Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
Advertisements

I SEMINÁRIO CATARINENSE PARA IMPLEMENTAÇÃO DA DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE O PAPEL DAS GERÊNCIAS REGIONAIS DE SAÚDE COM OS PRESTADORES.
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE E AVALIAÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE
Oficina para apresentação do SISRCA
SISTEMA DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO - SISRCA
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
PORTARIA Nº. 880 DE 16 DE MAIO DE 2013
Sistema de Informações
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Processamento SIA/SUS
Contribuição da Tecnologia da Informação
8 AUDIHOSP A saúde no Brasil: caminhando rumo ao sistema único de informação. ENTENDENDO O FLUXO DO FATURAMENTO, PROCESSAMENTO E PAGAMENTO DO SISTEMA DE.
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
PROGRAMAÇÃO AMBULATORIAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos EQUIPE Coordenador: Francisco José Marques Analistas:
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS.
Ministério da Saúde MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA jul/2013
Principais Tecnologias – NF-e
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
WEBSAÚDE Controle de Consultas Um novo conceito em Saúde Pública
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE COPRO.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS CAPACITAÇÃO Módulo Administrativo.
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
Sistema de Regulação, Controle e Avaliação - SISRCA
SIG-PROVAB Plataforma UNA-SUS
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA – SEF DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL – DIAG GRUPO ESPECIALISTA DE CONTROLE INTERNO - GED CI Estado de Santa Catarina Secretaria.
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
VSI HEALTH. VSI HEALTH - SOFTWARE Vsi Health, foi desenvolvido através das necessidades encontradas na administração pública, podendo atender quaisquer.
DESCENTRALIZAÇÃO: Inovações e Impacto para Prestadores e Gestores.
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
Sistema de Gerenciamento do Programa Nacional de
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISRCA MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO NOVEMBRO/2012 BRASÍLIA/DF Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação.
Projeto Melhorias de Adquirência Portfólio de Projetos 2012/13
Fórum experiências exitosas em 2013
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo Assistente de Planejamento – CPS/SES SÃO PAULO, NOVEMBRO, 2008.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Módulo de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde Sistema de Regulação, Controle e Avaliação – SISRCA Outubro 2012 Ministério da Saúde Secretaria.
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
Transcrição da apresentação:

Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014 TECNOLOGIA DE SUPORTE ÀS CENTRAIS DE REGULAÇÃO SISREG

REGULAÇÃO ASSISTENCIAL OU REGULAÇÃO DO ACESSO GARANTIR O ACESSO E PRINCIPALMENTE GARANTIR A CONTINUIDADE DO ACESSO, DISPONIBILIZANDO A ALTERNATIVA ASSISTENCIAL MAIS ADEQUADA E QUALIFICADA À NECESSIDADE DO CIDADÃO.

SISREG FERRAMENTA TECNOLÓGICA, DISPONIBILIZADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE, ESTRUTURADA A PARTIR DE UMA PARCERIA DRAC E DATASUS, PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE CENTRAIS DE REGULAÇÃO, QUE TEM COMO OBJETIVO DAR AGILIDADE E TRANSPARÊNCIA AO PROCESSO REGULATÓRIO.

CARACTERÍSTICAS SISREG Web – On line Banco: Postgred, Linguagem: C Segurança: - Dados criptografados Acesso por meio de login/senha Desconexão por timeout da sessão 9 servidores localizados DATASUS Brasilia

FASE FINAL DE DESENVOLVIMENTO MÓDULOS AMBULATORIAL (EM FUNCIONAMENTO) INTERNAÇÃO (EM FUNCIONAMENTO) APAC FASE FINAL DE DESENVOLVIMENTO

ABRANGÊNCIAS DAS CENTRAIS SISREG ESTADUAL REGIONAL MUNICIPAL

DADOS ATUAIS Módulo Ambulatorial = 291 centrais executantes (administradores) Módulo Ambulatorial = 1546 centrais solicitantes Módulo Hospitalar = 45 centrais executantes (administradores) 3.2 milhões procedimentos regulados + 100 milhões de solicitações inseridas

São pré-requisitos à operacionalização da regulação do acesso Celebração de contrato, convênio; Cadastrar e manter atualizado SCNES; Cadastrar e manter atualizado CNS Monitoramento e avaliação de contrato e convênio por meio das centrais de regulação, bem como intervenção no caso de descumprimento; Alimentação dos sistemas de produção Respeitar RAS e PPI

MÓDULO AMBULATORIAL – OPERADOR ADMINISTRADOR 1- CADASTRO DE ESTABELECIMENTOS SISTEMA INTERLIGADO AO SISTEMA DE CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE - SCNES A GESTÃO TERÁ QUE REALIZAR O CADASTRAMENTO E MANTER ATUALIZADO O SCNES PARA REALIZAR AÇÕES NO SISREG.

