Atenção a saúde do Hipertenso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
Paulo Ricardo O. da Silva
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Caroline Hallal Reydams
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção aos usuários.
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Orientadora: Danieli B. da Silva
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, NA ESF 01, ARAMBARÉ/RS
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Qualidade da Atenção aos Hipertensos
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Autora: Rejane Moraes Rodrigues Orientador: Rodrigo Dalke Meucci
Transcrição da apresentação:

Atenção a saúde do Hipertenso Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Atenção a saúde do Hipertenso Aluna: Clarissa Tessaro Orientadora: Alexandra Martins Outubro 2012

Atenção à saúde do hipertenso “Ênfase na educação em saúde”

Introdução No Brasil, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte. A hipertensão arterial, um dos fatores de risco para DCV, sendo um dos maiores problemas de saúde pública no país. (CAVALCANTE, et al, 2007).

Introdução A atenção básica é considerada a porta de entrada no SUS. Tem como princípios básicos a garantia do acesso universal a população, além de integralidade e descentralização. Inserir na comunidade um grupo de hipertensos foi a forma adequada para viabilizar a prevenção em saúde.

Introdução Caracterização do Município de Passo Fundo/RS: Em média 180 mil habitantes. 20 equipes de ESF, 5 centros de atenção integral a Saúde (CAIS), um ambulatório central de especialidades e cinco hospitais.

Introdução Caracterização da Estratégia Saúde da Família Hípica: Vínculo com o SUS- SISREG 9 membros na equipe Área de abrangência: em média 4 mil habitantes. (59% mulheres e 41% homens) Estrutura da unidade fora dos padrões preconizados.

Introdução Situação da ação programática: 41 hipertensos faixa etária 35 a 50 anos. Resgate dos prontuários para registro específico. Encontros do grupo na associação de moradores. Profissionais envolvidos.

Objetivos Objetivo geral: Melhorar a atenção ao paciente hipertenso entre 35 e 50 anos. Objetivos específicos: Aumentar a adesão dos hipertensos entre 35 e 50 anos ao programa de tratamento

Objetivos Objetivos Específicos Qualificar o atendimento ao paciente hipertenso entre 35 e 50 anos. Mapear os pacientes hipertensos entre 35 e 50 anos com risco para complicações

Objetivos Objetivos Específicos Promover ações em saúde aos pacientes hipertensos entre 35 e 50 anos. Melhorar os registros de atendimento do paciente hipertenso entre 35 e 50 anos.

Metas Recuperar 100% dos hipertensos entre 35 e 50 anos faltosos as consultas. Qualificar 100% dos profissionais na UBS segundo protocolos do MS. Realização de exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos entre 35 e 50 anos da area de abrangência cadastardos no hiperdia.

Metas Realização de exames laboratoriais periódicos em 100% dos hipertensos entre 35 e 50 anos. Garantia de tratamento medicamentoso para 100% dos hipertensos entre 35 e 50 anos. classificação de risco em 100% dos hipertensos entre 35 e 50 anos.

Metas Formação de grupo com 100% dos hipertensos com idade entre 35 e 50 anos. Garantia de acesso a informações e orientações sobre prevenção, controle e tratamento da hipertensão para 100% dos hipertensos entre 35 e 50 anos.

Metas Orientação e estímulo para a prática de atividade física a 100% dos hipertensos entre 35 e 50 anos. Monitorar 100% dos registros referentes aos atendimento de pacientes hipertensos entre 35 e 50 anos cadastrados no HIPERDIA.

Metodologia Ações realizadas nos quatro eixos pedagógicos Facilidade no acesso Formação de grupo Solicitação de exames Oferta de consultas

Cadastros no programa hiperdia. Busca ativa aos faltosos. Monitoramento aos faltosos e participantes do grupo (ficha espelho) Espaço para realização dos encontros (associação de moradores)

Parceria com as lideranças de bairro, bem como, academia Simbiose e outros profissionais como farmacêutico, professor de educação física, enfermeira do HIPERDIA, nutricionista e farmacêutica das redes de farmácia São João.

Logística da intervenção Envolvimento de toda a equipe. Reestruturação da assistência. Qualificação dos profissionais. Convites aos pacientes para participação no grupo (ACS) Agendamento de consultas. Engajamento das lideranças do bairro.

Resultados Ao final dos quatro meses 47 pacientes cadastrados.

Proporção de pacientes hipertensos faltosos as consultas periódicas Mês 1 (16,7%) Mês 2 (10%) Mês 3 (9,5%) Mês 4 (6,4%)

Proporção de profissionais capacitados 100% de profissionais capacitados todos os meses

Mês 1 (52,8%) Mês 2 (62,5%) Mês 3 (69%) Mês 4 (87,2) Proporção de hipertensos entre 35 e 50 anos que receberam o exame clínico apropriado. Mês 1 (52,8%) Mês 2 (62,5%) Mês 3 (69%) Mês 4 (87,2)

Mês 1 (52,8%) Mês 2 (62,5%) Mês 3 (69%) Mês 4 (87,2) Proporção de hipertensos entre 35 e 50 anos que realizaram exames laboratoriais periódicos. Mês 1 (52,8%) Mês 2 (62,5%) Mês 3 (69%) Mês 4 (87,2)

Mês 1 (73,7%) Mês 2 (84,0%) Mês 3 (79,3,0%) Mês 4 (85,4%) Proporção de hipertensos de 35 e 50 anos com tratamento medicamentoso de acordo com o protocolo. Mês 1 (73,7%) Mês 2 (84,0%) Mês 3 (79,3,0%) Mês 4 (85,4%)

Proporção de hipertensos entre 35 e 50 anos com classificação de risco Mês 1 (52,8%) Mês 2 (62,5%) Mês 3 (69%) Mês 4 (87,2)

Proporção de hipertensos faltosos aos encontros dos grupos. Mês 1 (89,5%) Mês 2 (25%) Mês 3 (25%) Mês 4 (14,3%)

Mês 1 (52,8%) Mês 2 (62,5%) Mês 3 (69%) Mês 4 (87,2) Proporção de hipertensos entre 35 e 50 anos que tem acesso a informações Mês 1 (52,8%) Mês 2 (62,5%) Mês 3 (69%) Mês 4 (87,2)

Mês 1 (52,8%) Mês 2 (62,5%) Mês 3 (69%) Mês 4 (87,2) Proporção de hipertensos entre 35 e 50 anos que receberam orientação e estímulo para a prática de atividade física. Mês 1 (52,8%) Mês 2 (62,5%) Mês 3 (69%) Mês 4 (87,2)

Proporção de registros atualizados de hipertensos entre 35 e 50 anos. Mês 1 (55,6%) Mês 2 (62,5%) Mês 3 (69,0%) Mês 4 (87,2%)

Proporção de hipertensos entre 35 e 50 anos que fazem parte do grupo Mês 1 (52,8%) Mês 2 (30,0%) Mês 3 (28,6%) Mês 4 (29,8%)

Discussão Ampliação da cobertura. Melhoria dos registros. Atenção humanizada. Colaboração de toda a equipe. Viabilização do atendimento.

Discussão Diminuição da demanda espontânea. Parceria com outras instituições. Classificação de risco. Satisfação dos pacientes. Acolhimento do pacientes. Continuação do encontros (mensais)

Reflexão crítica Desenvolvimento da intervenção englobando o processo de trabalho. Busca de novos conhecimentos. Monitoramento a partir da planilha. Processo saúde doença e prevenção em saúde.

Obrigada