Credenciamento e Primeiro Acesso Passo a passo.

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Transcrição da apresentação:

Credenciamento e Primeiro Acesso Passo a passo

O SNGPC O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC será um conjunto de instrumentos informatizados utilizado para realizar o monitoramento da movimentação de medicamentos e substâncias sujeitos a controle especial conforme a Portaria SVS/MS nº. 344, de 12 de maio de 1998 e a Portaria SVS/MS nº. 6, de 29 de janeiro de 1999. A norma que dispõe sobre o SNGPC é a RDC nº. 27, de 30 de março de 2007.

Quem utilizará o SNGPC? Neste primeiro momento somente as Drogarias e Farmácias particulares, que trabalhem com substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial utilizarão o SNGPC. No futuro o SNGPC será implementado também nas farmácias hospitalares, públicas, distribuidoras e indústrias de insumos e medicamentos controlados.

O SNGPC é um programa de computador fornecido pela ANVISA? Não. O SNGPC é constituído por um ambiente de recebimento de dados da ANVISA. Estes dados deverão ser enviados com estrutura e extensão XML. Estes conterão as movimentações diárias de medicamentos e substâncias sujeitas a controle especial que deverão ser enviadas eletronicamente pela internet para a ANVISA via SNGPC.

Como é o ambiente SNGPC da ANVISA? O acesso ao ambiente do SNGPC da ANVISA se dará pelo hotsite: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/sngpc/index.asp Neste site você encontrará diversas informações tanto para o estabelecimento quanto para os desenvolvedores de programas de computador. Ou diretamente pelo link: http://sngpc.anvisa.gov.br

Ao clicar aqui você terá acesso ao SNGPC

Responsável Técnico (Farmacêutico) insira aqui um e-mail válido e a sua senha de acesso

Como obter um e-mail válido e uma senha de acesso ao SNGPC? Através do cadastro de empresas feito no site da ANVISA no link: https://www.anvisa.gov.br/peticionamento/sat/global/sistemas.asp A maioria das empresas já possui este cadastro, mas todo estabelecimento novo deverá se cadastrar. É através do cadastramento da empresa e do cadastramento do usuário (responsável técnico – R.T) que você fornecendo seu e-mail válido e criando uma senha obterá acesso ao SNGPC.

Gestor de Segurança O representante legal da empresa e/ou o farmacêutico (responsável técnico) podem ser os Gestores de Segurança, ambos, ou um ou o outro. O Gestor de Segurança será cadastrado no ato do cadastramento de empresa e deverá cadastrar um e-mail válido e uma senha que devem ser guardados em segurança, este e-mail e esta senha permitirão o acesso ao SNGPC.

Clique aqui para cadastrar nova empresa e o farmacêutico (R.T)

Insira os dados e a senha da empresa já cadastrada e clique Entrar Insira o CNPJ e o CNAE e clique em Não tenho a senha para cadastro novo

Clique aqui para cadastrar o perfil do novo usuário (farmacêutico-R.T)

Gestor de Segurança insira seu e-mail válido e entre com sua senha criada no cadastramento da empresa

Atenção! Somente o usuário cadastrado (responsável técnico) poderá acessar o sistema, dar entrada com inventário e realizar as movimentações (transmitir) no SNGPC. A senha secreta de acesso é pessoal e intransferível! Se o farmacêutico for substituído lembre-se de alterar no cadastro da empresa e incluir o novo responsável técnico (Sistema de Segurança) atribuindo-lhe uma nova senha de acesso.

Pronto! Agora você e sua empresa estão habilitados e podem realizar o primeiro acesso ao SNGPC e dar entrada no inventário de substâncias e/ou medicamentos sujeitos a controle especial. SNGPC

Insira aqui o e-mail válido e a sua senha de acesso e clique Entrar

Selecione a Empresa que você representa

Podem aparecer vários CNPJ? Sim. Alguns gestores de segurança realizam o peticionamento eletrônico para mais de uma farmácia/drogaria, nesta tela irá aparecer a relação de CNPJ com acesso permitido ao perfil logado. Os gestores de segurança que não sejam os responsáveis técnicos devem indicar e cadastrar o farmacêutico como responsável técnico no sistema de segurança.

