Assessoria.

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Transcrição da apresentação:

Assessoria

Assessoria de Comunicação é uma atividade de Comunicação Social que estabelece uma ligação entre uma entidade (indivíduo ou instituição) e o público (a sociedade exposta à mídia). Em outras palavras, Assessoria de Comunicação é administração de informação.

As atividades de Assessoria de Comunicação Social são geralmente subdivididas em três: 1. Assessoria de Imprensa 2. Publicidade & Propaganda 3. Relações Públicas

Assessoria de Relações Públicas À Assessoria de Relações Públicas compete prestar assessoramento técnico específico do cerimonial, nas áreas interna e externa, bem como atuar como elo junto à estrutura administrativa, realizando outras tarefas próprias do assessoramento.

O Papel da Assessoria de Relações Públicas na Consolidação da Imagem Organizacional A comunicação, por ser um elemento fundamental do relacionamento humano e da sociedade, estabelece o diálogo da organização com seus públicos interno e externo, através da interação entre vários emissores e receptores ao mesmo tempo.

Tendo em vista esse diálogo, o papel da Assessoria de Relações Públicas é formar e consolidar as opiniões e o relacionamento existentes entre a organização e seus públicos de interesse.

A relação entre a origem das Relações Públicas com o surgimento das Assessorias de Comunicação é compreendida como ponto de equilíbrio entre as organizações e seus públicos de interesse. Uma Assessoria trabalha com o conhecimento e informação que, servirão de base para a tomada de decisão da alta cúpula administrativa.

Uma Assessoria que se preocupa com a formação da opinião pública necessita de um relacionamento aberto e transparente com a imprensa, além de possuir ações paralelas como projetos sociais e ambientais que hoje despertam tanto a atenção da mídia quanto da sociedade.

O papel de uma Assessoria de Relações Públicas é buscar o fortalecimento da imagem e divulgar empresas, associações, nomes, marcas, produtos e personalidades de qualquer campo de atividade. O trabalho do Assessor faz com que o profissional precise diariamente criar e aprimorar seu relacionamento com os veículos de comunicação.

É possível construir e fixar a imagem de um produto e até mesmo a imagem de uma empresa com boas campanhas de publicidade, com um serviço de Relações Públicas eficiente e um persistente e criativo trabalho de marketing.

Podemos enfatizar que a atuação das Assessorias de Relações Públicas é de grande importância para a consolidação da imagem organizacional.

Consultoria

Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. O profissional desta área é chamado de Consultor. Existem dois tipos de consultoria: a Consultoria Interna e a Consultoria Externa.

Consultoria Externa e Interna

Os serviços na atividade de Consultoria constituem normalmente reflexo da atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. A Consultoria pode ser prestada em qualquer área de conhecimento por pessoa ou pessoas detentoras desse conhecimento.

As consultorias mais comuns são as decorrentes de profissões regulamentadas, tais como jurídicas, empresariais, econômicas, mas não exclusivamente, já que outras atividades têm revelado especialistas em assuntos não vinculados a profissões regulamentadas.

O profissional consultor pode estar ou não vinculado a uma organização específica. O consultor que se dedica totalmente a uma organização é chamado Consultor Interno (normalmente empregado desta) mas pode ter outro titulo formal.

Aquele que presta serviços ocasionais é chamado Consultor Externo (ou Autônomo) e pode ser um empregado de uma companhia de consultoria. Muitos autores consideram apenas o segundo como Consultor efetivamente.

Muitas vezes as empresas possuem ambos os tipos de consultoria operando ao mesmo tempo. O consultor interno não vem em substituição ao externo, mas sim em complementação. O consultor interno servirá como apoio e ponto focal dos projetos de consultoria, inclusive para minimizar as desvantagens das duas condições isoladamente.

Consultoria Interna O consultor interno normalmente é um funcionário da empresa cliente. Faz parte da estrutura organizacional e está inserido em sua cultura e valores...

