SEE/ CADERNOS ENS. F. DE 9 ANOS

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Transcrição da apresentação:

Encontro Regional Trabalhando os resultados da Avaliação: - o PROALFA, o PROEB e as metas a serem atingidas até 2010. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SEE/ CADERNOS ENS. F. DE 9 ANOS “JÁ NÃO SE CONSIDERA ALFABETIZADO AQUELE QUE APENAS DECLARA SABER LER E ESCREVER, GENERICAMENTE, MAS AQUELE QUE SABE USAR A LEITURA PARA EXERCER UMA PRÁTICA SOCIAL EM QUE A ESCRITA É NECESSÁRIA.” SEE/ CADERNOS ENS. F. DE 9 ANOS

OS COMPROMISSOS DA EDUCAÇÃO MINEIRA

O ALUNO NO CENTRO DE NOSSAS ATENÇÕES

EIXO DO TRABALHO DA ESCOLA GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO DO TRABALHO DA SEE EIXO DO TRABALHO DA SRE EIXO DO TRABALHO DA ESCOLA “.... o primeiro objetivo da gestão escolar na escola pública brasileira é implantar uma rotina de funcionamento da escola, de forma que os recursos nela existentes possam ser usados para atender às necessidades de aprendizagem dos alunos.” José Francisco Soares

FATORES PRESENTES NUMA BOA ESCOLA Direção competente Visão e metas compartilhadas Ambiente de aprendizagem Altas expectativas Foco nos resultados de desempenho dos alunos Direitos e responsabilidades dos alunos Parceria família/escola. Nas boas escolas TODOS se realizam com os sucessos dos alunos, responsabilizam-se pelos insucessos e se empenham por sua superação.

REFLETINDO . . . Os alunos lêem livros que incendeiam sua imaginação? Qual o clima da sua escola? Escrevem bastante, qualquer que seja a disciplina? Quantas horas/ dias efetivos de aula são ministrados?

REFLETINDO . . . Quanto tempo os alunos passam ouvindo o professor falar ou ditar? Quanto tempo são ouvidos durante as aulas? Alfabetização é prioridade em sua escola? Existe trabalho coletivo em sua escola?

“ A escola, tanto de rico quanto de pobre, não está ensinando seus alunos a ler um texto escrito e a tirar dele as conclusões e reflexões logicamente permitidas” (...) Se fosse necessário gerar um slogan para todas as escolas de todos os níveis, este seria: “ Só há uma prioridade na escola brasileira : ensinar a ler e entender o que está escrito.” Cláudio Moura Castro

“Toda escola fazendo a diferença.” Toda criança lendo e escrevendo até os 8 anos de idade Elevação dos índices de aprendizagem Redução das diferenças regionais METAS DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

Escolas Estaduais de MG “TODA ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA” – PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) – 2007 Fase I – Congresso Estadual de Alfabetização Central SRE Diretor Professor Congresso de Alfabetização (maio) III Congresso Mineiro de Alfabetização 3 dias, 2.700 pessoas Eventos nos Pólos (junho) Encontro de 1 dia em 36 cidades por todo o Estado SRE Eventos nas escolas (04 e 07 julho) Mais de 4.000 escolas estaduais e municipais, envolvendo professores, pais e alunos Escolas Estaduais de MG

Fase II – Qualificação e Responsabilização “TODA ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA” – PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) – 2007 Fase II – Qualificação e Responsabilização Central SRE Diretor Professor Capacitação dos Coordenadores Regionais (julho): Encontros nas SRE, pelos Coordenadores Regionais, para repasse das orientações (agosto): Início do Trabalho de Acompanhamento e Avaliação do PIP nas escolas pela SRE e SEE (agosto) Capacitação SRE Coordenadores Regionais Reunião superintendentes

“TODA ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA” – PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) – 2007 FASE III – Acompanhamento e Avaliação pelas SRE e SEE A) Superintendência s Regionais de Ensino * Reorganização das equipes * Acompanhamento do trabalho da escola B) Superintendência de Educação Infantil e Fundamental * Organização das 46 SRE em 7 Núcleos * Prioridade: 4 SRE do semi-árido Foco: Alfabetização

Avaliação nas 46 SRE e Escolas “TODA ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA” – PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO - (PIP) 2008 Fase IV – Orientação, Acompanhamento e Avaliação nas 46 SRE e Escolas

