, pois é com este que o verbo concorda. Se o sujeito estiver no singular,
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Classes de palavras: o verbo
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
Prof.ª Rose Vasconcelos
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
Letras Módulo VI - Sintaxe I
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão
Concordância e variação linguística
Conto Contigo 8.
Termos essenciais da oração.
VERBOS Verbos – são palavras variáveis que exprimem acções, estados ou processos, representados no tempo.
Sintagma Nominal Sujeito.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Vírgula.
CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
HÁ… ou… À?.
Concordância Nominal Prof: Juliano Zamperete.
Acentuação Gráfica Monossílabas Oxítonas ditongos abertos Paroxítonas Proparoxítonas Hiato A, E, O (S) EM, ENS DITONGO S + + Terminada s: L, I, N, U, X.
Acentuação Gráfica Monossílabas Oxítonas ditongos abertos Paroxítonas Proparoxítonas Hiato A, E, O (S) EM, ENS DITONGO S + + Terminada s: L, I, N, U, X.
Artigos.
CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL
Transcrição da apresentação:

Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo: concordância no plural ou com o núcleo mais próximo. Ex. Chegaram o filho e a mãe. Chegou o filho e a mãe. Sujeito Composto anteposto ao verbo: - núcleos sinônimos – verbo no singular ou no plural - núcleos em gradação – verbo no singular ou no plural

Ex. Alegria e felicidade reinava / reinavam naquela casa. Conselho, advertência, suspensão não mudou / mudaram o com- portamento dele. Núcleos resumidos por tudo, nada, ninguém – verbo no singular Ex. Flores, presentes, joias, nada mudou sua decisão. Sujeito composto por pessoas diferentes do discurso: A 1ª. predomina sobre as demais: Eu, Mariana e ele estudamos no mesmo colégio. (1ª.pess. plural) A 2ª. pessoa predomina sobre a 3ª, mas, nesse caso, também é possível optar pelo uso da 3ª. pessoa do plural. Ex. Tu e ele fizestes / fizeram o trabalho.

Núcleos do sujeito unidos por ou: Com ideia de exclusão – verbo no singular Ex. Pedro ou Paulo será o próximo Papa. Sem ideia de exclusão: verbo no plural Ex. Física ou Matemática exigem cálculo. Núcleos do sujeito ligados por nem: se a ideia expressa pelo verbo se referir a todos os núcleos: verbo no plural Ex. Nem Pedro nem Gustavo vencerão o concurso. -se a ideia expressa pelo verbo se referir a apenas um núcleo – singular Ex. Nem Sérgio nem você será o próximo prefeito da cidade..

Sujeito representado pelos relativos QUE / QUEM: Relativo que – verbo concorda com o antecedente: Ex. Sou eu que moro aqui. / Somos nós que moramos aqui. -Relativo quem – verbo concorda com o antecedente ou com o pronome quem e fica na 3ª. pessoa do singular. Ex. Sou eu quem moro aqui. / Somos nós quem moramos aqui. Sou eu quem mora aqui. Sujeito é nome próprio no plural: -sem artigo – verbo no singular. Ex. Santos fica perto daqui. -com artigo – verbo no plural Ex. Os Estados Unidos desenvolveram-se rapidamente.

-nome próprio que designe obras – verbo no singular ou no plural. Ex. Os Lusíadas perpetuaram / perpetuou a glória de Portugal. Verbo + SE se= índice de indeterminação do sujeito(VTI/VI) – verbo no singular Ex. Precisa-se de empregados Vive-se muito bem neste lugar. -se=pronome apassivador (VTD) – verbo concorda com o sujeito. Ex. Vende-se esta casa. / Vendem-se estas casas. Sujeito representado por quais de, vários de, alguns de, quantos de +nós, vós ou vocês: -verbo na 3ª. pessoa do plural Ex. Quantos de nós viajarão nas férias? Quantos de nós viajaremos nas férias? *expressão no singular – verbo no singular – Qual de vocês viu o carro?

Verbos haver e Fazer - haver= existir – 3ª. pessoa do singular fazer= tempo decorrido – 3ª. pessoa do singular * os auxiliares seguem a regra Ex. Há homens lá fora. / Deve haver homens lá fora. Faz dois dias que cheguei. / Deve fazer dois dias que cheguei. Verbo SER - na indicação de distâncias – verbo concorda com o numeral. Ex. Daqui a São Paulo são nove quilômetros. Com expressões quantitativas – verbo no singular Ex. Dois mil reais é pouco para comprar este carro. com nomes próprios ou pronome pessoal do caso reto – verbo concorda com eles, independente da função que tenham. Ex. As alegrias da casa era Marina As alegrias da casa era ela.

Sujeito representado por tudo, isso, aquilo, nada – verbo concorda com o predicativo. Ex. Tudo são flores naquela casa. Sujeito e predicativos são nomes de coisas (substantivo comum) e um está no singular e o outro,no plural - o verbo fica no plural. Ex. Minha cama eram folhas de jornal. Em datas: havendo a palavra dia ( mesmo que subentendida), o verbo concorda com ela. Ex. Hoje é dia 12 de outubro. -Não havendo a palavra dia, o verbo concordará com o numeral. Ex. Hoje são doze de outubro.

Sujeito representado por pronome de tratamento: verbo na 3ª. pessoa. Ex. Vossa Excelência deve cumprir o que prometeu. Sujeito representado por expressão que indique parte de um todo: verbo no singular ou no plural. Ex. A maior parte dos alunos compareceu / compareceram ao evento. Sujeito representado por mais de um: verbo no singular – Mais de um professor deu sua opinião sobre o caso. com a expressão repetida – verbo no plural .Ex. Mais de um aluno, mais de um professor, mais de um diretor expressaram sua opinião sobre o caso. caso a ação seja recíproca – verbo no plural. Ex. Mais de um aluno abraçaram-se após a cerimônia. &&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&