Especialização em Saúde da Família

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
Juan Carlos Esquivel Guerra
Melhoria da Qualidade do Pré-natal e Puerpério na ESF São Gregório, Dom Pedrito - RS Andréia Jorge Bohn Orientadora: Louriele Soares Wachs Co-orientator:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Universidade Aberta do SUS – UnaSUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância  Turma 2 INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
Leydi Nayla Montoya Hernández
Especialização em Saúde da Família
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
Alana Maria Vasconcelos Parente
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Modalidade a Distância
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UBS Edite Cardoso no Município de Mucajaí/RR
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Autora: Karine Bombardelli
Universidade Federal de Pelotas
Atenção Odontológica às gestantes
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Gabriel Hernandez Chagime
Especializando: Angel Lambert Perez.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Marelis Pileta Labañino Orientadora: Mariaza Alves Freita
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Aluno: Ricardo Gomez Orientador: Nailê Damé-Teixeira
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade Estratégia de Saúde da Família Getúlio Vargas, Pelotas/RS Especializando: Cayo Otávio Moraes Lopes.
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério, na UBS da família da planaltina, no município.
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de Saúde da Equipe de Saúde da Família-1 de Cachoeira do Sul - RS Aluna: Daniela Yumi Kitashima.
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância. Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Dicleia Vitor Ferreira Orientador – Pablo Viana Stolz
Viviane Serafim - Enfermeira
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Trabalho de conclusão de curso
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF São José de Mipibu
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
Ludnilanne de Moura Santos Orientadora: Seiko Nomiyama
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhora da atenção ao pré-natal.
Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos.
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Especialização em Saúde da Família Atenção ao Pré-natal e Puerpério a partir da interdisciplinaridade na ESF I de Humaitá/RS Aluno: Homero José de Medeiros Perez Orientadora: Linda Cristina Sangoi Haas

INTRODUÇÃO

Importância da ação programática em pré-natal e puerpério - Decisão da equipe; - Entrosamento da equipe de saúde; - Acolhimento; - Reuniões de grupo; - Reuniões de equipe; - Melhoria dos registros; - Visitas domiciliares. “Uma atenção Pré-Natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal” (Manual Técnico Pré-natal e puerpério, MS, 2006).

Caracterização do Município de Humaitá/RS - Município localizado na região noroeste do RS; - Economia baseada na agricultura; - População de 4.919 habitantes; - Cobertura de 100% de ESF.

Caracterização da saúde em Humaitá/RS - Duas equipes de ESF e Saúde Bucal; - Profissionais: médicos, enfermeiros, técnicos de enf. , dentistas, ACDs, ACS, psicóloga e nutricionista; ESFI – Atende 2.541 habitantes, na zona rural e urbana.

Situação da ação programática na ESF I antes da intervenção: - Livre demanda sem dia específico para gestantes e puérperas; - Poucas consultas odontológicas e visitas domiciliares; - Deficiência na interdisciplinaridade; - Poucas reuniões de equipe;

Objetivo Geral - Melhorar a qualidade do serviço oferecido para as gestantes e puérperas na unidade básica de saúde.

Objetivos Específicos - Ampliar a cobertura das gestantes que fazem pré-natal na ESF; - Qualificar o atendimento no pré-natal e puerpério; - Melhorar o registro de informações; - Realizar promoção da saúde.

Metas - Ampliar em 50% a cobertura das gestantes que fazem pré-natal na área de atuação da ESF. - Garantir a captação de 100% das gestantes antes dos 120 dias de gestação. - Oportunizar que 100% das gestantes acompanhadas recebam no mínimo uma avaliação da saúde bucal.

- Realizar exame de mamas em 100% das gestantes durante o pré-natal - Realizar exame de mamas em 100% das gestantes durante o pré-natal. - Proporcionar que 100% das gestantes completem o esquema da vacina antitetânica e hepatite B. - Realizar visita domiciliar nos primeiros dez dias de vida da criança, a 100% das puérperas e RNs. - Realizar as consultas puerperais de 100% das mulheres acompanhadas no pré-natal.

