18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

1.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Estrutura organizacional Comércio Exterior
Apresentação do Projeto
Oficina Estadual de Orientação aos Núcleos de Apoio aos APLs Margarete Gandini Natal, 10 de novembro de 2008.
Financiadora de Estudos e Projetos
Adriano Smarzaro Siqueira Guilherme Henrique Pereira
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
8ª Reunião Ordinária do Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 09 de fevereiro de 2011.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Desafios e Propostas para o Desenvolvimento
Comitê Temático Rede de Disseminação, Informação e Capacitação
Encontro dos Fóruns Regionais das MPEs. Fórum Permanente Regional das MPEs Bahia Decreto nº de 10/12/2009 e regulamentado pela Resolução SICM.
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
I Seminário de Linhas de Fomento 2009 Rio de Janeiro – 24 de novembro de 2009 FINEP Agência Brasileira da Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia.
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
11ª Reunião Ordinária Do Comitê de Tecnologia e Inovação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Monitoramento e Avaliação
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
17ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação
13ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 08 de fevereiro de 2012.
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
16ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação
9a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 07 de abril de 2011.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
12ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 05 de Outubro de 2011.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
Abertura:Diretor DEPME – Sérgio Nunes Apresentação dos novos Coordenadores Aprovação da Memória da 14ª Reunião Posicionamento sobre as ações do CT Inovação.
20ª. Plenária do Fórum Permanente REDE DE DISSEMINAÇÃO, INFORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO 07 de dezembro de 2011.
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 07 de dezembro de 2011.
13ª. Reunião Ordinária Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Proposta de Plano de Trabalho para de fevereiro de 2012.
INOVAÇÃO PARA COPA INTRODUÇÃO – Oportunidade da Copa – (cenoura) – Sensibilizações à Inovação.
7a. Reunião do Grupo Temático Comércio Exterior Brasília – 21 de outubro de 2010.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
9ª. Reunião Extraordinária Comitê Comércio Exterior 27 de outubro de 2011.
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
6a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 17 de agosto de 2010.
15h00: Abertura e Informes Gerais Secretaria Técnica e Coordenadores 15h10: Aprovação da Ata da 13ª Reunião Ordinária 15h15: Posicionamento do andamento.
12ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 06 de outubro de 2011.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Competência Legal da CIEA-BA
Comitê Temático “Desoneração e Desburocratização " Representante do Governo Titular Gustavo de Paula Gasbarro (MDIC) Suplentes Fábio Santos Pereira Silva.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
10a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 09 de junho de 2011.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
9ª Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 07 de abril de 2011.
ENTIDADES INTERVENIENTES
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
10ª Reunião Ordinária Grupo de Assessoramento Técnico GAT Brasília – 07 de junho de 2011.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Transcrição da apresentação:

18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013

Assuntos de Pauta Aprovação da Memória da 17°Reunião Ordinária Apresentação Softex – Proimpe Apresentação Start-ups Start-up Brasil InovAtiva Brasil Proposta de distribuição de ações Participantes do Comitê Temático Tecnologia e Inovação - 5W2H

Assuntos de Pauta Aprovação da Memória da 17°Reunião Ordinária Apresentação Softex – Proimpe Apresentação Start-ups Start-up Brasil InovAtiva Brasil Proposta de distribuição de ações Participantes do Comitê Temático Tecnologia e Inovação - 5W2H

Assuntos de Pauta Aprovação da Memória da 17°Reunião Ordinária Apresentação Softex – Proimpe Apresentação Start-ups Start-up Brasil InovAtiva Brasil Proposta de distribuição de ações Participantes do Comitê Temático Tecnologia e Inovação - 5W2H

Assuntos de Pauta Aprovação da Memória da 17°Reunião Ordinária Apresentação Softex – Proimpe Apresentação Start-ups Start-up Brasil InovAtiva Brasil Proposta de distribuição de ações Participantes do Comitê Temático Tecnologia e Inovação - 5W2H

Ação 1 - Propor melhores práticas de políticas setoriais para incentivo e apoio coletivo a Tecnologia e Inovação para ME e EPP AtividadeComoQuemQuando Identificar ações exitosas e casos de sucesso dentre APLs existentes Consultar Núcleo Estadual do GTP APL, encadeamento produtivo SEBRAE, SENAI, SDP/MDIC Listar necessidades de inovação e casos de sucesso Participante s do CTTI Alinhamento com os demais CTs para identificação de temas comuns consultor Elaborar documento de referência com etapas de realização, setores, atores envolvidos, valores e resultados alcançados. Coordenaçã o, consultor Apresentar Proposta Apresentar a proposta e indicar o modelo para apresentação. (Proposta de projeto, Projeto de Lei, Normativa, etc...) CT

