QUATRO FASES DA OBRA DE JORGE AMADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2ª geração do Modernismo
Advertisements

Análise Literária Capitães da Areia Sobre Meninos e Lobos.
CAPITÃES DE AREIA JORGE AMADO ESTRUTURA DA OBRA Apresentação III
Gabriela Cravo e Canela
MODERNISMO BRASILEIRO
MODERNISMO
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
Segunda geração (prosa): regionalismo
1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO
TERRAS DO SEM FIM Jorge Amado.
Segunda Fase de Jorge Amado
AO TÉRMINO DESSE ESTUDO O ALUNO DEVE SER CAPAZ DE RESPONDER ÀS 21 QUESTÕES PROPOSTAS.
MODERNISMO segunda fase(1930/1945)
Você já foi ao Sul da Bahia, nego? Não?! Então veenha!
Modernismo – 2 ª fase A prosa regionalista.
TERRAS DO SEM FIM JORGE AMADO (1943).
Contexto Histórico e Sociocultural em que se passa o Livro
Modernismo – 2ª Fase (1930 a 1945) Prosa Regionalista
1ª fase modernista (1922 – 1930).
Eu sou um poeta.
Capitães da Areia Jorge Amado
By Búzios Slides SUL DA BAHIA Automático Localizada no baixo sul da Bahia é um polo turístico com requintes internacionais, cercado de verde, águas cristalinas,
Mar morto (1936) capitães de areia (1937) gabriela cravo e canela (1958) dona flor e seus dois maridos (1966) teresa batista cansada de guerra (1972) tieta.
SENTIMENTO DO MUNDO (1940) CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Prosa Modernista.
Trabalho de literatura
Estilo de Época Moreninha Moreninha, Moreninha Tu és do campo a rainha
JORGE AMADO.
Capitães da Areia Jorge Amado.
As quatro estações Por Denise S. Franque.
Literatura – André Araújo.  Busca de uma língua brasileira;  Versos livres;  Ironia e humor.  Deboche  Aproximação da língua falada  Critica a importação.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
António Alves Redol nasceu a 19 de dezembro de 1911 em Vila Franca de Xira e, faleceu a 19 de novembro de 1969, em Lisboa. Começou por ser.
Esaú e Jacó (Machado de Assis). Biografia Joaquim Maria Machado de Assis filho de pais humildes, foi vendedor de doces, tipógrafo na imprensa nacional,
PATATIVA DO ASSARÉ 1. Patativa do Assaré foi um poeta popular, compositor, cantor e repentista brasileiro. Foi um dos maiores poetas populares do Brasil.
Da Rússia a CEI.  Foi o país de maior extensão territorial ( mais de 22 milhões de quilômetros quadrados);  Primeiro país a colocar um equipamento.
Poesia de vanguarda / século XX IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Estudos de literatura brasileira Professor:
Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal.
Pensando a organização do Brasil.  Durante o período colonial nossa sociedade se dividiu basicamente em dois grupos distintos; o dos Senhores e o dos.
O Menino Que Ganhou Um Rio Manoel de Barros. Minha mãe me deu um rio. Era dia de meu aniversário e ela não sabia o que me presentear. Fazia tempo que.
Gabriela, Cravo e Canela Jorge Amado Nome:Maria Luiza, Ana Sylvia, David Vinicius, Calinny Monizye, Lucas Moraes, Luiz Henrique, Adrielle. Turma: 3° Ano.
CARLOS DURMMOND DE ANDRADE
2ª. GERAÇÃOMODERNISTA PROSA /1945
Modernismo brasileiro 2ª fase
Romantismo brasileiro
Camões: poeta quinhentista português e universal
Modernismo – 2ª Fase (1930 a 1945) Prosa Regionalista
Quem foi? Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de.
ANTOLOGIA : Paulo Leminski
A Revolução Russa Prof. – Márcio Gurgel.
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
A Missão Francesa no Brasil
POEMA NARRATIVO RITA TRINDADE
21 GLORIOSA AURORA.
“SAUDADES” – CLARICE LISPECTOR. Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de Chegou ao Brasil em março de 1922, passou a infância.
Orientações ao professor
Eça de Queirós ( ).
O ESPÍRITO SANTO COMO AGENTE DA OPERAÇÃO DA TRINDADE
Análise Literária Capitães da Areia Sobre Meninos e Lobos.
CAPITÃES DA AREIA Jorge Amado
Formatação: acnnassifslides
O ESPÍRITO SANTO COMO AGENTE DA OPERAÇÃO DA TRINDADE
Quem foi? Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de.
Como declarar uma bênção
Carlos Drummond de Andrade
EM ALGUM LUGARE DO PASSADO
Qual é a função de um texto literário?
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
Transcrição da apresentação:

QUATRO FASES DA OBRA DE JORGE AMADO ALFREDO BOSI APRESENTAÇÃO IV

Nasce em 1921 Nasceu em 10 de agosto de 1921 no município de Itabuna, na Bahia.