- Implementar a ficha para 100% das gestantes acompanhadas na UBS e no grupo educativo, garantindo a obtenção de dados para avaliação do programa de pré-natal oferecido. - Captar 100% das gestantes que realizam/realizaram pré-natal na UBS para participarem das atividades educativas nos grupos. - Captar 100% das puérperas que realizam/realizaram pré-natal na UBS para participarem das atividades educativas nos grupos  

METODOLOGIA

Ações realizadas: - Monitorar a cobertura de pré-natal periodicamente; - Cadastrar 100% as gestantes da área de cobertura da UBS; - Esclarecer a comunidade sobre a importância da realização do pré-natal; - Reuniões de capacitação da equipe; - Monitoramento e avaliação;

- Oferecer ao menos uma avaliação odontológica para as gestantes; - Realizar exame de mamas em todas as gestantes durante pré-natal; - Iniciar e ou atualizar vacinas antitetânica e hepatite B; - Visitas domiciliares para puérperas e RNs e avaliação puerperal; - Ações de educação em saúde.

Logística - Protocolo de Pré-Natal e Puerpério, Ministério da Saúde, 2006; - Fotos, diário e ficha de monitoramento das ações, sisprenatal, ficha espelho da gestante; - Imprevisto onde a intervenção foi realizada em abril, maio e junho de 2012 e janeiro 2013; - Planilha de consolidado dos dados; - Reunião de equipe;

RESULTADOS

Proporção de gestantes que fazem PN na ESF I. Meta: Ampliar em 50% a cobertura das gestantes que fazem Pré-Natal na área de atuação da ESF. Proporção de gestantes que fazem PN na ESF I. 10

Consultas de Pré-Natal

Proporção de gestantes com início do Pré-Natal antes de 120 dias de gestação 10 9 Meta: Garantir a captação de 100% das gestantes antes dos 120 dias de gestação

Proporção de gestantes que receberam avaliação da saúde bucal Meta: Oportunizar que 100% das gestantes acompanhadas na UBS recebam no mínimo uma avaliação da saúde bucal. Proporção de gestantes que receberam avaliação da saúde bucal 10 42,9%

Consultas Odontológicas

Proporção de gestantes que realizaram exames de mamas. Meta: Realizar exame de mamas em 100% das gestantes durante o pré-natal. 10

Proporção de gestantes e/ ou puérperas com vacinas em dia. Meta: Proporcionar que 100% das gestantes completem o esquema da vacina duplo adulto (difteria, tétano) e hepatite B. Proporção de gestantes e/ ou puérperas com vacinas em dia. 7 10

Proporção puérperas e RN com visitas domiciliares. Meta: Realizar visita domiciliar nos primeiros sete dias de vida da criança a 100 % das puérpera e RN. Proporção puérperas e RN com visitas domiciliares. 4 3 4

Visitas domiciliares

Proporção de puérperas com consulta puerperal em dia. Meta: Realizar as consultas puerperais de 100 % das mulheres acompanhadas no pré-natal. Proporção de puérperas com consulta puerperal em dia.

Consultas Puerperais

Proporção de gestantes acompanhadas com ficha de monitoramento. Meta: Implementar a ficha para 100% das gestantes acompanhadas na ESF e no grupo educativo, garantindo a obtenção de dados para avaliação do Programa de Pré-Natal oferecido. Proporção de gestantes acompanhadas com ficha de monitoramento.

Meta: Captar 100% das gestantes que realizam/realizaram pré-natal na UBS para participarem das atividades educativas nos grupos . Proporção de gestantes cadastradas na UBS que participam das atividades de grupo. 5 10 7

Reuniões de Grupo

Meta: Captar 100% das puérperas que realizam/realizaram pré-natal na UBS para participarem das atividades educativas nos grupos Proporção de puérperas cadastradas na UBS que participam das atividades de grupo.

Discussão - Importância da intervenção para a equipe; - Importância da intervenção para o serviço; - Importância da intervenção para a comunidade; - Incorporação da intervenção na rotina do serviço; - Adaptações para atingir indicadores não atingidos.

Reuniões da equipe

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção Desenvolvimento do trabalho no curso e expectativas iniciais; Significado do curso para a prática profissional; Aprendizados mais relevantes

homerojmperez@hotmail.com Obrigado!