População: Malthus e sua época

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas econômicos e sociais
Advertisements

Escola Econômica Clássica
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
O ILUMINISMO ( ESCLARECIMENTO )
TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Capitalismo / Socialismo
3ª e 4ª aulas Economia clássica
Comércio e Desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
ILUMINISMO.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
ILUMINISMO Movimento intelectual – iluminismo, época das luzes, ilustração, esclarecimento ou enciclopedismo. A quem interessava ? As idéias defendidas.
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Adam Smith e A Riqueza das Nações
A Lei de Say Aula 07a de HPE Luiz E. S. de Souza.
Cursinho Popular Paulo Freire
O Liberalismo e os Socialismos
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
John Stuart Mill ( ) Tentativa de integrar a teoria do valor-trabalho ao utilitarismo Discípulo de Bentham e Ricardo Defensor de reformas liberais.
Jevons, Menger e Walras Antecedentes ( ):
Adam Smith ( ) Primeiro modelo abstrato completo do estrutura e do funcionamento do sistema capitalista Interesses individuais, harmonizados pela.
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Filosofia Professor Breno Cunha
O Iluminismo.
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
Thomas R. Malthus ( ) Os conflitos entre as classes
Obra : O espírito das leis
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
O inicio da Ciência Econômica
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
A polêmica Malthus - Ricardo
Liberalismo e Socialismo
O ILUMINISMO.
F I L O S O F I A.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Revolução Industrial Slide já disponível em
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
O UTILITARISMO RÁPIDA EXPANSÃO ECONÔMICA NA EUROPA
A Economia Política Inglêsa
Fundamentos de Economia
Filósofos iluministas
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
O pensamento liberal Capítulo 18.
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
ILUMINISMO.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
OS CLÁSSICOS Adam Smith ( ) David Ricardo ( )
Depois de um longo percurso, estabeleceu-se a Ciência Econômica, que se ocupa da produção e distribuição da riqueza nos Estados, nas corporações e entre.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)
Transcrição da apresentação:

População: Malthus e sua época Geografia Humana e Econômica

Robert Malthus O pensamento de Malthus é compreendido quando analisamos a sua época e as proposições de outros autores. O período de vida de Malthus – 1766/1834 – é permeado de acontecimentos que irão mudar a dinâmica do Mundo: Revolução Industrial, Revolução Francesa, Independência dos EUA. No Brasil: Inconfidência Mineira,Abertura dos Portos, Independência, Revoltas Nativistas.

Pensadores e escritores da época. “Razão e sensibilidade’ de Jane Austen ( 1811). Nasce Beethoven ( 1770) Morre JJ Rousseau( 1778) Morre Adam Smith ( 1790) Kant publica os Prolegômenos ( 1783) É inventada a pilha elétrica ( 1800) A Inglaterra abole o tráfico de escravos. Hegel publica a Fenomenologia do Espírito ( 1807). Nasce Darwin ( 1809) É implantada a primeira ferrovia ( 1825)

Os pensadores da Economia Política Antes de Adam Smith os problemas econômicos eram debatidos pelos filósofos. ( Hume, Locke, Condillac). Os primeiros estudiosos voltados a temas especificamente econômicos foram os fisiocratas. Eles conviveram com Smith. Smith, no entanto, criou bases da ciência econômica.

Transformação do pensamento econômico a partir de Adam Smith Antes dele vigorava o mercantilismo: a riqueza de uma nação dependeria do comércio exterior. Em mesma época de Smith, havia o pensamento dos fisiocratas. Para estes a a riqueza era constituída de bens materiais. Na época, esses bens seriam a terra e os recursos naturais Smith vai se diferenciar ao valorizar o pensamento de Petty ( 1623-1687) que indicava ser o trabalho a origem da riqueza.

Construção da teoria de Smith Introduz os conceitos de valor de uso e valor de troca. A riqueza seria medida pelos valores de uso – interesse que existe sobre uma determinada mercadoria – que gerariam, se houvesse mais demanda que oferta, maior valor de troca. É importante na constituição da ciência econômica por estabelecer a dupla demanda/oferta. O valor de troca inclui, também, o trabalho gasto na produção. Portanto, quanto mais produtividade, menor o custo e poderá ter mais compradores. Estabelece a idéia de ‘mão invisível’, ou seja o livre mercado em que demanda e oferta se equilibrariam sem necessidade de intervenção.

Smith e Malthus Smith, valorizando a produtividade, a divisão do trabalho e o livre mercado, representa os interesses dos capitalistas manufatureiros da época, afastando-se dos fisiocratas, mas não criticando o fato de o valor das mercadorias ser resultado do trabalho sem que os trabalhadores tivessem maiores benefícios. Esta concepção será desenvolvida por Marx

Malthus Ao escrever o Ensaio sobre os princípios da população, procura responder a pensadores da época, mas também a Smith. Seu pensamento não incorpora a possibilidade da produtividade; para Malthus a produção se dá , sempre, nas condições naturais. No entanto estava sensível às condições precárias de vida dos operários. Em seu livro há crítica à ação do Estado para superar os problemas da pobreza, pois qualquer melhoria poderia levar ao aumento da população.

Malthus “ O homem que nasce em um mundo já ocupado não tem direito a reclamar a parcela alguma de alimento ... A natureza intima-o a sair e não tarda a executar essa intimação”. Para evitar que somente a morte e as doenças fossem formas de controlar a população, Malthus apresentará proposições de controle de natalidade: as virtudes e o controle dos salários.

David Ricardo Ricardo nasce em 1772. Conhece Malthus e outros pensadores e com eles convive, embora não sejam concordantes. Para Ricardo há diferenças nas condições das áreas produtivas. Para abastecer a população crescente haveria expansão da produção para áreas que poderiam ser menos férteis. Isso levaria a aumento dos custos e dos preços, favorecendo os proprietários das terras mais férteis ou mais próximas dos consumidores ( Leis dos rendimentos decrescentes)

Ricardo Os industriais teriam menos lucros com o aumento do custo de vida e poderiam diminuir salários ou empregos. Irá propor leis sobre salários. Embora pudesse vincular os salários aos limites dos lucros dos proprietários de terra e dos industriais, não é essa a sua orientação.