Ação 2 - Ajustar linhas de financiamento para Tecnologia e Inovação para ME e EPP AtividadeComo QuemQuando Identificar gargalos para acesso a financiamento de inovações Alinhamento de ações com o CT de Investimento e financiamentoconsultor Listar beneficiários de linhas de Fomento nos anos de 2011 e 2012: nome, telefone, contato, tipo de apoio obtido, dificuldade encontrada. Participantes do CTTI Elaborar e encaminhar formulário para os beneficiários identificados Coordenação, consultor Articular com os participantes para ampliar o acesso a linha de financiamento com as FAPs e outras instituições de financiamento ao fomento Elaborar documento de referencia contendo dificuldades e possibilidades de melhorias Apresentar documento de referência: validar modelos propositivos de melhoria aos órgãos competentes, identificando os trâmites necessários, tempo previsto e o tipo de proposta mais adequada a ser feita Propor modelo de funcionamento Apresentar Minutas de propostas para serem encaminhadas aos órgãos responsáveis

Ação 3 - Propor alterações no Marco Legal de inovação contemplando ME e EPP AtividadeComo QuemQuando Identificar formas de apoio a inovação e seus gargalos Alinhamento de ações com os demais CTs para identificar as temáticas comuns e definir (acompanhamento/realização) consultor Consultar o Código Nacional de Inovação em Tramitação na Câmara e Senado. Validar com esta sendo contemplada a MPE. Ver qual o fluxo de tramitação e quem é o relator. Prever o Acompanhamento da Regularização do Capítulo X da LG, sobre a regulamentação e Lei de inovação: Prever o apoio ao Inventor independente; CONSECTI Prever na proposta Incubadoras de Empresas. Consultor, ANPROTEC Propor documento modelo de proposta será de acordo com a instituição responsável para garantir que o pedido seja efetivo. (Proposta de projeto, Projeto de Lei, Normativa, etc...) Coordenação, consultor

Ação 4 - Melhorar ambiente para o investimento de capital de Risco para as ME e EPP AtividadeComo QuemQuando Identificar gargalos legais para provimento desta modalidade junto a MPE Alinhamento de ações com os demais CTs para identificar as temáticas comuns e definir (acompanhamento/realização) consultor Divulgar as iniciativas de incentivo ao capital de risco do governo federal: Startup Brasil e InovAtiva Brasil Participantes do CTTI Propor Modelo de Funcionamento modelo de proposta será de acordo com a instituição responsável para garantir que o pedido seja efetivo. (Proposta de projeto, Projeto de Lei, Normativa, etc...)

Ação 5 - Sensibilizar a ME e EPP sobre a Propriedade Industrial - INPI AtividadeComoQuemQuando Realizar atividades de sensibilização e capacitação de PI Indicar responsável pela Instituição parceira local para realização de evento de sensibilização e capacitação Indicar e acompanhar com a interlocução para a realização de Seminário e Curso MPEs e Propriedade Industrial Aplicar questionário com participantes sobre perfil e dificuldades da MPE Atividades Acadêmicas Propor formato de atuação no ambiente do Fórum Permanente e Fóruns regionais

Ação 6 – Contribuir na Agenda de Competitividade para micro empresa no tema Tecnologia e Inovação AtividadeComo QuemQuand o Preparação de Conteúdo e Apoio Realizar reunião com participantes estratégicos do sistema de inovação para coleta de subsídios para a Agenda Nacional na cidade de São Paulo. Coordenação, consultor, SecTec. Consolidar a demanda. Coordenação, consultor Encaminhar consolidação para a Secretaria Técnica do Fórum ME&EPP coordenação

FINEP

FINEP SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT - Subvenção Econômica à Inovação – 01/ Produtos Obtidos por Processos Biotecnológicos SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT - Subvenção Econômica à Inovação - 02/ Construção Sustentável e Saneamento Ambiental SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT - Subvenção Econômica à Inovação – 03/ Nanotecnologia SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT - Subvenção Econômica à Inovação – TI MAIOR 04/2013 INOVA ENERGIA FINEP tornam pública a SELEÇÃO CONJUNTA de Planos de Negócio de Empresas visando o apoio financeiro a projetos no âmbito do PLANO DE APOIO CONJUNTO INOVA ENERGIA

Solicitação para indicação de representantes no CTTI Governo APEXBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Iniciativa Privada Anprotec - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreeendimentos Inovadores CNC - Confederção Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Ministério do Desenvolvimento, Indústria E Comércio Exterior Secretária de Comércio e Serviços Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas