CONEB CONEB.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
Comissão Municipal de Elaboração
EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Secretaria de Educação Básica
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
Plano Nacional de Educação
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS INTERMUNICIPAIS, TERRITORIAIS DE EDUCAÇÃO Conferências Municipais Nesse conjunto: 18 Conferências Intermunicipais e 2.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
PLENÁRIA FINAL.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
III CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Educação básica de qualidade para todos
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
CONEB. CONFERÊNCIA Cidade: Brasília/DF Período: 14 a 18 de abril de 2008 Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Participação do Segmento de Ensino Superior Particular O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Os Parceiros: Governo federal; Governo estadual; Governos municipais.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
A Política de Formação no Sistema Nacional de Educação. 29 e 30 de maio de 2014.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação Reunião CONSED –RH 18/09/2013.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Na conquista dos direitos de aprendizagem
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, diversidade e Inclusão – SECADI Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA- CONFINTEA.
3ª Audiência Pública na Comissão de Educação do Senado da República IRIA BRZEZINSKI Brasília, 19 de agosto de.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Transcrição da apresentação:

CONEB CONEB

AGENDA Cidade: Brasília/DF Período: 14 a 18 de abril de 2008 Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

OBJETIVOS Promover a construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação, como conseqüência de um Regime de Colaboração entre os Entes Federados. Indicar, para o conjunto das Políticas Educacionais, de forma articulada entre os Sistemas de Ensino, a garantia da Democratização da Gestão e da Qualidade Social da Educação Básica.

Todos os setores organizados da Educação Básica estão sendo mobilizados e estarão representados em diversos níveis de participação, na CONEB.

A CONFERÊNCIA É UMA DAS AÇÕES DO PDE “À medida que definirmos e discutirmos melhor o regime de colaboração, as ações previstas no PDE poderão ser mais eficazes quanto a sua gestão e operacionalização, tendo como foco a aprendizagem dos alunos”...

TEMA CENTRAL ►A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL ARTICULADO DE EDUCAÇÃO ►O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE OS GOVERNOS

DINÂMICA DA CONFERÊNCIA ● APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO REGIMENTO ● 05 CONFERÊNCIAS, CADA UMA POR EIXO TEMÁTICO ● 34 COLÓQUIOS ● 10 PLENÁRIAS DOS EIXOS ● PLENÁRIA DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL ● REUNIÕES DOS SEGMENTOS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES MOMENTOS DE CULTURA NACIONAL DE DIFERENTES SEGMENTOS REGIONAIS EXPOSIÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MATERIAL DE GESTÃO EDUCACIONAL, PESQUISA, DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, ARTE-EDUCAÇÃO, IMPRESSOS

QUESTÕES RELEVANTES PARA O DEBATE EIXO I: “OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA NACIONAL ARTICULADO DE EDUCAÇÃO” EIXO II: “DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO” EIXO III: “CONSTRUÇÃO DO REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS DE ENSINO, TENDO COMO UM DOS INSTRUMENTOS, O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO” EIXO IV: “INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA” EIXO V: “FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL” CINCO EIXOS TEMÁTICOS

EXPOSITOR: CARLOS ROBERTO JAMIL CURY EIXO I “OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA NACIONAL ARTICULADO DE EDUCAÇÃO” EXPOSITOR: CARLOS ROBERTO JAMIL CURY EIXO III “CONSTRUÇÃO DO REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS DE ENSINO, TENDO COMO UM DOS INSTRUMENTOS, O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO” EXPOSITORA: CLÉLIA BRANDÃO ALVARENGA CRAVEIRO COLÓQUIOS O PDE E AS AÇÕES ARTICULADAS 2) O PNE NA PERSPECTIVA DOS PLANOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO 3) SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO 4) FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA O PDE E AS AÇÕES ARTICULADAS O PNE NA PERSPECTIVA DOS PLANOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO 3)SISTEMA NACIONAL DE AVALIÇÃO 4) FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA 5) GESTÃO E FINANCIMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NUM REGIME DE COLABORAÇÃO 6) FUNDEB E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE ENSINO 7)TRANSFERENCIA DE RECURSOS: GESTÃO E COMPROMISSO 8) A VINCULAÇÃO DOS RECURSOS E A MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO 9) O SETOR PRIVADO DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL

