FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mapas e cartas: Utilidades e leituras.
Advertisements

Introdução a Geografia e Cartografia
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO
CARTOGRAFIA Definição:
DESENHO, TOPOGRAFIA E COMPUTAÇÃO GRÁFICA (GN-103)
PROFESSORA-ROSANA QUEIRÓZ REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS
ORIENTAÇÃO.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Relação Escala Resolução Geométrica da Imagem
CARTOGRAFIA Elementos para se produzir um mapa
A escala nos trabalhos de campo e de laboratório
unid-2 Representando a terra: como cartografar o planeta?
ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM MAPA
Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas”
Legenda: Símbolos ou convenções cartográficas
Representações da Superfície Terrestre
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Cartografia Arte ou ciência de compor cartas geográficas
Da alfabetização cartográfica à leitura crítica e ao mapeamento consciente –unid-2 Representando a terra:como cartografar o planeta?
CURSO DE GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS E URBANOS
Sistema de representação cartográfica
Projeções cartográficas Prof: Humberto Miranda
Cartografia é a ciência que têm como principal objetivo a representação do espaço geográfico, de seus elementos e de suas diversas atividades por meio.
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia Introdução aos conceitos da Cartografia 12/3/ Aula 5.
SENSORIAMENTO REMOTO MOSAR FARIA BOTELHO.
O Espaço e Suas Representações
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
M A P A S Noções de Cartografia para estudantes do 6º Ano
Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram.
A Moderna Cartografia – parte 1
7º Ano - Geografia Representações da superfície terrestre.
Fusos Horários Cartografia.
CARTOGRAFIA: Noções Básicas
CARTOGRAFIA A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata.
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
Pré-enem/vestibular Frei Seráfico
Mapas e Escalas.
Maria Aparecida Salles Franco
Cartografia Os mapas – Elementos dos Mapas – Orientação pela Rosa dos Ventos- Projeções Cartográficas – Anamorfoses Gráficos – Sensoriamento Remoto – SIG.
Capítulo 3 – Os mapas UNIDADE I - CARTOGRAFIA 1 – Evolução dos mapas
Forma e movimentos da Terra
PRÉ-VESTIBULAR GEOGRAFIA Professor: Cláudio.
Projeções Cartográficas
Geografia - Cartografia
Desenho basico de arquitetura
REPRESENTAÇÃO: OS MAPAS
TOPOGRAFIA APLICADA UNID
PROFESSORA-ROSANA QUEIRÓZ REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA.
PRP 1 ano Ensino Médio Geografia Gay Lussac
CARTOGRAFIA PROF. ISRAEL FROIS.
GEOGRAFIA I - PARTE 1 PROF. AILTON ASSIS
CARTOGRAFIA.
ESCALA.
A APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Fases da Lua Posição dos astros Situação da Lua Eclipse Maré Lua nova (Novilúnio) Sol Lua Terra alinhados conjunção.
CARTOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Representações Cartográficas
Representação do espaço geográfico
Aula 5 Cartografia: Elementos de um Mapa, Cartografia Sistemática e Temática Flávia S. Lisboa Disciplina BH1408 – Cartografia e Geoprocessamento.
Área – Ciências Humanas e suas Tecnologias 6º Ano, Ensino Fundamental
Fundamentos de Cartografia
Quadro1 – Terminologias utilizadas na classificação dos mapas em cartografia sistemática e temática AutorCartografia sistemáticaCartografia temática Raisz.
CARTOGRAFIA O planeta terra é um geóide, logo a única forma possível de representar a Terra com perfeição é através de um globo terrestre, ocorrendo distorções.
ESCALAS CARTOGRÁFICAS.
Cartografia.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Prof. José Victor Instituto GayLussac
Transcrição da apresentação:

FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO Mosar Faria Botelho

PONTOS DE APOIO Objetiva relacionar os objetos contidos na foto aérea com os objetos contidos no terreno. MÉTODOS DE POSICIONAMENTO POR GPS Modo Ponto Estático Cinemático Modo Relativo Estático Rápido Stop-GO-Stop

Cartografia Temática Os mapas temáticos podem evidenciar mais do que apenas a posição do lugar, ou seja,vão além de capacitar somente para responder a questão “onde?”. O mapa deste tipo representa um ou mais temas que ocorrem em um determinado lugar, como mapa geoambiental, mapa de aptidão agrícola, mapa geomorfológico e outros.

Cartografia Temática Fonte de dados temáticos os dados obtidos por meio dos produtos do sensoriamento remoto (imagens de satélites e aerofotos), empregando para isto técnicas de geoprocessamento (processamento digital de imagens; sistemas de informações geográficas-sig). Os produtos cartográficos digitais são uma tendência na era da informática; pode-se encontrar muitos desses produtos na internet, nos jornais televisivos e outros.