“Toda criança lendo e escrevendo até 8 anos de idade em 2010” PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO - 2008 Aspiração “Toda criança lendo e escrevendo até 8 anos de idade em 2010” Formação da equipe Desenvolvimento de material Capacitação dos agentes pedagógicos Definição de metas Etapa I – Planejamento e preparação (set a dez 2007) Material detalhado para servir de guia para professores, especialistas, diretores e grupo regional Capacitação no material detalhado do grupo regional, especialistas, diretores e professores Definição de metas por escola e SRE Equipe Central e Regional dimensionada e qualificada Implementação e acompanhamento Etapa II – Implementação e acompanhamento (a partir de fev 2008) Aplicação do material detalhado pelos professores em sala de aula e formação continuada Utilização do guia pelos diretores e especialistas Acompanhamento contínuo pelas Equipes Central e Regional

Estudando e Aprendendo A ESSÊNCIA DO PROGRAMA É ESTABELECER METAS PARA AS ESCOLAS E PROPICIAR ELEVADO SUPORTE Aluno ' Estudando e Aprendendo Professor aplicando práticas efetivas de ensino com base em metodologia detalhada e apoio dos especialistas de educação Professor Especialistas Todo sistema preparado e estruturado para propiciar apoio aos professores Diretores Equipes Regionais Equipe Central

APESAR DA LIDERANÇA DE MINAS NA EDUCAÇÃO DO PAÍS, ATINGIR A META DE ALFABETIZAÇÃO SERÁ UM GRANDE DESAFIO 2002 2007 2010 Nível de alfabetização Salto de qualidade (velocidade desejada) Evolução (velocidade histórica) Meta para 2010: Toda criança lendo e escrevendo até os 8 anos de idade

Ensino Fundamental : organização e funcionamento Resolução SEE 1086 de 16/04/2008 Ensino Fundamental : organização e funcionamento Garantir as necessidades básicas de aprendizagem dos alunos Duração 9 anos - Ciclo da alfabetização 1º, 2º e 3º anos - Ciclo complementar – 4º e 5º anos - 4 anos finais 6º, 7º, 8º e 9º anos – Regime anual - Ingresso aos 6 anos, no 1º ano do Ciclo da Alfabetização

Ciclo da Alfabetização 3 anos Definição das capacidades a serem adquiridas pelos alunos em cada ano do ciclo Ao final do ciclo todos os alunos devem ter aprendido a ler, escrever e gostar de ler Cumprimento da meta prioritária da educação mineira: “ Toda criança lendo e escrevendo até 8 anos de idade”

Ciclo Complementar 2 anos - Continuidade dos estudos do Ciclo da Alfabetização Capacidades a serem adquiridas pelos alunos definidas em cada ano do ciclo Ao final do ciclo todos os alunos deverão ler com autonomia e escrever com coesão, coerência e correção ortográfica e gramatical

Anos Finais do Ensino Fundamental 6º, 7º , 8º e 9º anos - Diretrizes – CBC / Conteúdos Básicos Comuns Progressão Parcial Retenção do aluno que não apresentar desempenho mínino em 3 ou mais disciplinas

Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental - Contínua, diagnóstica, formativa, orientadora da prática educativa em função das necessidades dos alunos Garantido aos pais acesso aos resultados das avaliações de aprendizagem dos filhos Comunicação aos pais e alunos, bimestralmente e por escrito, os resultados da avaliação da aprendizagem

Os Resultados da Avaliação Externa dos alunos e a definição de Metas para o Estado, SRE e Escolas. Minas avança mais

Ensino Fundamental 3º ano Avaliação PROALFA – 2007 Resultados e Metas

66% DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS ESTADUAIS ATINGIRAM O DESEMPENHO RECOMENDÁVEL EM 2007 SPO-FBB001-20071001 % desempenho, PROALFA, Escolas Estaduais Variação dos resultados 2006-2007 Recomendável Intermediário 494 536 8% Baixo xx Proficiência média 100% 49 35% 66 -25% 31 -38% 19 2006 2007 24

ONDE QUEREMOS CHEGAR: EVOLUÇÃO DAS METAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS SPO-FBB001-20071001 ONDE QUEREMOS CHEGAR: EVOLUÇÃO DAS METAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS 3º ano do Ciclo da Alfabetização Variação dos resultados 2007-2010 CA* Recomendável Intermediário 536 630 +6% Baixo xx Proficiência média 100% 66 90 +11% 19 2 2007 2010 25