Primeiro você vai clicar Este é o Menu de início. Primeiro você vai clicar em Dados Empresa

Dados Empresa Neste item você irá conferir se selecionou a empresa correta e se os dados referentes a ela estão corretos. Se for outra a empresa clique em Sair do Sistema e faça o login novamente. Qualquer divergência de informações aqui deverão ser corrigidas no Cadastramento de Empresas acessado pelo link: https://www.anvisa.gov.br/peticionamento/sat/global/sistemas.asp

SEPN, 515 – Ed. Omega

Menu de início. Agora você vai clicar em Entrada Inventário

Siga as orientações desta apresentação! Entrada Inventário Neste primeiro acesso você deverá fazer o inventário inicial de medicamentos e/ou substâncias sob controle especial; O que é o inventário inicial? É a declaração de todo o estoque de substâncias e/ou medicamentos sujeitos a controle especial que o estabelecimento possui através da entrada destas informações no SNGPC. Siga as orientações desta apresentação!

Tipos de Inventários Produtos Industrializados Inventário de medicamentos sujeitos a controle especial (farmácias e drogarias) Insumos Inventário de substâncias sujeitas a controle especial (farmácias de manipulação)

Clique aqui para dar entrada em medicamentos.

Insira o Nº do registro que está na embalagem e clique Consulta Medicamento

Estes dados aparecerão automaticamente Insira o Nº do lote que está na embalagem do medicamento e a quantidade de caixas em estoque Inclua no Inventário

Clique aqui para dar entrada em insumos

Insira o Número DCB e clique Consulta Insumo

Este dado aparecerá automaticamente

O que é Número DCB? DCB é a Denominação Comum Brasileira. Através de uma regra de nomenclatura e tradução onde os nomes das substâncias são harmonizados, nomenclatura oficial com o português. Em seguida é atribuído um número a cada DCB. No site da ANVISA você pode conhecer melhor a DCB e acessar a lista atualizada. http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/dcb/index.htm

Insira o CNPJ do fornecedor e clique Consulta Empresa

Estes dados aparecerão automaticamente Insira o Nº do lote que está na embalagem do insumo e a quantidade em estoque Inclua no Inventário

O que fazer após dar entrada em todo estoque inicial? Atenção! Certifique-se de que todo o estoque inicial foi inventariado antes de confirmar o seu inventário. Você só deverá confirmar o inventário quando possuir o programa de computador capaz de gerar arquivos com a estrutura e extensão XML contendo as movimentações! Só realize este procedimento quando puder enviar as movimentações diárias.

Confirmação Inventário Agora você vai clicar em Confirmação Inventário

Confira estes dados

Com o mouse apenas em cima do nome (sem clicar) confira os dados do produto

Repita o código ao lado neste campo e clique Confirmar Inventário Este procedimento confirma todo o inventário de medicamentos e/ou insumos

Por quê tive que confirmar o inventário? Tendo confirmado o inventário você está garantindo que o estoque inicial de medicamentos e/ou insumos sujeitos a controle especial inventariados corresponde ao estoque físico de seu estabelecimento. Você deve imprimir uma cópia do Certificado de Escrituração Digital e afixar em local visível em seu estabelecimento.

Clique em Relatórios para imprimir o Certificado de Escrituração Digital

Clique em Certificado Escrituração Digital para imprimir

Para imprimir o Certificado de Escrituração Digital você necessita do programa Acrobat Reader (arquivo em pdf)

Obtendo o Acrobat Reader Faça o download do arquivo e instale o programa acessando o link: http://www.anvisa.gov.br/pdf.htm

Imprima uma cópia

E agora posso transmitir as movimentações? Sim. Após ter inventariado todo o seu estoque você está apto a transmitir as movimentações diárias relativas a entradas e saídas. Saia do sistema. No próximo acesso ao hotsite do SNGPC você transmitirá através do site do SNGPC no link transmitir movimentações, buscando o arquivo (XML) no seu computador. As movimentações também poderão ser enviadas eletronicamente através de programa de computador de seu estabelecimento desde que gere arquivos em estrutura e extensão XML seguindo os Esquemas (Schema) XML fornecidos pela ANVISA.

Farmacêutico insira aqui (os mesmos que você usou o e-mail válido e a sua senha de acesso (os mesmos que você usou para dar entrada no Inventário). Clique em procurar para localizar o arquivo em seu computador Clique após em Transferir.

Tenho algumas dúvidas! 1- O que é Finaliza Inventário, vi este acesso no menu, não posso utilizá-lo? 2- O que é Visualizar Inventário, vi este acesso no menu, não posso utilizá-lo? 3- O que é Informar Ausência, vi este acesso no menu, não posso utilizá-lo? 4- O que é Notificar Inconsistência, vi este acesso no menu, não posso utilizá-lo?

