III Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ajuste Fiscal e Dívida Pública
Advertisements

A Corrupção e o Sistema da Dívida Pública
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
CRISE ECONÔMICA ATUAL VERSUS LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Apresentação: Moisés Hoegenn Diretoria de Controle dos Municípios - DMU Tribunal de Contas.
Congresso das Trabalhadoras e dos Trabalhadores da ECT
Dívida Pública, Corrupção Democracia e Direitos Humanos
Disciplina: Economia Internacional
SISTEMA DA DÍVIDA Maria Lucia Fattorelli
A Dívida Pública e a restrição aos gastos sociais
O DESMONTE DA PREVIDÊNCIA E O SISTEMA DA DÍVIDA
GRUPO DE ESTUDOS SOCIAL E ECONÔMICO
A Reforma da previdência social sob a perspectiva da política macroeconômica adotada pelo Governo Federal Maria Lucia Fattorelli III Congresso de Direito.
Seminário PEC 55/2016 Eulália Alvarenga
Elevação ilegal das taxas de juros
CONTRARREFORMAS E O SISTEMA DA DÍVIDA
A Dívida Pública e as Reformas de Temer
Renúncia de receita Fiscalização pelo TCU
Contrarreforma da Previdência
Dívida Pública x Dívida Social
A Dívida Pública e a política de juros
AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA
A MULHER no contexto atual da REFORMA DA PREVIDÊNCIA
e o corte de recursos da Educação
596 MIL Você sabia que o setor de TI emprega profissionais em todo
Maria Lucia Fattorelli
A Dívida Pública e a restrição aos gastos sociais
Análise da Conjuntura Nacional
O FALACIOSO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA
Conjuntura Econômica Nacional e Internacional
II Congresso Regional de Auditoria Cidadã da Dívida
SISTEMA DA DÍVIDA E A PEC 287
Dívida Pública e as novas formas de endividamento
CONTRARREFORMA DA PREVIDÊNCIA
A CRISE DA DÍVIDA PÚBLICA DOS ESTADOS
Uma Pedra no Caminho Maria Lucia Fattorelli
Cenário Macro Preconceito e Complacência
Planejamento Tributário
Contrarreforma da Previdência e o
Planejamento Tributário
Maria Lucia Fattorelli
Tributação e desigualdade no século 21: o caso brasileiro
Secretaria do Tesouro Nacional Conselho Federal de Contabilidade
A Dívida Pública e as Reformas de Temer
Maria Lucia Fattorelli
A Dívida Pública e a restrição aos gastos sociais
CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL
Como o Sistema da Dívida impede o nosso Desenvolvimento Socioeconômico
Auditoria Cidadã da Dívida e Análise de Conjuntura
Dívida Pública Rodrigo Avila
e a NECESSIDADE DE AUDITORIA
Ajuste Fiscal e Dívida Pública
Lançamento do Nucleo Niterói
DÍVIDA PÚBLICA: QUEM PAGA ESSA CONTA?
Políticas Macroeconômicas: Monetária e Fiscal
Sistema da Dívida, Corrupção e Esquema Fraudulento - Securitização da Dívida Rodrigo Avila SINDSEP / RR Boa Vista – 27/10/2017.
CÓDIGO DE ÉTICA e ATUAÇÃO CIDADÃ
Disciplina: Economia Internacional
XVII Encontro da SRRS do ANDES – SN
DÍVIDA PÚBLICA e REFORMAS CONSTITUCIONAIS
“Estado Mínimo” e Pagamento da Dívida
A Dívida Pública e a Previdência Social
DÍVIDA PÚBLICA APROPRIAÇÃO DO ESTADO
O Sistema da Dívida e o sequestro de arrecadação
Dívida pública, reforma da previdência e direitos sociais no brasil
Auditoria na Dívida Pública
Dívida Pública Rodrigo Avila Brasília, 23/11/2017.
Esquema Financeiro e Sistema da Dívida Pública no Brasil
Dívida Pública, Corrupção, Democracia e Direitos Humanos
Reforma Previdenciária e Dívida Pública
O Sistema da Dívida Pública no Brasil
Transcrição da apresentação:

III Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais Os impactos da renúncia fiscal no financiamento das políticas sociais e o papel do controle social Rodrigo Avila III Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais UEL, 18 de outubro de 2017

