ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ÀS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS (OU ESPACIAIS)
Advertisements

Vantagens Comparativas; Globalização; Desigualdades.
Encontro “COMPREENDER A PAISAGEM CULTURAL DO TEJO E SEUS VALORES”
BIOGEOGRAFIA Profª Marisa Dionísio.
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
GEOGRAFIA.
O que é geografia?.
GEOGRAFIA.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Geografia Geral Guilherme Henrique Barros de Souza.
“PATRIMÔNIO INTANGÍVEL E A DINÂMICA CULTURAL CAIÇARA”
DIRETRIZES CURRICULARES
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
PROCESSOS E FORMAS ESPACIAIS
Regionalização do espaço brasileiro
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Introdução à Geomorfologia
Cristiane jonas Francisconi
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
Escola Superior de Guerra
Geomorfologia e Planejamento
GRUPO DE ESTUDOS TERRITÓRIO E DINÂMICAS TERRITORIAIS
1 Fundamentos de SIG. - Sistemas de Informação
Marco Doutrinal e Marco Operativo
II Orientação Técnica PCAGP.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Introdução à Sintaxe Espacial
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL.
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
Aula sobre o Brasil e suas regiões
Professora Carol/Geografia
Emile Durkheim e o fato social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
Espaço Geográfico, Paisagem e Território
Disciplina: ECOLOGIA URBANA DOCENTE: Francisca Mesquita AULA 2
Aula 1 – Território: conceito chave do espaço geográfico
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície.
Regionalização do território brasileiro
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Unidade 1- O Espaço Geográfico
Disciplina: TRABALHO DE CAMPO INTEGRADO Curso: Geografia
Subprojeto: Geografia
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Professora: Daniela de Souza
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
Planejamento Urbano e Plano Diretor
E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano
GEOGRAFIA.
Embrapa Monitoramento por Satélite / Indiana University-ACT
Formação do Território Brasileiro
TERRITORIALIZAÇÃO.
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
1 ANO EM. CONCEITOS EM GEOGRAFIA  Espaço geográfico: De acordo com Milton Santos ( ) o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário.
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 1 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
O QUE É GEOGRAFIA? Definições e conceitos básicos
Geografia Revisão 2016.
Geografia Revisão.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
ENEM AULA SHOW GEOGRAFIA 25 DE AGOSTO PROFESSORA: GÊRDA LÚCIA
Transcrição da apresentação:

ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO 2º PERÍODO – CURSO DE GEOGRAFIA AGOSTO 2010

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PRODUÇÃO DO ESPAÇO Brasil é um país, uma nação ou Estado Nacional, um subespaço do Mundo: é uma Formação Sócio-espacial. A extensão territorial e o modo como foi consolidada + a diversidade paisagística ( ou da configuração natural) colaboram para que o Brasil apresente diferenciações. As diferenciações no espaço tornam necessário que novos conceitos sejam considerados : Territórios ? Regiões ?

Diferenciações no Espaço Quais são os elementos do espaço ? “ [...] os homens, as firmas, as instituições, o chamado meio ecológico e as infra-estruturas” (SANTOS, 1985, P.6). Os elementos estão em transformação constante; são variáveis , portanto. Estas variáveis estão ligadas entre si por uma organização. Qualquer dos elementos pode trazer diferenciações.

Identificar o espaço Há originalidade ? “ Por sua localização e pelo jogo de combinações que preside a sua evolução, todo elemento do espaço e toda forma de paisagem constituem fenômenos únicos que jamais podem ser encontrados exatamente iguais em outros locais ou em outros momentos “ (DOLLFUS, 1978, P.9)

Agrupar as porções do espaço Pode-se dizer que existem porções do espaço ( este visto como totalidade) que manifestam sua originalidade o geógrafo procura identificar simultaneamente os elementos de comparação – principais dados, formas , sistemas e processos, capazes de permitir o reagrupamento em grandes famílias ( DOLLFUS, 1978) .

Conceituando as porções do espaço A originalidade se exprime por sua ‘fisionomia’ num estilo particular de organização espacial, produto da associação da natureza e da história. (JULLIARD apud DOLLFUS, 1978, P.11) Desta etapa inicial - partir do visível (paisagem), é preciso reconhecer a organização ( e a estrutura) e o que faz com que sejam assim.