Orientações sobre como elaborar um mapa temático Os mapas, de forma geral, representam os temas físicos, humanos e econômicos que ocorrem em um determinado espaço geográfico. Para que haja interação entre o mapa e o usuário é importante ressaltar os elementos que vão distinguir um mapa de outro desenho qualquer. Dentre eles, a Escala e a Projeção Cartográfica são os principais, seguidos das Coordenadas, da Legenda ou das Convenções Cartográficas e do Título.

Projeções Cartográficas O planeta Terra é considerado uma esfera praticamente perfeita e, ao representar parte da superfície terrestre em uma superfície plana, sempre ocorrerão deformações. Para o mapeamento, a forma da terra é considerada como sendo esférica ou elipsoidal. Esses tipos de superfície não permitem suas representações em um plano sem dobras ou rasgaduras. Portanto, nenhum mapa será exato, ou seja, geometricamente semelhante à figura que deseja representar; ele sempre terá deformações Cada país tem seu sistema de projeção cartográfica definido em lei para o mapeamento do seu território. No Brasil, as cartas topográficas elaboradas pelo IBGE e Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG), responsáveis pelo mapeamento sistemático nacional, utilizam o Sistema de Projeção de Mercator, denominado UTM – Universal Transversal de Mercator. A vantagem desse tipo de projeção cartográfica está no sistema de coordenadas do mesmo, que é métrico e plano, portanto tornando fácil o cálculo de distâncias e de direções no mapa.

Escala A escala estabelece a relação das dimensões e distâncias entre a realidade e a sua representação gráfica. Ela possibilita ao usuário calcular distâncias, verificar quantas vezes um objeto foi reduzido para ser representado no mapa. Dependendo da escala, alguns objetos da realidade poderão ou não aparecer no produto cartográfico. Existem duas formas de representar escalas em um mapa: Um número que expressa a redução da realidade, por exemplo, 1: 1000 (lê-se um para mil); Uma barra ou régua que mostra graficamente essa redução.

Coordenadas As Coordenadas Geográficas são informações indispensáveis num produto cartográfico, pois elas permitem ao leitor obter a localização exata de um fenômeno na superfície terrestre. Além disso, por meio das coordenadas geográficas (latitude e longitude), é possível obter, localizar outras informações, como uma caracterização geral sobre o clima de um determinado local no Globo Terrestre. Existem outros sistemas de coordenadas terrestres, como aquele definido pelo Sistema UTM.

Legenda e Convenções cartográficas A legenda é um conjunto de símbolos e textos explicativos que obrigatoriamente deve acompanhar um produto cartográfico temático. É importante que as cores e os símbolos do mapa apareçam exatamente iguais na legenda, caso isto não ocorra, pode confundir o usuário do mapa. As convenções cartográficas são símbolos, cores e linhas utilizados nos mapas de acordo com normas estabelecidas por organismos do governo como o IBGE. Por exemplo, o IBGE utiliza o azul para representar a hidrografia, e o vermelho para as rodovias pavimentadas nas cartas do mapeamento sistemático nacional. Aquele que elabora um mapa deve conhecer as convenções para criar a sua própria legenda, não esquecendo de utilizar o bom senso nessa tarefa

Título o mapa temático exporá, assim, um tema, que deverá ser declarado no título. Portanto, este, além de dizer do que se trata, deve especificar onde se dá o acontecimento e em que data. Deve expor, nesse sentido, o “o quê?”, o “onde?” e o “quando?”. Martinelli (2003)

Princípios de Seleção e Simplificação Os processos de seleção e simplificação cartográfica exigem do profissional que elabora mapas o bom senso para decidir quais informações serão ou não suprimidas numa representação gráfica. Um mapa com muitas informações pode se tornar visualmente poluído, inviabilizando a comunicação cartográfica. A ausência de uma informação importante também comprometerá a qualidade do mapa. O conhecimento do profissional quanto aos conceitos da cartografia e do tema a ser representado é fundamental na elaboração da representação.

Princípios de Seleção e Simplificação O profissional deve estar consciente quanto a: Finalidade do mapa: quais são os objetivos do mapa. Grau de detalhamento do mapa: o que realmente é necessário mostrar no mapa dentro de uma determinada escala. c) Disponibilidade financeira: quanto maior a escala do mapa, maior o grau de detalhamento, mais tempo de trabalho na elaboração deste produto e, conseqüentemente, mais oneroso.

O que está faltando nesse mapa?? Exemplos O que está faltando nesse mapa??

O que está faltando nesse mapa?? Exemplos O que está faltando nesse mapa??

O que está faltando nesse mapa?? Exemplos O que está faltando nesse mapa??

Exemplos