A META PROPOSTA PARA AS ESCOLAS ESTADUAIS AUMENTARÁ A QUANTIDADE DE ALUNOS NO RECOMENDÁVEL DE 66% PARA 90% ENTRE 2007 E 2010 SPO-FBB001-20071001 3º ano do Ciclo da Alfabetização, Escolas Estaduais Recomendável Crescimento anual de 6% entre 2007 e 2010 Intermediário Variação dos resultados 2007-2010 Baixo xx Proficiência média 536 558 590 630 Crescimento anual de 11% entre 2007 e 2010 66 73 81 90 19 14 9 2 2007 2008 2009 2010 26

O “CADERNO DE METAS” É A PRIMEIRA FORMA DE COMUNICAÇÃO UTILIZADA PARA DISSEMINAR AS METAS 2008-2010 ENTRE AS SRE SPO-FBB001-20071001 3º ano do Ciclo da Alfabetização, Escolas Estaduais 27

O AMBIENTE SOCIO-ECONÔMICO NÃO DETERMINA O NÍVEL DE PROFICIÊNCIA 3º ano do Ciclo da Alfabetização, Escolas Estaduais, PROALFA 2007 Proficiência média Escolas com baixo nível sócio-econômico que superaram os 630 pontos em 2007 Dr. Rockert (Janaúba) Taboleiro (Guanhães) Soturno Da Mata (Teófilo Otoni) -2.8 -2.1 -1.4 -0.7 0.7 1.4 Baixo Alto Nível Sócio-econômico

Ensino Fundamental 5º e 9º anos Avaliação PROEB – 2007 Resultados e Metas

18 Onde Queremos Chegar – Evolução das Metas das Escolas Estaduais – 5º Ano Recomendável PROEB Língua Portuguesa 5º ano Intermediário 195 221 Baixo 100% 26 xxx Proficiência 47 34 19 2007 2010 PROEB Matemática 5º ano 205 221 100% 35 47 28 19 2007 2010

18 Metas Minas Gerais para o período 2008-2010 no Ensino Fundamental – 5º ano Recomendável Intermediário Baixo xxx Proficiência PROEB Língua Portuguesa 5º ano PROEB Matemática 5º ano 195 203 212 221 205 210 216 221 100% 100% 26 33 40 35 47 39 43 47 34 29 24 19 28 25 22 19 2007 2008 2009 2010 2007 2008 2009 2010

18 Onde Queremos Chegar – Evolução das Metas das Escolas Estaduais – 9º Ano Recomendável PROEB Língua Portuguesa 9º ano Intermediário 241 266 Baixo 100% xxx Proficiência 23 43 19 9 2007 2010 PROEB Matemática 9º ano 251 275 100% 17 33 30 18 2007 2010

18 Metas Minas Gerais para o período 2008-2010 no Ensino Fundamental – 9º ano Recomendável Intermediário Baixo xxx Proficiência PROEB Língua Portuguesa 9º ano PROEB Matemática 9º ano 241 249 257 266 251 259 267 275 100% 100% 23 17 30 21 36 27 33 43 19 30 15 26 12 22 9 18 2007 2008 2009 2010 2007 2008 2009 2010

234 9% das escolas estaduais do 5º ano EF já superaram a meta proposta para o Estado em 2010 em Língua Portuguesa 5º ano do ensino fundamental, Escolas Estaduais, distribuição da proficiência média das escolas, PROEB Língua Portuguesa 2007 9% das escolas já superaram em 2007 a meta estabelecida para 2010 No. Escolas 920 604 513 200 166 52 34 12 140 160 180 200 220 240 260 280 300 221 Proficiência Meta Estado 2010

Resultados das Escolas Estaduais em 2007 no EF Escolas que já superaram a meta 2010 PROEB 2007 Meta 2010/ Proficiência Escolas que já superaram a meta 2010 Ano Escolar Disciplina % No escolas 5º 9º Língua Portuguesa Matemática 221 266 275 9 21 5 234 532 137 245

Ensino Médio 3º ano Avaliação PROEB – 2007 Resultados e Metas

32 Onde Queremos Chegar – Evolução das Metas das Escolas Estaduais – 3º Ano EM – Língua Portuguesa PROEB Língua Portuguesa 3º ano EM Recomendável Intermediário 274 Baixo 312 xxx Proficiência 100% 32 61 30 13 2007 2010

