UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Especializanda: Katia Pérez Guerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância MELHORIA NA DETECÇÃO DE CÂNCER DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do câncer de colo de útero e controle do câncer de mama na ESF de Conceição, Nova Cruz /RN. Especializando: Niuvis Avila Aldana Orientador: Eliane Carloni da Silva Pelotas, 2015

INTRODUÇÃO IMPORTÂNCIA DA AÇÃO PROGRAMÁTICA: Alta incidência e mortalidade no mundo e no Brasil relacionado ao Câncer de Mama e Colo de Útero; O câncer de mama é a segunda causa de morte nas mulheres brasileiras e o câncer de colo de útero o terceiro; As unidades de saúde são a porta de entrada ao sistema de saúde devendo ter ações e implantação de estratégias efetivas de controle do câncer de mama e colo uterino que incluam a promoção à saúde, prevenção e detecção precoce necessário para ajudar a diminuir estes índices de morbimortalidade no Brasil por estes cânceres.

INTRODUÇÃO CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO: Cidade de Nova Cruz- 35.741 habitantes/ décimo segundo município mais populoso do estado 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) nenhuma tradicional e oito destas UBS são urbanas. 14 equipes de Estratégia da Saúde familiar (ESF)- zona rural com cinco equipes de saúde desenvolvendo seu trabalho em duas ou mais unidades básicas que incluem a população da sua área de abrangência. 2 Núcleos de Atenção a Saúde da Família (NASF) 1(CEO) Centro de especialidades odontológicas; Hospital Municipal- sem serviço de maternidade ou internação pediátrica; 1 Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); O município dispõe de serviços e exames complementares.

INTRODUÇÃO Características da unidade: Tradicional 01 Equipe Saúde da família- Conceição e Trigueiro População 2078 pessoas: Rural. Estrutura precária e falta de materiais e insumos; Temos cadastrados 458 mulheres de 25 a 64 anos e 131 de 50 a 69 anos. Tem Saúde Bucal desenvolvida em carro móvel. Distância da área rural e unidade.

Antes da intervenção: Ações estruturadas de forma oportunista no caso de rastreamento do câncer de mama; Não havia um registro satisfatório, sem dados da mamografia registrados, sem formulário de rastreamento do câncer de mama e da ficha de atendimento; Falta de capacitação da equipe; Baixa adesão da população ; As atividades de rastreamento destes cânceres eram puramente atribuição da médica.

Objetivo geral Melhorar a prevenção do câncer de colo de útero e controle do câncer de mama das mulheres na ESF de Conceição, Nova Cruz /RN.  

Metodologia As ações foram desenvolvidas nos seguintes eixos: Monitoramento e avaliação. Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da prática clínica.

Metodologia/Ações Intervenção de 4 meses, 16 semanas com 12 semanas presenciais do especializando. População alvo: Estimativa de 458 mulheres entre 25-64 anos de idade para prevenção de câncer de colo uterino e 131 mulheres entre 50 e 69 anos de idade para prevenção de câncer de mama. Cadastro da população alvo. Atendimento individual na UBS e visita domiciliar. Qualificação/treinamento da equipe.

Metodologia/Ações Agendamento de consultas; Identificação de faltosas e busca ativa; Atividade educativa com população; Reuniões de equipe; Monitoramento Avaliação Busca ativa

Logística Protocolo: Controle dos cânceres do colo do útero e da mama, (MS, 2013); Prontuários individuais; Ficha Espelho; Planilha coleta de dados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS/METAS Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Meta 1.1:Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 80% na ESF Conceição. Meta 1.2:Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 84% na ESF Conceição.

Resultado: 67,7% = 310 Cobertura do programa de atenção detecção precoce do câncer de colo uterino. Figura 1: Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero, Nova Cruz/RN, 2015. Meta: 80%

Resultado: 85,5% = 112 Cobertura do programa de atenção detecção precoce do câncer de mama. Figura 2:Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama, Nova Cruz, 2015 Meta: 84%

Dificuldades na meta de cobertura: Atraso no município para agendamento das mamografia; Insatisfação da população pelo atraso de resultado de citopatologico; distancia de algumas usuárias da área e a unidade; Não presencia de carro fixo na unidade para a busca de aquelas usuárias com exame em atraso.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde.   .   Meta 2.1. Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero.

Resultado: Meta de 100% alcançada na coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero.

Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.1. Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela ESF Conceição. Meta 3.2. Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela ESF Conceição.

Meta 3.3. Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela ESF Conceição. Meta 3.4. Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela ESF Conceição.

Resultados: Meta de 100% alcançada na identificação de mulheres com citopatológico e mamografia alterada. Foi necessário fazer busca ativa a apenas uma usuária com resultados alterados em acompanhamento especializado.

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 4.1. Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas na ESF Conceição. Meta 4.2. Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas na ESF Conceição.

Resultados: meta de 67,7% de mulheres com registro adequado do exame citopatológico de colo de útero, Figura 3: Proporção de mulheres com registro adequado do exame citopatológico de colo de útero, Nova Cruz/ RN, 2015

Resultados: meta de 85,5% de mulheres com registro adequado de mamografia. Figura 4: Proporção de mulheres com registro adequado da mamografia, Nova Cruz/RN,2015

Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. . Meta 5.1 Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos. 5.2 Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos.

Resultados: Meta de 100% alcançada em relação á pesquisa de sinais de alerta para câncer do colo do útero e com avaliação de risco para câncer de mamas.

Objetivo 6:Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 6.1. Orientar 100% das mulheres cadastradas na ESF , sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Meta 6.2. Orientar 100% das mulheres cadastradas na ESF, sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama.

Resultados: Meta de 100% alcançada em orientação de 100% das mulheres cadastradas na ESF Conceição, sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Meta de 100% alcançada em orientação a 100% das mulheres cadastradas na ESF Conceição sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama.

Discussão Importância da intervenção para EQUIPE Reviu as atribuições de cada profissional; Atenção deixou de ser médico centrada; Capacitação da equipe. Trabalho integrado da equipe; Acolhimento qualificado, a discussão de grupo, as palestras educativas, as reuniões da equipe e com a comunidade entre outras.

Importância da intervenção para SERVIÇO Reorganização do trabalho na ESF ; Melhoro adesão da comunidade com a equipe; Impacto em outros serviços oferecidos como aumento da cobertura da consulta do cirugião dental e testes rápidos; Permitiou organizar outras ações prográmaticas como a puericultura e o pre-natal .

Importância da intervenção para COMUNIDADE Impacto na comunidade pela divulgação feita da intervenção; Satisfação com a prioridade no atendimento e o agendamento das consulta para os rastreamento destes canceres; Ampliação da cobertura destes rastreamentos; Maior participação da população nas atividades coletivas.

Reflexão crítica sobre aprendizagem Aprimoramento do conhecimento e a qualificação da prática profissional; Conhecimento da vida das pessoas da comunidade; Formação de vínculos com a comunidade e a equipe; Incorporação das ações na rotina de trabalho; Expansão das ações para outras ações programáticas.

Atividades coletivas com as mulheres.