COLÓQUIOS – CONTINUAÇÃO (Eixos I , III) 5) GESTÃO E FINANCIMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NUM REGIME DE COLABORAÇÃO 6) FUNDEB E DESENVOLVIMENTO DOS SISTEMAS DE ENSINO 7) TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS:GESTÃO E COMPROMISSO 8) A VINCULAÇÃO DOS RECURSOS E A MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO 9) O SETOR PRIVADO DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL

EIXO II “DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO” EXPOSITOR: LUIZ FERNANDO DOURADO COLÓQUIOS 10) O PAPEL DAS TICS NA EDUCAÇÃO E A INCLUSÃO DIGITAL 11)TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA 12) GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS ESCOLAS E DOS SISTEMAS DE ENSINO:RELAÇÃO ENTRE SUJEITOS E AS INSTÂNCIAS DE PARTICIPAÇÃO 13) AS TECNOLOGIAS E CONTEÚDOS MULTIMIDIATICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 10) O PERFIL DAS TICS NA EDUCAÇÃO E A INCLUSÃO DIGITAL 11)TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA 12) GESTÃO DE MOCRÁTICA DAS ESCOLAS E DOS SISTEMAS DE ENSINO:RELAÇÃO ENTRE SUJEITOS E AS INSTÂNCIAS DE PARTICIPAÇÃO 13) AS TECNOLOGIAS E CONTEÚDOS MULTIMIDIATICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 14) EDUCAÇÃO INFANTIL EM NOVAS PERSPECTIVAS 15) ENSINO MÉDIO INTEGRADO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 16) ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS 17) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

COLOQUIOS – CONTINUAÇÃO (Eixo II) 14) EDUCAÇÃO INFANTIL EM NOVAS PERSPECTIVAS 15) ENSINO MÉDIO INTEGRADO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 16) ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS 17) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EIXO IV INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EXPOSITORA: NILMA LINO GOMES COLÓQUIOS 18) EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 19) CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR A PARTIR DA DIVERSIDADE REGIONAL E CURRÍCULO, TEMPO E ESPAÇO 20) EDUCAÇÃO INDIGENA 21) EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA 22) EDUCAÇÃO DO CAMPO 18)EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 19) CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR A PARTIR DA DIVERSIDADE REGIONAL E CURRÍCULO, TEMPO E ESPAÇO 20) EDUCAÇÃO INDIGENA 21) EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA 22) EDUCAÇÃO DO CAMPO 23) EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E ALTAS HABILIDADES SUPERDOTADAS 24) AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR 25) EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SEXUAL 26) CONSTRUÇÃO DA CULTURA DA PAZ NO CONTEXTO DA ESCOLA

COLOQUIOS – CONTINUAÇÃO (Eixo IV) 23) EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E ALTAS HABILIDADES SUPER DOTADAS 24) AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR 25) EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SEXUAL 26) CONSTRUÇÃO DA CULTURA DA PAZ NO CONTEXTO DA ESCOLA

EIXO V FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL EXPOSITORA: JUÇARA MARIA DUTRA VIEIRA COLÓQUIOS 27) FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES 28) AVALIAÇÃO DOCENTE COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO 29) FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA: FORMAÇÃO E IDENTIDADE PROFISSIONAL 30) VALORIZAÇÃO: PISO SALARIAL PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA 27) FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES 28)AVALIAÇÃO DOCENTE COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO 29)FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA: FORMAÇÃO E IDENTIDADE PROFISSIONAL 30) VALORIZAÇÃO: PISO SALARIAL PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA 31) EDUCAÇÃO A DISTANCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES 32) EDUCAÇÃO PARA TODOS AO LONGO DA VIDA (I) 33) A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO FORTALECIMENTO DOS SISTEMAS DE ENSINO (I) 34) LEITURA – PROMOÇÃO E FORMAÇÃO DE MEDIADORES (II)

