HEBREUS ORIGEM Povo semita. Ur, na Caldéia (Mesopotâmia).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

Principais características
Os grandes espaços religiosos
HEBREUS HISTÓRIA PROF.ª MARYELLA
Os Hebreus.
Judaísmo A mais antiga religião monoteísta
Hebreus Localização: Palestina entre a Mesopotâmia e o Egito 2000 a.C
As Sociedades Orientais
OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política;
As civilizações hebraica e fenícia.
HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
HEBREUS PERSAS FENÍCiOS.
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
Unidade II Assunto 5 Os Hebreus, Persas e Fenícios
Antiguidade Oriental Parte II Fenícios, Persas e Hebreus
UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.
Hebreus.
HEBREUS.
Estado, Cultura e Sociedade
Antiguidade Oriental.
OS HEBREUS.
Antiguidade Oriental Fenícios, Persas e Hebreus
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
Os Hebreus.
AS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS
1800 aC UR Abraão Isaac Ismael Jacó Palestina Egito 1750 aC.
Os Filhos de Abrão ou Abrãao
Hebreus Originários da clã semita de Heber e seus descendentes eram nômades, patriarcal, politeísta, organizado em tribos independentes administradas por.
Hebreus.
Geografia e História Bíblicas
Hebreus Egito.
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
Hebreus.
Origem O Judaísmo surgiu no Oriente Médio, há 3500 anos, fundado por Abraão e Moisés. É considerada a primeira religião monoteísta da história, que deu.
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Hebreus, Fenícios e Persas.
Oriente próximo SOCIEDADES, REINOS E IMPÉRIOS
Primeiras civilizações Profº Laércio Wolf Pré História Neolíticmo EgitoHebreusFeníciosMesopotâmiaPersas.
Os hebreus: o povo do livro
SÍNTESE 2. Período dos juízes: 1250 a 1050 a.C.  Confederação tribal, a exemplo das existentes nas regiões gregas  Divisão do território entre as tribos,
ANTIGÜIDADE ORIENTAL Prof. Iair 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras.
Mesopotâmia Profª. Karoline de Oliveira Rebouças.
Fenícios, Persas e Hebreus Professor Menezes. OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política; Cidades-Estado(Ugarit, Biblos, Sidon, Tiro); Comércio,
AULA DE HISTÓRIA. OS PERSAS. PROFESSOR RIBAMAR SANTOS. “ “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
Pérsia.
EGITO.
Análise Comentário Aplicações Pr. Walace Juliare.
As Sociedades Orientais
Hebreus.
Hebreus A Bíblia foi traduzida em mais de 1435 línguas e dialetos, formou três religiões universais e é o livro mais vendido. Está dividida em duas partes:
A Antiguidade Oriental
Perguntas e Respostas.
Povo hebreu = judeu = israelita
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Módulo 1 – Aula 3 Formação dos Estados teocráticos
Antiguidade Oriental.
CRONOLOGIA BÍBLICA IGREJA METODISTA CENTRAL EM GOIÂNIA – 5ª RE CHRISTIANO DOS SANTOS E SANTOS
E.E.B. PROFª GRACINDA AUGUSTA MACHADO PROFº DIEGO
EPGV Escola de pregadores Graça e Verdade EPGV Centro Rei dos reis EPGV.
Fenícios: o povo do mar.
Módulo 02: As civilizações antigas do Oriente
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Cidades, reinos e impérios Aula 2 - Mesopotâmia
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
ROMA -Origem lendária –753 a.C. – histórica – 1000a. C.
CONTRIBUTOS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES.
Judaísmo Linha do tempo Principais características EADE – Programa I – Religião à Luz do Espiritismo Cristianismo e Espiritismo.
Transcrição da apresentação:

HEBREUS ORIGEM Povo semita. Ur, na Caldéia (Mesopotâmia). Abraão → Terra Prometida → migração → Palestina (Canaã = Terra Prometida) → ocupada por cananeus e filisteus → rio Jordão. Localização: Israel

EVOLUÇÃO POLÍTICA PERÍODO DOS PATRIARCAS Divididos em tribos seminômades: descentralização política. Patriarcas: condutores das tribos hebraicas. Período de busca de uma base territorial. Principais Patriarcas: Abraão, Isaac, Jacó, José, Moisés e Josué.