1- Finalizar o Inventário Você não fará uso deste comando agora, somente quando o responsável técnico for substituído definitivamente ou eventualmente (no caso de férias e outros afastamentos superiores a 30 dias) você fará o encerramento do inventário (finalizar). O RT novo ou substituto fará um novo inventário e dará continuação nas movimentações.

Clique em Finaliza Inventário quando for necessário conforme casos especificados

Selecione o motivo da finalização

Repita o código ao lado neste campo e clique Finalizar Inventário

O que ocorre quando eu finalizo o inventário? Finalizar o inventário significa que houve um afastamento do atual responsável técnico ou o mesmo foi substituído. Poderá ocorrer quando do fechamento da empresa. Após finalizar o inventário o sistema não receberá mais as movimentações, você poderá continuar a transmitir ao SNGPC somente com a entrada de um novo inventário pelo responsável técnico, substituto ou novo, ou quando o seu farmacêutico retornar do seu afastamento.

2- Visualizar Inventário

Clique em Visualizar Inventário Disponível somente após confirmar ou finalizar o inventário

Imprima uma cópia para seu controle

3- Informar Ausência Férias Atestados Outros motivos legais

Clique em Informar Ausência Disponível somente após confirmar o inventário

Informe as datas de saída e retorno relativas a ausência do farmacêutico e clique em Informar Ausência

4- Notificar Inconsistência

O que é uma Inconsistência? Discordância de dados identificados durante a entrada do inventário ou durante a escrituração eletrônica. São problemas relacionados a números de registro, número DCB, etc. As inconsistências deverão ser relatadas em campo específico durante inventário e serão recebidas, avaliadas e respondidas posteriormente pela ANVISA. Dúvidas relacionadas ao SNGPC poderão ser enviadas também para o e-mail: sngpc.controlados@anvisa.gov.br

Clique aqui para notificar uma inconsistência detectada durante a entrada no inventário

Visualizando uma Inconsistência

para verificar o status Clique em Relatórios para verificar o status de uma inconsistência cadastrada

Tipo da Inconsistência Status da Inconsistência O número do registro presente na embalagem não é aceito quando digito e não consigo dar entrada no sistema o número da embalagem é 1.0181.0372.002-1.

inconsistência cadastrada Quando não há inconsistência cadastrada

Algumas informações importantes!

Corrigindo problemas Erros por digitação incorreta de dados deverão ser corrigidos antes de confirmar o inventário.

Tecle Voltar caso você identifique que digitou algo errado antes de confirmar o inventário Este procedimento é o mesmo para corrigir o inventário de medicamentos e/ou insumos

Excluindo informação errada Exclua o item que tenha sido inserido e não esteja correto, em seguida insira o dado corretamente. Este procedimento só poderá ser realizado durante a entrada do inventário.

Este procedimento é o mesmo para excluir medicamentos ou insumos

Visualize e Imprima relatórios!

Clique em Relatórios para imprimir

Selecione o relatório desejado

Selecione o tipo para imprimir relatório de medicamento ou insumos

Datar o período de transação Insira o Nº. do registro Clique em Gerar Relatório

Datar o período de transação Insira o número DCB Clique em Gerar Relatório

Pode dar algo errado? Siga os passos desta apresentação, caso faça algo fora desta seqüência aparecerá uma tela informando o possível erro ocorrido.

Exemplo

Algo mais pode dar errado? Se os números de registro e DCB não forem informados corretamente o sistema não aceitará, porém podem ser inseridos números que existam mas não correspondem ao medicamento ou substância a ser informado, neste caso o sistema não fará objeção, portanto muita atenção ao inserir os dados. No caso em que o sistema não informar o erro você poderá enviar esta observação pela opção Informar Inconsistência ou pelo e-mail: sngpc.controlados@anvisa.gov.br

Clique aqui para notificar uma inconsistência detectada durante a entrada no inventário

Enviando movimentações! Você deve enviar o arquivo em XML contendo as movimentações. Atenção! Você só poderá enviar os dados de movimentação se você possuir um programa que gere os arquivos com estrutura e extensão XML (ex.: movimentação.xml), contate o seu desenvolvedor de sistemas para maiores esclarecimentos. As informações sobre XML podem ser acessadas nos links: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/sngpc/guia_xml.pdf http://www.anvisa.gov.br/hotsite/sngpc/esquemas.asp