COLÓQUIOS – CONTINUAÇÃO ( Eixos V, I, II) 31) EDUCAÇÃO A DISTANCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES 32) EDUCAÇÃO PARA TODOS AO LONGO DA VIDA (I) A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO FORTALECIMENTO DOS SISTEMAS DE ENSINO (Eixo I) 34) LEITURA – PROMOÇÃO E FORMAÇÃO DE MEDIADORES (Eixo II)

05 EXPOSITORES (EIXOS TEMÁTICOS) 34 COORDENADORES DOS COLÓQUIOS 102 EXPOSITORES DOS COLÓQUIOS TOTAL DE 141 PALESTRANTES 102 PROFISSIONAIS EXPOSITORES DOS COLÓQUIOS

ANTECEDENTES DA CONFERÊNCIA NACIONAL 378 Conferências Municipais 89 Conferências Regionais 27 Conferências Estaduais, uma em cada Estado, e no Distrito Federal ANTECEDENTES DA CONFERÊNCIA NACIONAL 27 CONFERÊNCIAS ESTADUAIS, UMA EM CADA ESTADO E NO DISTRITO FEDERAL, ABRANGENDO XXXX PARTICIPANTES XXX CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS, XXX PARTICIPANTES XXXXCONFERÊNCIAS REGIONAIS, XXXXPARTICIPANTES

QUANTITATIVO DE PARTICIPANTES DAS CONFERÊNCIAS ESTADUAIS Norte:4.740 Nordeste: 6.506 Centro-Oeste: 3.400 Sudeste: 3.700 Total: 21.546 Sul: 2.200 CONFER PARTICIPANTES

2.000 PARTICIPANTES ESTIMATIVA DE PÚBLICO: DELEGADOS: 1.600 OBSERVADORES: 400 ESTIMATIVA PREVISTA DE PÚBLICO: 1800 PARTICIPANTES 1500 DELEGADOS 300 OBSERVADORES

41 1010 DEMONSTRATIVO DA PARTICIPAÇÃO DOS DELEGADOS Categoria Representatividade Quantitativo NATOS SEA, SEB, SECAD,SEED,SEESP,INEP, CNE, CEC, SENADO,CONSED,UNDIME,CNTE, CONTEE, FNCEE, UNCME, UBES, CONFENAPA, ANFOPE, COORD. DO CAMPO, CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO 41 ELEITOS NOS ESTADOS DE TODOS OS ESTADOS DA FEDERAÇÃO E DISTRITO FEDERAL 1010 Total: 1320

DEMONSTRATIVO DA PARTICIPAÇÃO DOS DELEGADOS Categoria Representatividade Quantitativo INDICAÇÃO NACIONAL- GESTORES DO MEC SEA,SEB,SECAD,SEED,SEESP, INEP, SESU, SETEC, CAPES, FNDE 130 INDICAÇÃO NACIONAL – REPRESENTAÇÃO SOCIAL INDÍGENA ESTADOS: AC, AL, AP, AM, BA, CE, MA, MT, MS, PA, PB, PE, RO,RR,SC, TOL 30

DEMONSTRATIVO DA PARTICIPAÇÃO DOS DELEGADOS Categoria Representatividade Quantitativo INDICAÇÃO NACIONAL- MOVIMENTOS SOCIAIS CAMPANHA, CUT, UGT, CONANDA, MSU, UNE, CNE QUILOMBOLA, MOVIMENTO NEGRO,MINISTÉRIOS,CÂMARA, SENADO 326 INDICAÇÃO NACIONAL – REPRESENTAÇÃO DE ENTIDADES ANFOPE, CEDES, FORUNDIR, ANPAE, ANPED, CNTE, FNCEE 63

Fonte dos dados Portal Mec/CONEB; Relatórios de Conferências Estaduais; Portais de Secretarias de Estado de Educação