ARTEFATO: qualquer resultado (produto) de uma atividade.

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Transcrição da apresentação:

ARTEFATO: qualquer resultado (produto) de uma atividade. . Grady Booch (Método Booch) . James Rumbaugt (OMT) . Ivar Jacobson (OOSE) . Rational Software Corporation - USA IBM (2004) É uma linguagem GRÁFICA destinada a VISUALIZAR, ESPECIFICAR, CONSTRUIR e DOCUMENTAR os ARTEFATOS de um sistema COMPLEXO de software. ARTEFATO: qualquer resultado (produto) de uma atividade. Representação Gráfica de NOTAS 71

Diagramas Comportamentais Diagrama de Casos de Uso Diagrama de Transição de Estados Diagrama de Atividades Diagramas Estruturais Diagrama de Pacotes Diagrama de Classes Diagrama de Componentes Diagrama de Objetos Diagrama de Estrutura Diagrama de Instalação Diagramas de Interação Diagrama de Sequencia Diagrama de Colaboração ou Comunicação Diagrama Interatividade Diagrama de Tempo 72

Communication Diagram Interaction Overview Diagram Timing Diagram Sequence Diagram Interaction Diagram Composite Structure Diagram Class Diagram Component Diagram Object Diagram Package Diagram Deployment Diagram Structure Diagram Activity Diagram Use Case Diagram State Machine Diagram Behavior Diagram 73

Diagrama de Pacotes (package) Critério de particionamento: LIVRE (coleção de classes com objetivo relacionado: contexto, assunto, tema, departamento, camada de software, tecnologia, problema, sistema, subsistema, etc) Representação Gráfica de PACOTE nome 74

Diagrama de Pacotes (package) Exemplo Interface Usuário IHC Banco de Dados client Impressão de documentos Contr. Matric. Acadêmica A-CAMP S51 75

CASO de USO (Use Case): Conjunto de sequencia de ações (funcionalidade) que um sistema executa para produzir um resultado observável de valor a um ATOR específico. CASO de USO: bom para capturar requisitos funcionais. Não existem Caso de Uso grandes ou pequenos. O Caso de Uso tem o tamanho do objetivo de seu ATOR. Rodrigo Yoshima, Mundo OO, www.mundojava.com.br, SP, 2006, pg49 76

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA CONCEITO REPRESENTAÇÃO GRÁFICA ATOR . Homem palito (stick man) . Retângulo com estereótipo (classificador) <<ator>> . Representam papéis (personagem) . Nome: Substantivo nome <<ator>> nome 77

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA CONCEITO REPRESENTAÇÃO GRÁFICA UseCase . Elipse . Funcionalidade . Nome:Verbo + Substantivo nome nome Business UseCase Elipse com tracinho nome 78

preencher declaração anual de rendimentos Exemplo Digitar dados na Web usuário Inadequado preencher declaração anual de rendimentos contribuinte pessoa física Melhorado preencher declaração anual de rendimentos contribuinte pessoa física Igual 79

cadastrar horário disciplina Exemplo estereótipo ativação cadastrar horário disciplina emitir grade professor cadastrar classes extras Secretaria. acadêmica impressora <<extend>> aluno solicita histórico aluno graduação aluno pós graduação especialização 80

Dependência entre UseCases Funcionalidade Especial / Exceção <<extend>> Exemplo estereótipo cadastrar horário disciplina Secretaria. acadêmica cadastrar classes extras Deseja dar destaque à exceção cadastrar horário disciplina cadastrar classes extras Secretaria. acadêmica <<extend>> 81

Dependência entre UseCases Funcionalidade Compartilhada <<include>> Exemplo estereótipo Avaliar aluno orientador Analisar histórico Autorizar matricula na pós coordenador pós graduação Analisar histórico Deseja dar destaque a funcionalidade comum Avaliar aluno orientador Autorizar matricula na pós coordenador pós graduação Analisar histórico <<include>> 82

Dependência entre UseCases Funcionalidade Compartilhada <<include>> Exemplo estereótipo Emitir pedido vendedor Consultar preços Selecionar produtos Analisar histórico Deseja dar destaque a funcionalidade comum Emitir pedido vendedor Consultar preços Selecionar produto <<include>> 83

Dependência entre UseCases efetuar pagto comprador caixa receber pagto Exemplo estereótipos gerente vendas Analisar vendas planejar liquidação finalizar promoção iniciar promoção Avaliar pechincha <<extend>> Mais de um ATOR, mesmo UseCase negociar preços orientar clientes vendedor oferecer produtos cliente pechinchar <<extend>> faturar Avaliar cliente <<include>> Sistemas de Vendas SV 84

Diagrama de Pacotes (package) Caixa Bancário Eletrônico 01 Jogo de Batalha Naval 02 Sistema de Controle Loterias CEF 03 Votação Eletrônica 04 Jogo da Forca 05 Curso de Geografia do Prof. Rios 06 Paróquia Pe Santos 07 Alfaiataria Águia de Ouro 08 Exemplo Exercício Curso de Geografia do Prof. Rios 06 85

<<extend>> Preparar substitutiva monitor Tirar dúvidas tutor Exemplo professor Preparar aula Ministrar aula Curso de Geografia do Prof. Rios 06 aluno <<extend>> Preparar substitutiva controlador controlar freqüência DB matriculados Corrigir e pontuar prova avaliador Aplicar prova Preparar prova DB questões / gabaritos Site web disciplina Divulgar resultados 86

Caixa Bancário Eletrônico 01 Exemplo digitar senha correntista Caixa Bancário Eletrônico 01 inserir cartão pessoal usuário Inadequados efetuar identificação usuário CASO de USO: Conjunto de sequencia de ações (funcionalidade) que um sistema executa para produzir um resultado observável de VALOR a um ATOR específico. 87

<<extend>> <<include>> consultar saldo correntista efetuar pagto depositar $ sacar $ solicitar empréstimo consultar hist 36 meses registrar serviço realizado Exemplo Caixa Bancário Eletrônico 01 88

<<extend>> cancelar operação fracassada Exemplo Caixa Bancário Eletrônico 01 consultar volume de $ ATM gerente operação oferecer produtos vender produtos acompanhar e controlar atendimento solicitar reposição de $ em espécie <<extend>> <<include>> autorizar emissão cartão <<extend>> cronometrar fila 89

Caixa Bancário Eletrônico 01 Exemplo selecionar serviço atendente executar serviço Caixa Bancário Eletrônico 01 <<extend>> recuperar senha cancelar senha anterior <<extend>> bloquear ATM carro forte liberar ATM repor $ espécie investidor poupador etc 90