As quatro fases literárias de Jorge Amado Para compreender melhor a obra de Jorge Amado, os especialistas normalmente a dividem em QUATRO fases literárias. A história de Jorge Amado nos ajuda a compreender aspectos da sua obra. Como o autor teve uma vida dinâmica, indo e vindo de muitos países e exílios, seus romances variaram segundo as épocas da sua vida e suas experiências.

Romance Proletário Primeiro momento das águas-fortes da vida baiana, rural e citadina. Principais obras desta fase: Cacau e Suor.

Lirismo engajado Depoimentos líricos e sentimentais espraiados em torno de rixas e amores marinheiros. Principais obras desta fase: Jubiabá, Mar Morto e Capitães da Areia.

Região do Cacau Grandes "pinturas" da região do cacau, com tom épico retratando as lutas entre coronéis e exportadores. Principais obras desta fase: Terras do Sem- Fim e São Jorge dos Ilhéus.

Fase desengajada Fase sem engajamento de esquerda, mais focado no "pitoresco", no "saboroso", no "gorduroso", no "apimentado". Tendo criado novelas regionalistas, como se fossem um guia expresso da Bahia. Principais obras desta fase: Gabriela, Cravo e Canela e Dona Flor e Seus Dois Maridos.

Embora sua obra seja partilhada em quatro fases, é possível ainda dividir dois Jorge Amados: o engajado e o desengajado. Segundo o professor do cursinho Oficina do Estudante, Lucas Sanches, esta mudança vem de uma desilusão política pela qual o autor passou. Análise sobre autor

Em 1950, o escritor se muda para ex-União Soviética e, um ano após, recebeu o prêmio Stálin da Paz. Este fato mostra a sua proximidade com o regime comunista da antiga potência. No entanto, quanto voltou ao Brasil em 1955, Jorge Amado parecia estar “desiludido”. Análise sobre autor

Deste então, o escritor largou a militância e passou a dedicar-se somente à literatura. Seis anos depois, entrou na Academia Brasileira de Letras. É provável que, ao presenciar as injustiças cometidas pelo governo de Stálin, Jorge Amado tenha sofrido por certa decepção e passou a escrever livros com uma temática mais descompromissada. Análise sobre autor

De qualquer forma, a obra do autor nem melhorou, nem piorou De qualquer forma, a obra do autor nem melhorou, nem piorou. Ela só passou por mudanças. Aliás, isso é comum de grandes autores. Antero de Quental, Eça de Queirós e até mesmo Carlos Drummond de Andrade são exemplos de autores que tiveram fases mais engajadas no começo e, no final de suas vidas, experimentaram períodos mais transcendentais e filosóficas. Análise sobre autor

Coleção de obras de Jorge Amado O País do Carnaval, 1931 Cacau, 1933 Suor, 1934 Jubiabá, 1935 Mar Morto, 1936 Capitães da Areia, 1937 Terras do Sem-Fim, 1943 O Amor do Soldado, 1944 São Jorge dos Ilhéus, 1944 Bahia de Todos os Santos, 1944

Coleção de obras de Jorge Amado Seara Vermelha, 1945 O Mundo da Paz, 1951 Os Subterrâneos da Liberdade, 1954 Gabriela Cravo e Canela, 1958 Os Velhos Marinheiros, 1961 Os Pastores da Noite, 1964

Coleção de obras de Jorge Amado Dona Flor e Seus Dois Maridos, 1966 Tenda dos Milagres, 1969 Teresa Batista Cansada de Guerra, 1972 Tieta do Agreste, 1977 Farda Fardão Camisola de Dormir, 1979 O Menino Grapiúna, 1981

Coleção de obras de Jorge Amado Tocaia Grande, 1984 O Sumiço da Santa: Uma História de Feitiçaria, 1988 Pássaros, 1997 Navegação de Cabotagem, 1992 A Descoberta da América pelos Turcos, 1994 O Milagre dos Pássaros, 1997

Morre em 2001 Jorge Amado faleceu no dia 6 de agosto de 2001, com velório realizado no Palácio da Aclamação em Salvador. Foi cremado e suas cinzas depositadas ao pé de uma mangueira, na casa onde viveu durante anos na Bahia.