Consultoria Externa O consultor externo é autônomo. Geralmente trabalha em equipe com outros consultores de outras especialidades em uma empresa de consultoria com denominação "Consultores Associados".

Vantagens e Desvantagens do Consultor Interno Possui vantagens por estar diariamente em contato com os procedimentos internos, possuir maior conhecimento dos aspectos informais (os chamados atalhos organizacionais), possuir maior acesso a pessoas e grupos de interesse, além de participar da avaliação e do controle do processo inerente ao trabalho. Por último, o consultor interno possui um certo poder informal que pode facilitar seu trabalho.

Por outro lado, o consultor interno carece de atualização prática. Seus conhecimentos são adquiridos de maneira teórica, por este não ter oportunidade de aplicar esses novos conhecimentos em diferentes casos e empresas.

Por esse mesmo motivo, o consultor interno geralmente possui menos experiência que o consultor autônomo. Dentro da empresa, suas idéias geralmente tem menor aceitação nos altos escalões da empresa ("santo de casa não faz milagre") e, por normalmente ter vínculo empregatício com o cliente, possuem menor liberdade para dizer e fazer as coisas.

Vantagens e Desvantagens do Consultor Externo O consultor externo possui maior experiência prática que o interno, por estar sempre em atividade em empresas diferentes, com problemas diferentes. Por esse mesmo motivo, o consultor externo pode trabalhar com maior imparcialidade, tendo dos altos escalões da empresa uma maior confiança.

Ainda, este pode estar livre de “vícios” praticados pela empresa, por ter uma visão diferente de problemas praticados pela empresa. O consultor externo, ao contrário do interno, pode correr maiores riscos.

Mas também existem desvantagens: o consultor externo possui menor conhecimento dos atalhos organizacionais, pois normalmente não está presente diariamente na empresa cliente. Tem menor acesso a pessoas e grupos de interesse, além de possuir somente um relativo "poder formal".

Aspectos mercadológicos da consultoria A consultoria não pode ser vendida. A empresa-cliente deve comprá-la de acordo com suas necessidades. Não é o consultor que deve vender seus serviços, e sim a empresa cliente que deve reconhecer que algo está errado e buscar a ajuda de um profissional. Ex.: um médico cirurgião não pode sair buscando pacientes, oferecendo cirurgias de ponte de safena a qualquer um.

Consultoria quanto à sua estrutura Dois tipos de estrutura de consultoria: Consultoria por pacote: É contratada pela média administração e seu desenvolvimento se dá com a baixa administração, porém, sua implantação tem contato com todos os níveis. É um tipo de consultoria de baixo custo e de alto impacto.

Consultoria artesanal: Trata-se de fornecer ao cliente um atendimento personalizado aos seus problemas. Há uma busca muito forte das causas, com pouco valor aos seus efeitos. É contratada pela alta administração e seu desenvolvimento com a média administração. Sua implantação também tem contato com todos os níveis.

Consultoria quanto à sua amplitude Consultoria especializada: É aquela que atua em um ou poucos assuntos dentro de uma área de conhecimento. É a de maior crescimento nos últimos tempos e pode evoluir para a consultoria total. Tem como vantagens maior qualidade dos serviços, menor resistência, maior interação com os sistemas da empresa cliente, maior rapidez e menor custo e maior nível de treinamento dos envolvidos.

Consultoria Total: É aquela que atua em praticamente todas as áreas do cliente. Este tipo de consultoria tem sofrido diversos tipos de restrições, como por exemplo, tratar de vários assuntos de maneira não integrada, dar tiro para todos os lados e provocar desperdício de esforços. A contratação se dá diretamente com a alta Administração, o desenvolvimento se dá com a média administração e a implantação se dá em toda estrutura.

Consultoria Globalizada (ou Global): É a que consolida serviços em empresas globalizadas e que atua em países diferentes. Atua em formação de áreas de livre comércio e blocos econômicos e interligação dos mercados, principalmente financeiro e de consumo. A contratação se dá com a alta administração e o desenvolvimento com a média administração.