32 Onde Queremos Chegar – Evolução das Metas das Escolas Estaduais – 3º Ano EM – Matemática PROEB Matemática 3º ano EM Recomendável Intermediário Baixo 282 325 xxx Proficiência 100% 3 20 62 32 2007 2010

32 Metas Minas Gerais para o período 2008-2010 no Ensino Médio – Língua Portuguesa Recomendável PROEB Língua Portuguesa 3º ano EM Intermediário Baixo xxx Proficiência 274 286 299 312 100% 32 41 51 61 30 23 18 13 2007 2008 2009 2010

32 Metas Minas Gerais para o período 2008-2010 no Ensino Médio - Matemática Recomendável PROEB Matemática 3º ano EM Intermediário Baixo 282 296 310 325 xxx Proficiência 100% 3 6 12 20 62 52 42 32 2007 2008 2009 2010

2 1% das escolas estaduais do 3º ano EM já superaram a meta proposta para o Estado em 2010 em Língua Portuguesa 3º ano do ensino médio, Escolas Estaduais, distribuição da proficiência média das escolas, PROEB Língua Portuguesa 2007 1% das escolas já superaram em 2007 a meta estabelecida para 2010 No. Escolas 775 469 394 58 72 5 9 3 220 240 260 280 300 320 340 360 312 Proficiência Meta Estado 2010

2 2% das escolas estaduais do 3º ano EM já superaram a meta proposta para o Estado em 2010 em Matemática 3º ano do ensino médio, Escolas Estaduais, distribuição da proficiência média das escolas, PROEB Matemática 2007 2% das escolas já superaram em 2007 a meta estabelecida para 2010 No. Escolas 585 573 299 260 60 7 1 260 280 300 320 340 360 380 325 Proficiência Meta Estado 2010

Metas para Minas Gerais O “CADERNO DE METAS” É A FORMA DE COMUNICAÇÃO UTILIZADA PARA DISSEMINAR AS METAS 2008-2010 ENTRE AS SRE - PROALFA E PROEB Metas para Minas Gerais Metas para cada SRE Metas para cada Escola 3º, 5º e 9º anos Ensino Fundamental 3º ano Ensino Médio Outras Metas

Caderno de Metas para Escolas Estaduais– Minas Gerais

Plano de metas SRE Januária OBJETIVO INDICADORES NÍVEL DE DESAGREGAÇÃO ONDE ESTAMOS META 2008 META 2009 META 2010 1. Todos os Alunos Lendo aos Oito Anos Distribuição por Faixa de Desempenho no 3o. Ano EF Alfabetização Baixo 2007 24,9% 20,8% 14,0% 0,9% Intermediário 15,0% 12,4% 11,4% 15,3% Recomendável 60,0% 66,8% 74,6% 83,8% Proficiência Média 3o. Ano EF 520 541 573 615 2. Todos os Alunos Progredindo Juntos Proficiência Média no PROEB Português 5o. Ano EF 170 180 190 200 9o. Ano EF 221 230 240 250 3o. Ano EM 253 266 281 296 Matemática 177 185 193 201 229 238 247 257 260 275 291 308 Distribuição por Faixa de Desempenho na 5o. Ano EF 56% 47% 39% 32% 35% 37% 12% 17% 23% 31% 51% 45% 38% 33% 34% 36% 21% 25% Taxa de Defasagem Idade-Série Ensino Fundamental 5o. Ano 13% 9o. Ano 42% 29% 20% 14% Ensino Médio 3o. Ano 48% No. Alunos em Tempo Integral 1o. a 9o Anos 2008 2130 2855 No. Alunos Aprofundamento Estudos 1o. a 3o. Anos 534 654 3414 3. Nenhum Aluno a Menos Taxa de Abandono 1o. Ano 2006 3,2% 2,4% 2,1% 1,8% 2,6% 2,3% 14,8% 9,8% 8,0% 6,6% 21,0% 17,9% 13,4% 11,6% 2o. Ano 18,2% 10,2% 7,7% 5,8% Taxa de Conclusão 54,0% 62,1% 67,0% 72,3% 48,0% 58,6% 64,8% 71,7% No. Alunos com Formação Inicial para o Trabalho 1o, 2o e 3o anos 460 8.300 4. Toda Escola Tem que Fazer Diferença Valor Agregado -8,3% 1,9% 6,1% 10,7% -5,3% 1,1% 5,4% 10,0% -9,9% 2,2% 6,5% 11,0% 1,6% 5,7% 5. Toda a Comunidade Participando No. Escolas Abrindo aos Finais de Semana   15 30 44