Jornada de Abraão rumo à Terra de Canaã

Egito Península do Sinai Canaã Mar Mediterrâneo Delta do Nilo Mar Vermelho Canaã Mt. Sinai Tradicional Rota do Êxodo NASA Photo © EBibleTeacher.com Península do Sinai

EVOLUÇÃO POLÍTICA PERÍODO DOS JUÍZES Período de transição entre a descentralização do período dos patriarcas e a centralização do período dos reis. Lutas de conquista de uma base territorial. Juízes: chefes militares. Principais Juízes: Gideão, Sansão, Jefté e Samuel. Lutas contra cananeus e filisteus.

EVOLUÇÃO POLÍTICA PERÍODO DOS REIS (MONARQUIA) Saul: instituição da monarquia → criação do Estado Hebreu → Intensificou as lutas contra os filisteus. Davi: venceu definitivamente os filisteus → consolidação do Estado israelita: exército, burocracia, expansão militar e Jerusalém como a capital → “Salmos”. Salomão: Apogeu da monarquia hebraica, beneficiada pela debilidade da Mesopotâmia e do Egito → desenvolvimento do comércio e da diplomacia → construção de obras públicas: Templo de Jerusalém (símbolo da unidade do povo hebreu) → aliança com os fenícios.

ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA HEBRAICA ÊXODO: saída dos hebreus do Egito para a Terra Prometida sob o comando de Moisés. DECÁLOGO OU TÁBUAS DA LEI: Dez Mandamentos CISMA: Divisão da monarquia hebraica após a morte de Salomão: descontentamento popular, grandes desigualdades sociais e rivalidades entre as tribos do Norte e do Sul. Reino de Judá (duas tribos): Rei Roboão → capital em Jerusalém → rural e agrícola → conquistado por Nabucodonosor no século VI a.C. → destruição do Templo de Jerusalém → escravizou os sobreviventes no Cativeiro da Babilônia. Reino de Israel (dez tribos): Rei Jeroboão → capital em Samaria → urbano e comercial → conquistado por Sargão II no século VIII a.C.

ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA HEBRAICA CATIVEIRO DA BABILÔNIA: Escravidão dos hebreus na cidade da Babilônia. Foram libertados por Ciro, rei persa, e retornaram a Palestina. Reconstruíram o Estado hebraico na região de Judá: subordinado ao Império Persa. DIÁSPORA: Dispersão dos hebreus provocada pelos romanos em 135 d.C., no governo de Imperador Adriano.  Domínio romano: pesados impostos e opressão. Revoltas judaicas e migrações. Destruição de Jerusalém pelos romanos em 70 d.C. sob o comando de Tito. SIONISMO: Movimento realizado pelos hebreus espalhados pelo mundo inteiro, para a volta à Terra Prometida. Em 1947, a ONU criou o Es tado de Israel. Início de novos conflitos: judeus x palestinos (árabes).

Sionismo ou Movimento Sionista (iniciado no século XIX) Theodor Herzl

ECONOMIA & SOCIEDADE ECONOMIA SOCIEDADE Rei Durante os períodos dos patriarcas e dos juízes, foi essencialmente pastoril. Durante a monarquia desenvolveu-se a agricultura e o comércio. SOCIEDADE Rei Família real, sacerdotes, funcionários públicos e fazendeiros Burocratas e comerciantes Camponeses, pastores e escravos

RELIGIÃO JUDAÍSMO Livros Sagrados: Torá ou Pentateuco (Antigo Testamento) e o Talmude (Misna e Gemara) Monoteísta: Iavé Proibição de representar Deus (Iavé) em imagens de escultura, pintura, etc. Revelada Escatológica Messianismo Crença no Juízo Final Livre Arbítrio Festas: Páscoa (relembrando a saída dos hebreus do Egito), Tabernáculos (rememorando a permanência no deserto) e Pentecostes (recordando o recebimento do Decálogo por Moisés). Influenciou o Cristianismo e o Islamismo.

CULTURA CARACTERÍSTICAS Arquitetura: Templo de Jerusalém Força da religião Literatura: Talmude (escrito pelos rabinos = sacerdotes) e Torá ou Pentateuco (Antigo Testamento)