O Conceito de “Renúncia Fiscal” LRF – Art. 14 §1º - A renúncia compreende anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado. RECEITA FEDERAL: ESTIMATIVA DE GASTOS TRIBUTÁRIOS – 2017 R$ 284,8 BILHÕES Porém, mais da metade disso corresponde ao “Simples Nacional”, Zona Franca de Manaus e outras áreas de livre comércio, isenção de IRPF para idosos, aposentadorias por moléstia grave e acidente de trabalho, deduções com gastos com saúde e educação. Suspensão pagamento encargos aos rentistas (Bonos Global 2012 e 2030) desde novembro/2008   Proposta soberana de recompra do restante da dívida por no máximo 30% de seu valor nominal The Economist (23/04/2009): “Sr. Correa parece ser incorruptível (...) gasto público cresceu 71% em 2008, resultado de investimentos em escolas e hospitais” ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA ENQUANTO ISSO, O GOVERNO BRASILEIRO RECOMPRA TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA A 130% DO VALOR DE FACE, EM MÉDIA

Renúncias Fiscais da Seguridade Social Quadro obtido em http://www.anfip.org.br/doc/publicacoes/20161013104353_Analise-da-Seguridade-Social-2015_13-10-2016_Anlise-Seguridade-2015.pdf , pág 50 Na crise econômica (a partir de 2008), ao invés de mudar a política econômica, os governos preferiram desonerar contribuições para a Seguridade Social, sem acompanhamento social dos resultados dessa política. Agora, se utilizam da queda na arrecadação (decorrente da crise e das desonerações) para propalar um suposto déficit para justificar a reforma da previdência.

As verdadeiras “Renúncias Fiscais” Não-regulamentação do Imposto sobre Grandes Fortunas Segundo os “Grandes Números das Declarações do Imposto de Renda das Pessoas Físicas - 2015”, divulgados pela Receita Federal, os declarantes com renda acima de 30 salários mínimos mensais são 4,5% dos declarantes, mas respondem por 48,28% do patrimônio declarado, ou seja, R$ 3,473 trilhões. Caso esta riqueza seja tributada, em média, em 5% ao ano, teríamos uma arrecadação de R$ 173 bilhões anuais. Fonte: http://idg.receita.fazenda.gov.br/dados/receitadata/estudos-e-tributarios-e-aduaneiros/estudos-e-estatisticas/11-08-2014-grandes-numeros- dirpf/tabelas-gn-irpf-ac-2015-excel.xlsx Suspensão pagamento encargos aos rentistas (Bonos Global 2012 e 2030) desde novembro/2008   Proposta soberana de recompra do restante da dívida por no máximo 30% de seu valor nominal The Economist (23/04/2009): “Sr. Correa parece ser incorruptível (...) gasto público cresceu 71% em 2008, resultado de investimentos em escolas e hospitais” ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA ENQUANTO ISSO, O GOVERNO BRASILEIRO RECOMPRA TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA A 130% DO VALOR DE FACE, EM MÉDIA

As verdadeiras “Renúncias Fiscais” Isenção de Imposto de Renda – Pessoa Física para os rendimentos do capital Segundo os “Grandes Números das Declarações do Imposto de Renda das Pessoas Físicas - 2015”, divulgados pela Receita Federal, os que declararam recebimento de lucros e dividendos, e que tiveram renda mensal superior a 30 salários mínimos tiveram rendimentos isentos de R$ 376 bilhões em 2015. Caso esta riqueza seja tributada, em média, em 27,5% ao ano (a alíquota máxima incidente sobre os trabalhadores), teríamos uma arrecadação de R$ 103,624 bilhões anuais. Fonte: http://idg.receita.fazenda.gov.br/dados/receitadata/estudos-e-tributarios-e-aduaneiros/estudos-e-estatisticas/11-08-2014-grandes-numeros- dirpf/tabelas-gn-irpf-ac-2015-excel.xlsx Suspensão pagamento encargos aos rentistas (Bonos Global 2012 e 2030) desde novembro/2008   Proposta soberana de recompra do restante da dívida por no máximo 30% de seu valor nominal The Economist (23/04/2009): “Sr. Correa parece ser incorruptível (...) gasto público cresceu 71% em 2008, resultado de investimentos em escolas e hospitais” ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA ENQUANTO ISSO, O GOVERNO BRASILEIRO RECOMPRA TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA A 130% DO VALOR DE FACE, EM MÉDIA

As verdadeiras “Renúncias Fiscais” - Lei Kandir (perdas de dezenas de bilhões de reais anuais para os estados) - Sucessivos “REFIS” - Isenção de Imposto de Renda para os ganhos dos estrangeiros com a “dívida interna” - ITR que arrecada somente cerca de R$ 1 bilhão/ano - “Dedução de Juros sobre Capital Próprio” - Não-pagamento de IPVA sobre jatinhos e barcos de luxo - IPTU não progressivo Suspensão pagamento encargos aos rentistas (Bonos Global 2012 e 2030) desde novembro/2008   Proposta soberana de recompra do restante da dívida por no máximo 30% de seu valor nominal The Economist (23/04/2009): “Sr. Correa parece ser incorruptível (...) gasto público cresceu 71% em 2008, resultado de investimentos em escolas e hospitais” ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA ENQUANTO ISSO, O GOVERNO BRASILEIRO RECOMPRA TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA A 130% DO VALOR DE FACE, EM MÉDIA