COMO ATINGIR OU SUPERAR AS METAS? Todos precisamos saber ONDE queremos chegar DIREÇÃO PLANEJAMENTO Todos precisamos saber COMO pretendemos chegar lá IMPLEMENTAÇÃO Todas as AÇÕES devem convergir para melhorar a aprendizagem de todos os alunos

IMPLEMENTAÇÃO COM SUCESSO Mobilizar para a mudança Planejar com foco no desempenho do aluno/ resultados Converter o Plano em processo contínuo Princípios Garantir o envolvimento e comprometimento de todos Transformar o Plano em tarefa de todos

O Diretor da Escola organizado conciliador comprometido democrático Envolvimento nas questões pedagógicas organizado conciliador comprometido democrático competente “Quanto mais eficiente é o Diretor, melhor é o ensino da escola”. Revista Veja, 18/06. 7 medidas para melhorar o ensino

O Especialista de Educação na Escola DIÁLOGO APRENDIZAGEM

Supervisor Pedagógico ARTICULA ORIENTA COORDENA ACOMPANHA RESPONSABILIZA ESCOLA QUE FAZ A DIFERENÇA ESTUDA INTERVEM AVALIA PROPÕE

A mudança na educação passa, necessariamente, pela sala de aula O Professor A mudança na educação passa, necessariamente, pela sala de aula Fazendo a diferença diagnosticando planejando ensinando aprendendo avaliando garantindo a aprendizagem dos alunos

Objetivos e metas mensuráveis Receita do Sucesso Plano realista específico, foco em resultados Envolvimento e comprometimento de todos Visão de futuro Objetivos e metas mensuráveis

Líderes comprometidos são fundamentais para o sucesso da implementação de um PLANO Inspiram uma visão comum Vislumbram o futuro Atraem seguidores Capacitam outros a agirem Incentivam a colaboração Fortalecem os outros Dão o exemplo Atitudes corretas São éticos Tocam os corações Reconhecem contribuições individuais Festejam as realizações

Foco nos resultados O Plano de Intervenção Pedagógica da Escola - PIP Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Alfabetização no Tempo Certo Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio: Implementando os CBC Foco nos resultados Melhor ensino e mais aprendizagem Melhoria do desempenho dos alunos

Programa de Intervenção Pedagógica - Alfabetização no Tempo Certo Sistema de monitoramento on-line Preenchimento pela SRE de relatório mensal sobre cada Escola Dimensões: alfabetização, situação pedagógica e de pessoal, esforço de acompanhamento, infra-estrutura Geração de relatórios: informações e gráficos por escola, SRE e Estado Base para orientações e apoio às escolas pelas SRE e SEE

TODA ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA 1º E 05 DE JULHO DE 2008 1º de Julho Em cada escola de MG, os professores, diretores e especialistas discutirão os resultados, conhecerão as metas e reorganizarão seu plano. 05 de Julho Toda escola de Minas Gerais apresentará seu plano a comunidade. Os eventos acontecerão no Estado inteiro simultaneamente 23 a 27/06 Encontros Regionais

ESCOLA QUE FAZ A DIFERENÇA TODA CRIANÇA LENDO E ESCREVENDO ATÉ 8 ANOS DE IDADE PIP ESPECIALISTA PROFESSOR DIRETOR E DEMAIS PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS TODA COMUNIDADE PARTICIPANDO FOCO NOS RESULTADOS TODOS OS ALUNOS PROGREDINDO JUNTOS

ESCOLAS DE MINAS FAZENDO A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO DO BRASIL SUPER VISÃO ESCOLAS DE MINAS FAZENDO A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO DO BRASIL

“ Os educadores podem fazer mais. As escolas de Minas podem fazer a diferença. Esta é a nossa convicção inabalável”. Vanessa Guimarães Pinto Secretaria de Estado de Educação TODA CRIANÇA PODE SER ALFABETIZADA NO TEMPO CERTO. CONFIAMOS EM VOCÊS!