DIFERENCIAÇÃO ESPACIAL Dupla abordagem ( DOLLFUS, 1973, p.81) –Conhecer os limites que recortam o espaço, possibilitando a definição da área de extensão das estruturas; Estudar os processos econômicos e socias e as densidades de pessoas, firmas e instituições. HÁ LIMITES VISÍVEIS, sendo necessário explicar a sua localização e verificar o seu significado. HÁ LIMITES QUE NÃO SÃO DIRETAMENTE PERCEPTÍVEIS, neste caso é preciso defini-los.

OS LIMITES NA NATUREZA Bacias hidrográficas; No Clima os limites são dinâmicos, somente sendo mais precisos em alguns de seus fatores: latitude, altitude ou continentalidade. Na Geomorfologia os limites estruturais são facilmente delineados, mas não os relacionados às dinâmicas externas. Os limites das associações vegetais, por dependerem do clima e dos solos ( e das transformações impostas pela ação da sociedade) são menos precisos . Naturalmente as associações ( formações) vegetais têm pontos de contato em que as distinções são difíceis áreas de transição = ECÓTONOS)

Os limites do espaço geográfico “ O espaço habitado é recortado por inúmeros limites : diretamente visíveis na paisagem ( mancha urbana, por exemplo), outros não , porque são marcas do dinamismo de um sistema ( área de influência de uma cidade em uma área)

ORGANIZAÇÃO ESPACIAL Objetos fixos ou formas dispostas espacialmente estão distribuídos e/ou organizados sobre a superfície da Terra de acordo com alguma lógica. O conjunto de todas estas formas configura a organização espacial da sociedade. A expressão possui vários sinônimos: estrutura territorial, configuração espacial, arranjo espacial. [Roberto Lobato Correa ( 1986) considera que também é sinônimo de espaço social, espaço geográfico].

Reagrupamento das porções do espaço Regionalização: entende-se como a divisão de um espaço ou território em unidades de área com um certo número de características que as individualizam. A regionalização pode ser estabelecida com base em diferentes critérios (físicos ou naturais, socioeconômicos, etc.) e tendo em vista diferentes objetivos ou finalidades, tais como políticos, econômicos. estatísticos (divulgação de dados estatísticos), administrativos, de planejamento, didáticos (ensino da Geografia). As diferentes escolas do Pensamento Geográfico construiram concepções sobre o que é Região. Para cada uma delas o conceito tem maior ou menor destaque e exprime o entendimento que têm sobre a Geografia e seu objeto de estudo.

Conceitos para recortes espaciais Região e Território. São recortes espaciais, ou seja, ambos os conceitos referem-se à porções do espaço. Embora tenham uso muito variado, de acordo com a linha teórica dos geógrafos, considera-se que o território diz respeito a uma porção do espaço em que um poder é exercido. A região é uma escala territorial, mais complexa, porque encontra-se entre o nacional e o local. É o reconhecimento das diferenças em um nível mais estruturado, sendo base para as ações do Estado, da sociedade ou e das empresas. É um nível de agregação das comunidades locais e seus territórios.

POLÍTICAS TERRITORIAIS São conjuntos de enfoque estratégicos, a médio e longo prazo, assim como as correspondentes formulações de atuação, dirigidas a intervir sobre o território, a fim de que assuma formas que sejam adequadas aos interesses que controlam o poder político. (SANCHEZ , 1992, apud RUCKERT, 2010)

Referências BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Política Nacional de Ordenamento Territorial. 2003. CORREA, R.L. Região e organização espacial. São Paulo: Atica, 1986 DOLFUSS, O. A análise geográfica. São Paulo: Difel, 1973 ___________. O espaço geográfico. São Paulo: Difel, 1978. RUCKERT, A.A. Usos do território e políticas territoriais contemporâneas: alguns cenários no Brasil, União Européia e Mercosul. Revista Geopolítica, Ponta Grossa, PR, jan-jun 2010 SANTOS, M. Espaço e Método. São Paulo: Nobel, 1985.