Ações Inclusivas NAPNE IFRS – Campus Sertão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Advertisements

Aula nº20 02/11/2006 Trabalhos de grupo a realizar no 1º período.
AGENDA TOCANTINENSE DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE
Premia os projetos que reúnem as melhores idéias de negócios e que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades. Se você é
Informática na Educação
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
Para Casa – Montar o cariograma
Apresentação do Projeto
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
Agente Explorador do Mundo Wumpus By Ana Cristina, Ioram e Leonardo.
Auditoria de Segurança da Informação

A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
“IMPLEMENTAÇÃO COM WORKFLOW PARA GESTÃO DE P&D EM AMBIENTE DE
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Parto Normal está no meu Plano Movimento ANS em favor do Parto Normal
EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA B. Gonçalves-RS, 19 a 21 de Agosto de 2009
Curso Técnico em Meio Ambiente
STORYBOARD: ZERO GORDURA
Fonte:Elaboração da SPE/MF a partir da base de dados de Barro & Lee (2000)
DIPLOMA Certifica-se que o aluno Inês da Silva Monteiro, nº 14, da turma C do sétimo ano, participou no Concurso de Ditado, realizado no dia 25 de Novembro.
Andréia Cabral Colares Coordenadora
LH S DA ALMA.
1 ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APRESENTA.
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO - SC Núcleo de Atendimento as.
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
Método AHP Auxílio para Tomada de Decisão
A INCLUSÃO À SERVIÇO DA POPULAÇÃO
IFPE Campus Garanhuns– Curso Técnico em Informática 1 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2011 Eletrônica Arquitetura de Computadores.
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
Instituto Superior Técnico 1 INQUÉRITO AOS LICENCIADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA Realizado por: Gabinete de Estudos e Planeamento com a colaboração da Secção.
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Rio Mulher.
Ações Inclusivas NAPNE IF RS – Campus Bento Gonçalves
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
SEMINÁRIO PARA GESTORES PÚBLICOS MUNICIPAIS – RS
Planejamento e 7 de março de 2014.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Técnicas e Projeto de Sistemas
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
REDE ESTADUAL DE SAÚDE AUDITIVA
Proposta para Implementação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais NAPNE Campus Rio Grande Prof. Osvaldo C. Pinto Direção Geral.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA
O Instituto do III Millennium Centro de Difusão da Cultura Tecnológica da Informação Apresenta:
Transcrição da apresentação:

Ações Inclusivas NAPNE IFRS – Campus Sertão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL   Ações Inclusivas NAPNE IFRS – Campus Sertão Claudia Piacentini Marcos Antonio de Oliveira Bento Gonçalves – RS Agosto /2009

Ações Inclusivas NAPNE IFRS – Campus Sertão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL   Ações Inclusivas NAPNE IFRS – Campus Sertão Nosso Núcleo Portaria nº 133/2009 Ana Sílvia, Andréia Gradin Claudia Piacentini Cleunice Colussi Helena Ribeiro Luiz Valerio Rosseto Maqueli Piva Marcos Oliveira Maria Medianeira Claudia Piacentini Marcos Antonio de Oliveira Bento Gonçalves – RS Agosto /2009

Desafios nos Cursos Regulares MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Desafios nos Cursos Regulares Natália Zoculoto Jonatan Ghélen Alunos

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Outras Ações

Projetos em Andamento Goalboll Trilha sensitiva Relógio dos Sentidos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Projetos em Andamento Goalboll Trilha sensitiva Relógio dos Sentidos Equoterapia

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”!

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! Objetivo geral Implantar o trabalho de EQUOTERAPIA, proporcionando à comunidade um método terapêutico, educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de Educação, Saúde e Equitação, buscando o desenvolvimento Biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiências e/ou necessidades especiais.

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! Objetivos específicos Divulgar a equoterapia na Microrregião Norte; Oportunizar um novo agente de reabilitação e educação no tratamento de pessoas deficientes e/ou com necessidades especiais; Estabelecer parcerias para o andamento do projeto; Fortalecer o conceito de equoterapia na Instituição e região.

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! Justificativa O Projeto visa atender a Região do Alto Uruguai, mais especificamente os municípios de Sertão, Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Floriano Peixoto, Charrua, Tapejara, Vila Lângaro, Coxilha e Passo fundo. Essa região, apresenta um déficit no atendimento de equoterapia; Justifica-se assim esse Projeto, pois através de um método de abrangência em várias áreas (biopsicosocial e educacional), serão atingidos resultados significativos e rápidos.

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! Busca de Subsídios Conhecimento dos projetos existentes; Análise das Instalações; Viabilidade da implantação do projeto; Obediência das normas da ANDE eAGE; Abrangência do projeto; Quantidade de alunos a serem atendidos; Equipe de profissionais; Animais; Objetivos: conhecer, analisar, estudar a viabilidade do projeto a ser implantado. Visitas “in loco” aos Centros de Equoterapia da região;

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! Centro de Equoterapia Campus Concórdia

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! APAE – Erechim

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! APAE – Gaurama

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Localização

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Localização

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! Fachada Principal

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”!

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”!

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”!

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL

EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EQUOTERAPIA “Cavalgando sonhos”! Plano de Implementação O QUE? QUEM? Estabelecer o Local de trabalho (espaço físico) e parcerias (municípios, escolas (APAEs) e médicos) Equipe do NAPNE e PARCEIROS Montar equipe habilitada (possuidores do curso da associação nacional de equoterapia) Equipe APAE Getúlio Vargas (Fisioterapeuta e Instrutor De Equitação; Equipe Do Napne; Profissionais envolvidos Montar escala de atendimentos e avaliações médicas Fortalecimento e continuidade do projeto (divulgação através da mídia e/ou palestras informativas) Recursos??? 22

Muito Obrigado! “Conte-me, e eu vou esquecer, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL “Conte-me, e eu vou esquecer, Mostre-me, e eu vou lembrar, Envolva-me, e eu vou entender”! (autor desconhecido) Muito Obrigado! http://www.sertao.ifrs.edu.br/ marcos.oliveira@sertao.ifrs.edu.br claudia.piacentini@sertao.ifrs.edu.br