FACULDADE ASSIS GURGACZ ROBERT VENTURI CASCAVEL 2005

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Transcrição da apresentação:

FACULDADE ASSIS GURGACZ ROBERT VENTURI CASCAVEL 2005

JONATHA WILLIAN MALACARNE MARIELE CRISTINA RANZOLIN LUCÉLIA BUBLITZ MARIELE CRISTINA RANZOLIN NILTON CARLOS OLIVEIRA ROBERT VENTURI Professora- orientadora: Solange Irene Smolarek Dias CASCAVEL 2005

ROBERT VENTURI

INTRODUÇÃO Embora Venturi projetasse muitos edifícios, foram suas teorias que criaram mais impacto, baseado na filosofia da complexidade e a contradição da arquitetura, para forçar a importância de apreciar o projeto. Com certeza sua teoria e suas obras, tende a se manifestar até nos dias de hoje, influenciando gerações e colecionando admiradores em todos os cantos do mundo.

ROBERT VENTURI - VIDA Robert Venturi, nascido em 1925 em Filadélfia, estudou arquitetura na Universidade de Princeton. Na década de 1960, reagiu contra o Estilo internacional e tornou-se uma figura importante do pós-modernismo, quando publicou Complexity and Contradiction in Architecture (1966).

Ele era a favor da vitalidade caótica na arquitetura; acreditava na ambigüidade estética e na tensão visual. Era tempo de trazer a riqueza e o deleite de volta á arquitetura e rompendo-se com aquilo que, na maior parte, tornar-se um mundo insignificante de edifícios impiedosamente sem graça, sem nenhuma percepção de lugar, voltado unicamente para a própria lógica interna.

TENDÊNCIAS PÓS-MODERNISMO O arquiteto norte-americano Robert Venturi, um dos principais protagonistas e teóricos do pós-modernismo, traçou um paralelo de características antagônicas entre o pós-modernismo e o modernismo. Pós-modernismo: Complexidade, Contradição; Ambigüidade, Tensão; Inclusividade; Hibridismo; Vitalidade emaranhada. Modernismo : Simplificação; Inicidade; Exclusividade; Puritanismo; Unidade óbvia (ou objetividade integrista).

IDEOLOGIA O arquiteto Robert Venturi acredita que o futuro das cidades são vias expressas, onde a arquitetura se torna suporte da informação. As mensagens são sucintas, pois o interlocutor circula sempre de automóvel (onde o ritmo de percepção é sempre acelerado). Comenta que a cidade não é mais pensada como um todo, mas sim uma colagem de fragmentos.

PRODUÇÃO ARQUITETURAL DE ROBERT VENTURI Escritórios do Institute for Scientific Information, Filadelfia, 1978. Venturi & Scott Brown.

The Long Island Duckling, Long Island, EUA. Fonte: VENTURI, Robert; BROWN, Denise Scott. Aprendiendo de Las Vegas. Barcelona: Gustavo Gilli, 1972

Casa de Venturi De Vanna Filadélfia

Asa de Sainsbury, Galeria Nacional, Londres, Inglaterra 1985-91- vista interior

Algumas obras Cívicos - Espaços Públicos Feitos Lugares Vivos Universidades - aprendendo de tudo Artes decorativas, sagacidade, variedade, e processo industrial. Museus arquitetura para a causa da arte

De acordo com Sert, a dupla de arquitetos especializaram-se em projetar os museus que cumprem necessidades dos visitantes e deleitam com a sensibilidade, mostraram o interesse para a exposição das artes-finais, cujo o individualidade é destacado pela colocação em distintivo, freqüentemente quartos. Visitar estes edifícios é uma aventura, começando em um lobby que traga ao interior alguma energia e do caráter do ajuste urbano e cria freqüentemente uma "rua interior." As galerias e outros espaços do público, arranjados ao longo de uma linha central requisitada, são inesperada com quartos de formas variadas e do tratamento arquitetural.