De onde vem tanta concentração de renda? - Estrutura tributária injusta - Sistema da Dívida Pública não adianta acabar com as injustiças tributárias e continuar destinando a maior parte do orçamento para o pagamento de uma questionável dívida pública. Suspensão pagamento encargos aos rentistas (Bonos Global 2012 e 2030) desde novembro/2008   Proposta soberana de recompra do restante da dívida por no máximo 30% de seu valor nominal The Economist (23/04/2009): “Sr. Correa parece ser incorruptível (...) gasto público cresceu 71% em 2008, resultado de investimentos em escolas e hospitais” ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA ENQUANTO ISSO, O GOVERNO BRASILEIRO RECOMPRA TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA A 130% DO VALOR DE FACE, EM MÉDIA

Medidas para aumentar ainda mais o gasto com a dívida: PEC do “teto de gastos” Reforma da Previdência R$ 1,13 TRILHÃO

“Sistema da Dívida” Utilização do endividamento como mecanismo de subtração de recursos e não financiamento dos Estados Dívidas sem contrapartida; juros sobre juros Maior beneficiário: Setor financeiro Instrumento de chantagem para implementação de reformas (Previdência, Trabalhista, Teto de gastos sociais, etc) – REDUÇÃO DO PAPEL DO ESTADO Prejudicam principalmente quem precisa mais dos serviços públicos, ou seja, os mais pobres, os trabalhadores, a juventude, as mulheres. Suspensão pagamento encargos aos rentistas (Bonos Global 2012 e 2030) desde novembro/2008   Proposta soberana de recompra do restante da dívida por no máximo 30% de seu valor nominal The Economist (23/04/2009): “Sr. Correa parece ser incorruptível (...) gasto público cresceu 71% em 2008, resultado de investimentos em escolas e hospitais” ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA ENQUANTO ISSO, O GOVERNO BRASILEIRO RECOMPRA TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA A 130% DO VALOR DE FACE, EM MÉDIA

DÍVIDA: impede a vida digna e o atendimento aos direitos humanos De onde veio toda essa dívida pública? Quanto tomamos emprestado e quanto já pagamos? O que realmente devemos? Quem contraiu tantos empréstimos? Onde foram aplicados os recursos? Quem se beneficiou desse endividamento? Qual a responsabilidade dos credores e organismos internacionais nesse processo? Somente a AUDITORIA responderá essas questões

BRASIL: AUDITORIA DA DÍVIDA AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA Prevista na Constituição Federal de 1988 Plebiscito popular ano 2000: mais de seis milhões de votos AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA www.auditoriacidada.org.br CPI da Dívida Pública Passo importante, mas ainda não significa o cumprimento da Constituição 11

Elevação ilegal das taxas de juros Década de 70: dívida da ditadura Década de 80: Elevação ilegal das taxas de juros Estatização de dívidas privadas Década de 90: Plano Brady Pagamento antecipado ao FMI e resgates com ágio Troca de dívida externa por dívida interna Fonte: Banco Central - Nota para a Imprensa - Setor Externo - Quadro “Dívida Externa Bruta” e Séries Temporais - BC

Regime de Metas de Inflação Juros sobre juros Regime de Metas de Inflação Reuniões do BC com banqueiros: Conflito de interesses Falta de transparência (quem são os detentores de títulos?) Acumulação de Reservas Cambiais “Operações de Mercado Aberto” Empréstimos ao BNDES Fonte: Banco Central - Nota para a Imprensa - Política Fiscal - Quadro “Títulos Públicos Federais”.

Fonte: http://www. stn. fazenda. gov Tabelas 2.7 e 5.4. Inclui as “Operações de Mercado Aberto”, que representam dívida interna do Banco Central junto aos bancos, que também pagam juros altíssimos. O Tesouro Nacional não considera este item da dívida interna, no valor de mais de R$ 1 TRILHÃO. Dado de abril/2017

CONHECIMENTO DA REALIDADE MOBILIZAÇÃO SOCIAL CONSCIENTE ESTRATÉGIAS DE AÇÃO CONHECIMENTO DA REALIDADE MOBILIZAÇÃO SOCIAL CONSCIENTE AÇOES CONCRETAS Auditoria da Dívida Pública para desmascarar o “Sistema da Dívida” e democratizar o conhecimento da realidade financeira NÚCLEOS CONSTRUÇÃO DE CAMPANHA SOBRE CONSULTA NACIONAL POPULAR, sobre a Auditoria da Dívida, a Reforma da Previdência, Trabalhista, Privatizações e outros temas. www.consultanacional2017.com.br

www.auditoriacidada.org.br www.facebook.com/auditoriacidada.pagina