2 – CADASTRO DE OPERADORES CADA OPERADOR NO SISTEMA ACESSA FUNCIONADADES ESPECÍFICAS O HORÁRIO DE ACESSO TAMBÉM É DETERMINADO PELO “ADMINISTRADOR”

3 – AVISOS OS TRÊS NÍVEIS DE ADMINISTRADORES : FEDERAL / ESTADUAL E MUNICIPAL PODEM A QUALQUER MOMENTO INCLUIR “AVISO” NA TELA INICIAL DO SISREG.

4 – TELA INICIAL SISREG

5 - CONSULTA AO CADASTRO DE PACIENTES SUS - CADWEB SISREG = INTERLIGADO A BASE DO CAD SUS WEB, O QUE IMPULSIONA A “POLÍTICA” MUNICIPAL DE CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE. * SINCRONIZAÇÃO COM SISREG

6 – ACESSO AO CADWEB

7 – CONSULTA PROCEDIMENTOS SIGTAP CONSULTAR PROCEDIMENTOS – PROPORCIONA AO OPERADOR, VERIFICAR DADOS ORIUNDOS DO SIGTAP, BEM COMO CID RELACIONADOS

8 – PARÂMETROS AMBULATORIAIS ADMINISTRADOR DA CENTRAL – ORGANIZA A FORMA DE TRABALHO, DETERMINANDO OS PARÂMETROS DE ABERTURA DE ESCALAS, FILA DE ESPERA, CANCELAMENTO DE AGENDAMENTOS, REAPROVEITAMENTO DE VAGAS NÃO UTILIZADAS, ETC.

9 - TETO TETO = FÍSICO OU FINANCEIRO TETO = CONTRATO/CONVÊNIO = PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO É IMPORTANTE MONITORAR, VERIFICAR E ACOMPANHAR OS CONTRATOS PARA A GESTÃO DISTRIBUÍDO NO SISTEMA POR UNIDADE PRESTADORA (UNIDADE EXECUTANTE) DEFINIR COMANDO ÚNICO NA CIR/CIB EM CASO DE CENTRAIS REGIONAIS

10 - PPI PPI SISREG = SOMA DE TODOS OS TETOS DE UM MESMO PROCEDIMENTO (CAPACIDADE INSTALADA) PODE SER DISTRIBUÍDA POR QUANTIDADE FÍSICA OU VALOR FINANCEIRO (MENSAL) OS MUNICÍPIOS RECEBEM A COTA ESTIPULADA NA PPI E ACESSAM O SISTEMA ON LINE (EFETUANDO O AGENDAMENTO E RECEBENDO O MESMO COM DATA/LOCAL/HORÁRIO E PROFISSIONAL QUE REALIZARÁ O PROCEDIMENTO) TRANSPARÊNCIA E GARANTIA DE ACESSO AOS MUNICÍPIOS E A PRÓPRIAS UNIDADES SOLICITANTES PROMOVE A ADEQUAÇÃO DA PPI EM RELAÇÃO A OFERTA “REAL” DO MUNICÍPIO SEDE RELATÓRIOS EM TEMPO REAL INFORMANDO AOS GESTORES O CONSUMO DAS SUA COTAS

11 – CADASTRO DE PROCEDIMENTOS RELACIONADO A UM CÓDIGO DA TABELA SIGTAP, O ADMINISTRADOR PODE OPTAR POR UMA NOMENCLATURA DIFERENCIADA, MELHORANDO A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO.

12 – COTAS POR UNIDADE AS COTAS PARA AGENDAMENTO DIRETO (SEM PASSAR PELA AUTORIZAÇÃO DO REGULADOR) SÃO DISTRIBUÍDAS PERCENTUALMENTE, MEDIANTE AVALIAÇÃO POPULACIONAL E DE VULNERABILIDADE, POR EXEMPLO.

13 - ESCALAS

14 – ESCALAS EM UMA ESPECIALIDADE

15 – OUTRAS FUNCIONALIDADES DE CADASTRO

16 – OUTRAS FUNCIONALIDADE DE “CONSULTAR”

17 – RELATÓRIOS - BI

19 - SOLICITAÇÃO

20 - AUTORIZAÇÃO

21 - AGENDA

22 - BPA

SISRCA PORTARIA N. 1905 PORTARIA N. 238 PREVISÃO JULHO 2014

cgra@saude.gov.br sisreg@saude.gov.br alessandra.maass@smsbrusque.sc.gov.br FONE: 61 – 3315-5872 47 – 3255-6800